JoJo's Bizarre Adventure: All-Star Battle é um jogo de luta baseado no mangá "JoJo's Bizarre Adventure". Para quem não conhece o mangá, o título será extremamente "bizarro", pois sua temática é bastante única. De qualquer forma, é um game de luta com uma profundidade relativamente alta. O vídeo acima mostra um pouco dos modos de jogo e a partir dos 12:38 você confere uma explicação detalhada do gameplay.
O sistema é de luta 2D, com alguns elementos 3D (apenas o desvio, basicamente). Há apenas três botões de ataque: fraco, médio e forte. Usando uma combinação desses botões e os direcionais, movimentos especiais podem ser realizados. Há um combo "automático" que o personagem faz pressionando apenas o botão de ataque fraco (pense em Persona 4 Arena, caso tenha jogado – é a mesma coisa).
Normalmente, cada personagem possui um ataque especial que gasta uma barra especial (a "Heart Heat") e é ativado via um comando especial ou, na maioria das vezes, no fim do combo automático mencionado. Existe também um especial que gasta duas barras e pode ser feito pressionando um único botão ou um comando com os três botões de ataque.
Há o desvio também, que pode ser feito "para baixo" ou "para cima". Por fim, existe um botão chamado "Style". Ele é usado para realizar um movimento bastante específico do personagem e depende da categoria na qual ele se encontra. Por exemplo, temos o "Hamon", em que os lutadores com essa habilidade podem encher a sua barra de "Heart Heat" (a barra de especial) e outras ações. Jotaro, o personagem principal, possui a habilidade "Stand". Apertando Style, o seu "Stand" será ativado e basicamente ficarão dois personagens em combate.
Existem ainda mais mecânicas no jogo, como uma espécie de "just defend" (defenda no momento exato para punir o adversário) ou um movimento especial, que gasta "Heart Heat" e que o personagem realiza dependendo de seu estilo de luta. No caso de Jotaro, por exemplo, ele faz o tempo parar e pode atacar o oponente enquanto suas barras da "Heart Heat" se esvaziam.
Novamente, reforço: veja o vídeo no início desta análise a partir dos 12:38 que o gameplay é explicado e visualmente é mais fácil de ser entendido.
Há um total de 32 personagens jogáveis, sendo que apenas 14 estão destravados logo de cara. Mais personagens estão disponíveis (ou estarão disponíveis) via DLC, o que nos leva o número para 41.
JoJo's Bizarre Adventure: All-Star Battle possui muitos modos de jogo. O modo história é uma opção single-player que passa pelas oito partes baseadas no mangá. É somente através dela que você liberará os personagens secretos. Infelizmente, não há cutscenes – é tudo explicado em forma de texto. Você lê o texto e já parte para a luta programada. Porém, é possível aproveitar um "outro lado" da história, ou seja, jogar com os "caras maus".
O modo história é bastante simples, mas caso o jogador tenha dificuldades, é possível usar itens de suporte. Nesse modo também existem as missões secretas – são espécies de objetivos secundários (o principal seria vencer a luta) que, se realizados, você ganha mais dinheiro (será explicado mais adiante para que serve o ouro que você recebe). As missões, como dito, são secretas, portanto, você só sabe que precisa realizar algum tipo de movimento, mas não é dito qual. Então, é preciso ficar testando vários golpes do personagem até achar o que precisava ser feito. É algo interessante e deixa o jogo menos monótono do que só vencer o adversário.
Essas missões secretas liberam artworks que não podem ser compradas com o dinheiro (ouro) recebido. O dinheiro em JoJo's Bizarre Adventure: All-Star Battle é ganho por realizar qualquer ação, seja uma batalha no clássico modo "Versus" ou completar um capítulo do modo história. Com ele, você pode comprar vários itens na Gallery Shop, como artes, músicas e modelos 3D dos personagens. Há até mesmo uma "Wikipedia" de "JoJo's Bizarre Adventure" no Galley Mode. Os itens suporte mencionados anteriormente também precisam de dinheiro para serem usados.
Um modo de JoJo's Bizarre Adventure: All-Star Battle e diferente de todos os outros é o "Campaign Mode". Trata-se de um modo online que os jogadores podem destravar "Customize Medals" que alteram e customizam os personagens. Nesse modo, os jogadores enfrentam ou um "Vision" (um oponente controlado pela CPU e que possui configurações baseadas em um personagem customizado por algum jogador aleatório) ou um "Boss", que aparece menos de 7% das vezes. As medalhas que você normalmente ganha podem customizar o Taunt, Victory ou Sound Effect do personagem. Mas os chefes liberam cores extras, roupas especiais e mais. No entanto, para poder participar de uma partida, os jogadores precisam gastar uma unidade de sua bateria. O sistema com chefe gastará mais energias.
O modo Campaign também inclui diversos eventos aleatórios que podem deixar a sua vida mais fácil, como o oponente ter sua vida esvaziada ou a chance da vida do chefe ser diminuída quando mais energia é gasta, por exemplo. Um evento de papel-pedra-tesoura que acontece, como outro exemplo, pode-se gastar duas energias e você terá uma vitória certa, podendo escolher o que deseja fazer. A sua energia é recuperada a cada 2 minutos. Eventos aleatórios também podem restaurá-la.
Obviamente, JoJo's Bizarre Adventure: All-Star Battle conta com os modos clássicos de jogos de luta. Há um modo Versus que permite jogar tanto online quanto offline. Há partidas ranked também. Um modo Arcade está presente (algo que não existia na versão japonesa), assim como um modo para treinar e opções. Nas opções, inclusive, a primeira coisa que você vai fazer ao jogar é desativar o personagem que explica cada tela do jogo – algo que é legal no início, mas se torna bastante irritante.
O modo de customização, como já foi brevemente dito anteriormente, utiliza as "Customize Medals" para mudar as provocações, poses de vitória, roupas e outros itens de seu personagem para usar no modo campanha. Há também uma opção para modificar a citação que aparece no Player Card do modo Versus Online, assim como ver os Player Cards dos oponentes encontrados online.
Os pontos negativos de JoJo's Bizarre Adventure: All-Star Battle são poucos, porém existem. O sistema de luta é algo que, apesar de ser variado e único, se torna enjoativo bem rapidamente. As opções básicas de combo são limitadas e você não se anima a explorar a mecânica do jogo. Além disso, o jogo é um tanto quanto lerdo. O modo história, como dito, é contado todo via texto e para quem não acompanha o mangá e não tem paciência em ler vários textos em uma TV, vai interpretar basicamente que são um monte de personagens que saiu do Village People e que estão se pegando na porrada. O que é uma pena.
A dublagem só existe na opção japonesa – o que é bom – porém, não há textos em português. O modo online é um pouco deserto e apesar de termos vários modos, todos eles possuem o mesmo gameplay básico do jogo.
Veredito
De uma forma geral, JoJo's Bizarre Adventure: All-Star Battle é um bom jogo de luta, com diversos modos diferentes e com vários personagens. No entanto, há algumas críticas negativas, como seu modo história e o gameplay que pode se tornar enjoativo, principalmente sozinho.
Jogo analisado com código fornecido pela Bandai Namco.