God of War III Remastered é, ao mesmo tempo, uma remasterização desnecessária, mas também uma remasterização bem-vinda. Desnecessária por ser de um jogo de apenas cinco anos atrás e que ainda hoje apresenta bons visuais e perfomance. Porém, ao jogar esta nova versão para o PS4, você verá que ela é bem-vinda no sentido de que realmente faz diferença um upgrade no visual e na taxa de quadros por segundo.
Começamos pelo básico: sim, o jogo é o mesmo que você jogou no PS3 em relação ao conteúdo. Não há novidades na história (apenas as legendas em português do Brasil e dublagens em português de Portugal, podendo escolher como deseja cada uma delas – ou seja, você pode deixar o áudio em inglês e legendas em português, por exemplo), os extras continuam os mesmos (com a adição de legendas nos vídeos "por trás das cenas"), e não há nenhum modo ou qualquer coisa que seja nova em relação ao conteúdo.
Portanto, o "remasterizado" é levado ao pé da letra: a novidade mais significativa é aproveitar o jogo com gráficos 1080p e 60 quadros por segundo. Devido a esse incremento, você notará texturas e outros efeitos melhorados também – não é um simples "upscale". Tanto que as cutscenes (que não são in-game) ainda parecem rodar a 720p e você nota que os gráficos nelas ficam inferiores ao gameplay.
Outra novidade, que a maioria dos jogos da Sony estão adotando agora, é o Photo Mode (modo foto). Em God of War III Remastered você deve pressionar o lado esquerdo do Touch Pad e então usá-lo, escolhendo diferentes efeitos e ângulos. Veja o vídeo abaixo para entender melhor:
É uma adição interessante para quem gosta disso, mas como a câmera do jogo é relativamente fixa, será um pouco decepcionante para quem gostaria de girar 360º. Porém, o zoom já é algo que impressiona por estar disponível.
Em relação ao port em si, o trabalho foi muito bem feito, porém notei dois problemas. O primeiro é uma falha na tradução. Bem no final do jogo, uma frase não foi traduzida na legenda (veja aqui aos 1:33). Já outra vez o título simplesmente travou, como é mostrado no final deste vídeo.
Apesar de não oferecer coisas novas, isso não significa que você deve passar batido. É ainda o mesmo título obrigatório de PS3 e melhorado. Fãs ficarão contentes em conferir mais uma vez a jornada de Kratos (são os mesmos troféus do PS3, mas é uma lista separada), ainda mais se queriam arranjar uma desculpa para isso.
Fica difícil, entretanto, recomendar o jogo para quem não conhece a série. A história parte do primeiro jogo, continua no segundo e teoricamente é finalizada no terceiro (até possivelmente inventarem continuar no quarto). Como é impossível no Brasil jogar os dois primeiros no PS4, fica complicado recomendar. Portanto, se você tiver como jogar os outros dois, faça isso – nem que seja no PS2 ou Vita – e aí parta para este jogo. A experiência completa é muito melhor se for aproveitada em ordem. De qualquer forma, a saga de Kratos precisa ser conferida.
Veredito
God of War III Remastered apresenta gráficos polidos e uma perfomance sólida, porém, não há nenhuma novidade em relação ao conteúdo do original. De qualquer forma, ainda se trata de um título obrigatório para qualquer jogador.
Jogo analisado com cópia física fornecida pela Sony.