Em uma época em que jogos multiplayer e gráficos 3D super-realistas se sobressaem a outros que trazem plataforma 2D e uma história interessante, é comum que certos lançamentos acabem não tendo a atenção merecida. Se você é do grupo que prioriza uma boa história e quer sentir um pouco de nostalgia, Forgotton Anne, desenvolvido pela ThroughLine Games, é um daqueles jogos que você estava esperando para colocar as mãos em 2018.
A história de Forgotton Anne é interessante e bem desenvolvida. Você já se perguntou o que acontece com aqueles objetos esquecidos em uma praça, cinema, no quintal de casa, etc.? Então será aqui que você encontrará a resposta. Tais objetos acabam indo para um mundo chamado de Forgotten Lands, onde passarão a ser chamados de forgotlings. Nesse mundo comandado pelo Master Bonku, os forgotlings ganham vida, recebem uma certificação de esquecimento e esperam a sua vez de voltarem para o humano que o esqueceu em Ether, o mundo real.
Entre esses objetos esquecidos, encontram-se os rebeldes, que praticaram um atentado em diversos locais numa tentativa de impedir que os forgotlings retornem à Ether. Você, então, assumirá o papel de Anne, que irá investigar a explosão e identificar os rebeldes envolvidos. Anne é conhecida pelos forgotlings como The Enforcer. Fazendo jus ao seu nome, ela é encarregada de manter a ordem em Forgotten Lands.
Ao longo do caminho, Anne irá encontrar e conversar com diversos forgotlings que a ajudarão a resolver o caso do atentado. Ao se deparar com alguns deles, um diálogo é iniciado, no qual o jogador terá a possibilidade de escolher a resposta ou pergunta mais apropriada para determinada situação. Entretanto, tais escolhas não apresentam nenhum grande impacto na história que está por se desenvolver.
A apresentação do jogo é interessante, pois se trata daquele típico estilo plataforma 2D com uma animação excelente. Forgotton Anne traz gráficos em desenho animado que lembram muito os trabalhos realizados pelo Estúdio Ghibli. A atenção aos detalhes por parte dos animadores está de parabéns, pois cada detalhe dos cenários foi bem desenhado, assim como a movimentação dos personagens de um modo geral. Entretanto, Anne passa a impressão de estar presa ao chão ao caminhar e sua movimentação tende a ser um pouco lenta, dando uma ideia de problema de quadros por segundo.
Por ter esse estilo em desenho animado e por trazer objetos falantes, é praticamente inevitável não relacionar o jogo à versão animada de Alice no País das Maravilhas. Há aqui uma personagem feminina, em mundo de fantasia, que enfrentará diversos desafios até sair vitoriosa em sua missão. Isso de longe chega a ser um problema, pois como mencionado anteriormente, a nostalgia é um dos pontos altos do jogo.
A jogabilidade, embora bem simples, merece seu devido destaque. Por se tratar de um jogo em plataforma 2D, espere pular certos obstáculos, correr para pegar mais impulso para atingir distâncias maiores e vasculhar os cenários em busca de objetos e textos que irão auxiliá-lo a atender ainda mais sobre a história de Forgotton Anne.
A resposta dos comandos é bem rápida e eficaz, uma vez que você entenda como utilizar o botão R1 ou L1 para abrir as asas de Anne e o momento certo de apertar o botão círculo para pular ao chegar no limite de uma plataforma. Também é possível correr (para isso, basta apertar R2 ou L2), o que ajuda no impulso para atingir locais mais distantes.
Anne possui um dispositivo em seu pulso chamado de Arca. Com ele, é possível captar anima, uma espécie de força que faz com que tudo funcione em Forgotten Lands. Para adquirir essa energia, basta apertar o botão quadrado para entrar no Animavision. A tela então fica azul e você controla uma bolinha ao longo do raio de ação do Arca. Ao posicionar a bolinha em cima de um forgotling ou algum mecanismo, basta apertar X até que toda sua energia seja roubada.
Anne também pode doar a anima armazenada para reviver os forgotlings ou para reestabelecer o fornecimento de energia de casas, fábricas, etc. A Arca também ajudará Anne com suas asas, uma vez que para conseguir utilizá-las é preciso ter energia armazenada.
Forgotton Anne não traz inimigos a serem enfrentados e/ou derrotados. Sua jogabilidade tem uma ligação forte com a narrativa, fazendo com que tudo aconteça e você realmente sinta-se assistindo a uma animação. Junto à sua história, Anne irá se deparar com quebra-cabeças bem simples, com exceção de um ou dois.
Além de tais quebra-cabeças, existem missões que também não exigirão muita dedicação do jogador para serem completadas, pois exigem apenas que um objeto seja encontrado ou que se vá do ponto X para o Y, por exemplo. Embora fácil, o jogo não deixa com que o jogador perca o interesse, pois a narrativa desempenha o papel de prendê-lo e fazer com que ele queira saber o que está por vir a seguir.
Veredito
Forgotton Anne acerta em diversos pontos. Apresenta uma narrativa muito bem elaborada, jogabilidade simples, mas atrativa a qualquer tipo de jogador, e gráficos e animações que entregam um sentimento nostálgico excelente. Se você busca jogos em que a história prende a sua atenção, Forgotton Anne é um jogo a ser jogado em 2018.
Jogo analisado com código fornecido pela desenvolvedora.
Veredito
Veredict
Forgotton Anne hits the right spot in many aspects. With a very well-developed narrative, simple gameplay mechanics, it’s attractive to any kind of player. The graphics and animation deliver an excellent nostalgic feeling. If you seek games with a story that catches your attention, Forgotton Anne is a game to be played in 2018.