L.A. Noire Remastered

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

Em 2011, a Rockstar trouxe aos consoles L.A. Noire, um jogo com enredo primordial e jogabilidade que misturava elementos de ação, investigação e quebra-cabeça trabalhados no mundo aberto da cidade de Los Angeles da década de 40. Rapidamente, o game ganhou fama e se tornou um dos melhores e mais aclamados títulos já lançados para a biblioteca do PlayStation 3 e outras plataformas. Agora, em 2017, seguindo a febre das remasterizações para os consoles da nova geração, temos seu retorno, desta vez para o PlayStation 4, no que promete ser a experiência mais completa e definitiva do jogo até então.  

L.A. Noire é um jogo 3D com visão em terceira pessoa, ambientado no ano de 1947 na cidade de Los Angeles. Aqui, somos apresentados a Cole Phelps, um condecorado ex-fuzileiro naval que lutou durante a 2º Guerra Mundial e que agora busca desempenhar um novo papel na sociedade e fazer diferença como um membro da polícia da cidade. Após demonstrar aptidão para enfrentar o crime e solucionar alguns casos, Phelps é promovido a detetive do Departamento de Trânsito onde, pouco a pouco, irá conhecer a face oculta da cidade que tanto ama: assassinatos em série, corrupção e o crime organizado são só a ponta do iceberg a ser desvendado por Phelps, enquanto lida com os difíceis dilemas de sua profissão e os fantasmas de seu passado.

Durante o game, iremos resolver crimes das mais diversas alçadas policiais, como homicídios e tráfico de drogas, enquanto desenvolvemos nossa carreira na polícia. Os casos são muito bem escritos, dando destaque para os que são baseados em fatos reais, como o famoso Dália Negra. Vale lembrar que esta versão do jogo inclui todos os casos que eram oferecidos como DLC em sua versão de PS3.  Estes crimes foram adicionados diretamente no enredo do game como se fossem missões principais da história original, sendo impercepitível para alguém que está jogando pela primeira vez que se trata de um DLC.

Durante a resolução de um caso, precisamos coletar pistas, buscar suspeitos e interrogá-los em busca de evidências para colocar o culpado atrás das grades. Apesar de parecerem passos simples, eles são executados em etapas distintas de jogabilidade. Por exemplo: ao receber uma “missão”, devemos nos dirigir ao local onde ocorreu o crime. Para isso, podemos dirigir nossa viatura ou utilizar nossa autoridade para confiscar qualquer carro e utilizá-lo a nosso bel prazer. Entretanto, diferente de seu “primo”, Grand Theft Auto, aqui não iremos possuir a mesma liberdade de instaurar terror na cidade, já que somos policiais e podemos ser penalizados pela nossa má conduta.

Uma vez chegado ao local do crime, devemos buscar pela região pistas que possam ter ligação com o que aconteceu. Isso pode ser feito ao examinar itens distribuídos pelo cenário ou interrogando testemunhas. Tudo que for encontrado é anotado em um pequeno caderno que Phelps carrega consigo, que pode ser consultado a qualquer instante no jogo. É necessária bastante atenção nesta etapa para que nenhuma evidência seja ignorada e, por conta disso, o jogador deve ficar atento a efeitos sonoros que são executados toda vez que se aproxima de uma possível pista. Caso colete todas as pistas de um local, uma música será executada, indicando que não existe nada mais a ser visto ali e a fase de interrogatórios pode ser iniciada.

Durante uma interrogação, precisamos questionar testemunhas sobre o que elas presenciaram, a fim de obter novas evidências que levem ao culpado. Para tal, é necessário checar a veracidade do que estão alegando, definindo se algo dito por elas é verdade ou mentira por meio das opções "policial bom", "policial mau" e "acusar". Estas opções, no jogo original, se chamavam "verdade", "mentira" e "dúvida", e foram alteradas pois não condiziam com o comportamento demonstrado por Phelps ao selecioná-las.

Ao escolhermos bom policial, estamos deduzindo que o que foi dito por elas é verdade. Caso as testemunhas pareçam estar escondendo ou omitindo algo, podemos usar a opção mau policial para intimidá-las, induzindo-as assim a complementar sua alegação. Por fim, caso alguém minta, devemos acusar a pessoa de tê-lo feito, ao apresentar uma pista que contradiga o que está falando. Todo este processo deve ser feito ao observar as expressões, tiques nervosos, olhares, mudanças de comportamento e na entonação de voz dos entrevistados, reproduzidos no jogo de forma magistral por meio da técnica de captura de movimentos que a desenvolvedora utilizou para tornar o gráfico dos personagens o mais realista possível, maximizando a experiência do jogador.

Após adquirir o necessário para encontrar o culpado, devemos ir em seu encalço, o que, na maioria das vezes, rende empolgantes sequências de ação. Podemos participar de tiroteios, perseguições de carros, lutas mano a mano com o criminoso, persegui-lo por cima de prédios, rendê-lo com nossa arma, etc. Estes momentos são bem executados e distribuídos no jogo, oferecendo um bom dinamismo entre as diferentes missões de forma a sempre entreter o jogador.

Além das missões principais do modo história, podemos cumprir uma série missões secundárias que são oferecidas ao jogador. Conforme você dirige pela cidade com sua viatura, ouvirá uma transmissão da central de polícia a respeito de crimes ocorrendo em alguma parte da cidade. Caberá o jogador atender ou não estes chamados, que o levarão para pequenos eventos como roubo a bancos, fuga de bandidos ou pessoas sendo mantidas reféns.

Existe ainda uma pequena quantidade de coletáveis que podem ser encontrados espalhados por Los Angeles, como rolos de filmes, discos de vinil e livros com romances que eram vendidos na época, sendo estes dois últimos uma adição desta versão do jogo. Temos também jornais, que ao serem coletados exibem uma cutscene, com a função de revelar mais detalhes sobre o enredo do game. Caso o jogador deseje, é possível desbloquear e trocar o tipo de terno utilizado pelo protagonista, o que pode garantir pequenos bônus que afetarão o gameplay.

Tudo isso oferece uma boa gama do que se fazer nas ruas de Los Angeles e acrescenta mais algumas horas na duração do game. Contudo, diferente de séries como Grand Theft Auto ou Mafia, não há mais nada a se fazer na cidade, o que torna seu mundo relativamente sem vida se comparado aos jogos dessas séries, o que pode ser visto como positivo ou negativo por parte do jogador.  


Com relação aos visuais, é preciso dizer que até hoje os gráficos originais do jogo são belíssimos e nesta nova versão foram aprimorados diversos aspectos que contribuíram para aumentar ainda mais a beleza do game. O jogo agora roda em 1080p nativos no PS4 com suporte para HDR e, por conta disso, todas as suas texturas foram refeitas, entregando objetos e personagens mais detalhados que o original.

A câmera foi alterada para oferecer melhor visualização das cenas de crimes, permitindo que o jogador localize as pistas com mais facilidade. Temos novos efeitos de iluminação e reflexão, além da inclusão de neblina e raios crepusculares, bem como diferentes níveis de sujeira e fuligem que podem afetar a pintura dos carros. Novos tipos de plantas tornam a flora mais diversificada. É incrível como um jogo de 6 anos atrás consegue se encaixar perfeitamente nos visuais da nova geração sem deixar muito a desejar.

A trilha sonora continua sensacional e é composta de gêneros como jazz e blues que eram tocados nos anos 40. As músicas podem ser escutadas nas diversas rádios que tocam quando estamos dirigindo algum carro e o único problema é a impossibilidade de trocar de emissora para escutar uma música diferente, como fazemos em Grand Theft Auto. Os efeitos sonoros foram muito bem produzidos e remetem aos filmes de detetive que existiam entre as décadas de 40 e 80, refletindo assim diversos aspectos da cultura noir.

Infelizmente, os problemas relacionados a atrasos de renderização não foram resolvidos nesta versão do jogo, e ainda é possível ver paisagens, objetos e pessoas brotarem do nada se o jogador dirigir rapidamente em alguma direção. Há ainda bugs de iluminação, fazendo com que fiquem piscando em algumas cutscenes. 

Veredito

Com um enredo excelente, jogabilidade invejável, visuais renovados e conteúdo adicional extra, esta versão remasterizada de L.A. Noire é o pacote definitivo para os fãs de longa data do jogo e para aqueles que não tiveram a oportunidade de apreciá-lo na geração passada.

Jogo analisado com o código fornecido pela Rockstar.


 

Veredito

85

Fabricante:
Plataforma:
Gênero:
Distribuidora:
Lançamento:
Dublado:
Legendado:
Troféus:
Comprar na

With an excellent storyline, great gameplay, refreshed visuals and extra bonus content, this remastered version of L.A. Noire is the definitive package for longtime fans of the game and for those who haven’t played it yet.