Com cerca de cinco anos de atraso a Sony resolveu lançar um jogo que havia sido prometido para o PSP desde o seu início. Gran Turismo finalmente chega para o PSP como título de lançamento da atualização da plataforma, o PSP Go, tanto em formato digital quanto em UMDs.
Em termos gerais trata-se da famosa série de corridas produzida pela Sony e desenvolvida pela Polyphony. A ausência da indicação numérica de edição é segundo os produtores da série proposital para passar a idéia de que se não se trata de uma sub-versão da série principal. Porém a arquitetura do jogo deixa claro que a estratégia não foi plenamente cumprida.
De todos os modos, talvez o que mais seja capaz de oferecer algum desafio é este último, por contar com o sistema de troféus para realizar os objetivos em tempo específico e por ter grandes variedades de situações, desde as mais simples como realizar curvas até as mais complexas, como percorrer circuitos inteiros sem sair da pista. As corridas simples são fáceis, de modo que você mais se preocupa em apreciar e tentar masterizar os pormenores dos circuitos para baixar o seu tempo volta após volta do que em ultrapassar os outros veículos (uma vez que a IA do jogo mesmo se adaptando e aumentando o nível aos poucos é sofrível: os oponentes nunca deixam de seguir o traçado principal de cada pista).
Gran Turismo peca também por não conseguir entregar uma sensação de velocidade muito efetiva. Principalmente nas câmeras externas ao veículo. Nestas sempre parece que 200km/h é não mais do que 70 ou 80km/h.
A simulação também é excelente. A física do jogo e os níveis de ajustes para aumentar o realismo lembram muito os apresentados em Gran Turismo 5 Prologue para PS3, o que mostra que a desenvolvedora teve sucesso em portar parte da engine para uma plataforma de menor capacidade técnica. Os ajustes de detalhes dos veículos também estão disponíveis.
Já os gráficos do jogo são a sua maior atração. São excelentes, muito bem detalhados (embora existam diversos glitches nas pistas durante as corridas e seus replays) e com efeitos de luz excelentes. O jogo também conta com uma boa variedade de câmeras (embora a do interior do carro seja uma verdadeira vergonha: os painéis do veículos são totalmente pretos, sem detalhes internos). Os carros são (como era de se esperar aos conhecedores da franquia) muito bem desenhados, cada um com seus detalhes específicos. As pistas são excelentes, fieis às suas correspondentes da vida real (quando é este o caso, pois também estão presentes circuitos fictícios). Gran Turismo roda muito bem no PSP, sem slowdonws e a constantes 60 quadros por segundo.
Mas no final das contas fica a impressão de que Gran Turismo para PSP não é tudo o que poderia ser. Não que seja um jogo ruim e mal desenvolvido. Longe disso. Suas características técnicas são impressionantes e talvez ele conte com os melhores gráficos do PSP, além de conseguir oferecer um nível de realismo excelente. Porém a ausência de modos que garantam longevidade e prendam a atenção do jogador por mais tempo é um verdadeiro pecado. Mesmo assim, se o jogador compreender e aceitar os seus pontos ruins, e mais ainda se for fã da franquia e de simuladores ou se for interessado apenas em pequenos períodos de jogatina, Gran Turismo para PSP vale a compra. Principalmente a edição digital, pois sai a um preço bem mais barato para nós brasileiros do que os jogos em mídia física (em virtude da ausência de acréscimos como impostos e lucro das revendedoras).