KarmaZoo é um jogo um pouco complicado de analisar dependendo da forma que você pretende aproveitá-lo. Explico: o foco dele está no multiplayer. Jogar sozinho é uma opção que praticamente não existe. Dito isso, se você tem como se comunicar com o outro jogador, a experiência será muito mais agradável.
Mas por que isso? Simples: KarmaZoo é basicamente um jogo de plataforma que requer ações cooperativas para avançar.
Primeiramente, o objetivo de KarmaZoo em cada estágio é bem simples: alcance o objetivo final. O principal problema nele é que existe uma espécie de miasma que obriga o seu personagem (e dos seus parceiros) a ficarem próximos. Se permanecerem distantes, o objetivo falhará (você morre). Todas as fases possuem um tempo para serem concluídas também.
O tempo é um dos principais vilões, pois você e seus amigos precisam tomar decisões rápidas para onde ir e o que fazer. E isso é simplesmente impossível sem uma comunicação por voz, por isso é muito difícil aproveitar o jogo com aleatórios. Já com amigos, seja online ou localmente, é uma outra história.
Conforme ações cooperativas vão sendo feitas (como segurar um botão para o seu parceiro passar por uma porta), você recebe um coração (o “karma” do título). Este karma, que também pode ser obtido de outras formas na partida, é usado basicamente para avançar na campanha.
Toda vez que um “ciclo” é completado (série de níveis cada vez mais desafiadores e que se adaptam ao tamanho de sua equipe), você é levado a uma espécie de lobby que permite ter uma noção de tudo que é preciso para ser aberto.
Mas não se engane: o coração do jogo está em completar os tais ciclos com outros jogadores.
O gameplay de KarmaZoo é muito simples e direto. No início, você será apenas uma bolha que pode pular. Com um outro botão, você realiza um tipo de grito que pode ser usado para ativar botões e outras coisas nas fases. E é só isso, no começo.
Conforme avança pelos ciclos e evolui, novas formas de animais são destravadas com poderes diferentes. Mas o conceito do jogo em si continua sendo o mesmo: avance pelas fases ajudando uns aos outros.
Os objetivos das fases são um pouco variados e alguns bem interessantes, como acender todas as lâmpadas do ambiente – cuja corrente precisa passar por todas elas, por exemplo.
Vale notar que entre as fases de um ciclo há cartas que fornecem melhorias que são válidas, é claro, somente para aquele ciclo.
Como dito anteriormente, os ciclos possuem um cronômetro. Se o tempo terminar, a tela fica repleta de algo similar a uma tempestade de areia e você ainda pode correr para finalizar a fase, mas é basicamente um sistema de acréscimos.
No fim, KarmaZoo é muito simples. É um jogo de plataforma com puzzles (alguns simples, outros mais complexos) pelo caminho. A experiência pode ser divertida entre amigos (que obviamente se interessam pelo gênero), mas sinceramente é estressante com aleatórios, portanto recomendamos que passe longe dessa experiência – mesmo que uma parte da proposta do jogo seja justamente essa.
Jogo analisado no PS5 com código fornecido pela Devolver Digital.
Veredito
KarmaZoo possui uma proposta que na prática só funciona jogando com amigos. É quase impossível completar e se divertir com aleatórios. No fim, é um jogo de plataforma interessante, com um conceito único, mas que sinceramente só vale jogar com conhecidos.
KarmaZoo
Fabricante: Pastagames
Plataforma: PS5
Gênero: Ação / Plataforma
Distribuidora: Devolver Digital
Lançamento: 14/11/2023
Dublado: Não
Legendado: Sim
Troféus: Sim (inclusive Platina)
Veredict
KarmaZoo has a proposal that in practice only works when playing with friends. It’s almost impossible to complete and have fun with randoms. In the end, it’s an interesting platform game, with a unique concept, but honestly only worth playing with people you know.