Ion Driver é um raro caso de um jogo de corrida futurista que se baseia em F-Zero como sua fonte de inspiração. Os veículos são pequenos, pistas largas e o foco é puramente na habilidade do piloto em altas velocidades e no controle do freio e sem itens. Vence aquele que controlar sua nave de forma mais habilidosa, sem outros fatores externos ao piloto que possam influenciar a corrida.
Se Ion Driver fosse uma demo ou uma prova de conceito, minha recomendação seria positiva. As mecânicas carecem de um polimento, mas já demonstram um bom controle mesmo em altas velocidades e ao se controlar o veículo em curvas fechadas. É o tipo de produto que, com uma produção adequada, poderia se tornar algo verdadeiramente especial, principalmente considerando o quão raros são os lançamentos no gênero.
Porém, Ion Driver não é uma demo ou uma prova de conceito e sim um produto comercial sendo vendido aos jogadores e, portanto, o nível de expectativa é outro, mesmo que se trate de um produto com preço inicial baixo. Como mencionei acima, as mecânicas carecem de polimento, mas isso também se aplica, principalmente, a colisão e controle no ar de suas naves que são completamente erráticos. Há também 6 diferentes corredores que, francamente, têm pouca diferença entre si, mesmo que seus status numéricos na tela do jogo indiquem algo diferente.
O maior agravante, no entanto, é que Ion Driver só tem duas pistas facilmente concluídas em menos de 10 minutos. Não há modos alternativos, não há desafios, não há opções de dificuldade, leaderboards, nada. As colisões ou sequer a chegada das naves não funcionam de maneira apropriada e a AI é basicamente inexistente. Há simplesmente uma opção single-player ou multiplayer para até 4 jogadores locais, modo corrida simples em duas pistas e nada mais. A platina do título se resume a concluir as duas pistas com cada um dos seis personagens e algumas condições a mais como não morrer nenhuma vez ou não recuperar sua vida durante uma corrida, pois é realmente tudo isso que o jogo pode oferecer no atual estado.
Jogo analisado no PS4 padrão com código fornecido pela Gamera Nest.
Veredito
Ion Driver demonstra potencial em suas mecânicas e poderia ser alcançado por meio de um bom trabalho de produção, mas no atual estado o título não atinge sequer os requisitos mínimos para ser considerado como um produto comercial de tão raquítico que é em seu conteúdo.
Veredict
Ion Driver shows potential in its mechanics that could be achieved through good production work, but in its current state the title doesn’t even meet the minimum requirements to be considered as a commercial product due to its complete lack of content.