For Honor é um título incomum no atual mercado de jogos, pois pode ser considerado como um jogo de luta com grandes valores de produção, algo raro hoje em dia no gênero. Quando falo sobre o gênero luta é comum pensarmos em séries como Street Fighter ou Tekken, no entanto, For Honor é um título que foca no combate em arenas grandes e com múltiplos jogadores, em partidas para até dois times de quatro jogadores cada.
For Honor se passa em uma terra que, após uma catástrofe natural, as pessoas guerreiam continuamente por recursos como água e comida. Muitas eras depois da catástrofe, a luta continua entre três grupos: Cavaleiros, Vikings e Samurais. Cada uma dessas facções tem quatro guerreiros diferentes que podem ser selecionados, cada um com suas características e mecânicas únicas, o que totaliza 12 personagens jogáveis.
Mesmo com as inúmeras diferenças entre guerreiros e facções, a jogabilidade base permanece sempre a mesma, fazendo com que seja fácil utilizar um conhecimento básico para se adaptar a qualquer personagem antes de descobrir suas características mais avançadas. For Honor utiliza de mecânicas simples de serem aprendidas e executadas, mas que também permite o uso de diferentes estratégias, o que deve agradar jogadores mais dedicados.
As mecânicas de luta focam no combate de armas brancas em lutas um contra um. Seu personagem pode focar-se em um único oponente e realizar ataques fortes ou fracos, os quais, em conjunto com o analógico direito, possibilitam a escolha na direção do ataque entre alto, direita e esquerda. De maneira similar, o oponente deve defender-se utilizando o analógico direito na mesma direção de que o ataque veio. Cada guerreiro tem sua sequência de ataques e todas são extremamente fáceis de serem executadas, também possibilitando alternar a direção deles no meio de um combo. Para evitar que o jogador fique atacando eternamente, existe uma barra de energia que vai se esgotando a cada golpe e pode ser renovada caso o jogador não ataque por algum tempo.
Apesar da execução simplificada de ataques, For Honor não cancela as animações dos movimentos, fazendo com que o jogador deva se comprometer com cada golpe que faz. Isso dá uma sensação de peso a todos os personagens e a todos os seus ataques (similar a Mortal Kombat, por exemplo) e faz com que a observação de seus oponentes seja vital para uma vitória. Se o oponente, por exemplo, utiliza um ataque forte e erra, ele estará vulnerável por algum tempo antes que possa realizar qualquer outra ação.
O combate ainda conta com quebra de guarda, empurrões, defesas perfeitas, vingança, esquiva e rolamento como mecânicas globais de combate. Cada uma dessas mecânicas complementa muito bem o sistema de ataques descrito anteriormente, pois expande quais estratégias são possíveis e também faz com que os jogadores precisem levar em consideração onde estão lutando. Se seu oponente defende demais, quebre sua guarda e o empurre em um abismo. Se seu oponente ataca sem parar, esquive e realize um contra ataque ou faça uma defesa perfeita para deixá-lo sem energia e vulnerável. A vingança torna seu personagem mais forte por um tempo limitado, particularmente útil quando se enfrenta mais de um oponente ao mesmo tempo.
A dinâmica entre todas essas mecânicas é o que torna o combate de For Honor excelente. No entanto, algumas características básicas não são bem ensinadas ao jogador como, por exemplo, como se evitar uma quebra de guarda, que é uma mecânica extremamente utilizada em partidas multijogador e inclusive é forte demais em minha experiência com o jogo.
O modo história de For Honor pode ser considerado como um extenso tutorial de todas as mecânicas descritas e uma oportunidade de testar os diferentes personagens. Existe uma campanha para cada facção e cada uma dessas contém seis missões, portanto, o modo história em si é relativamente curto. No entanto, fui surpreendido pela qualidade do modo devido à criatividade de algumas missões e à forma na qual os detalhes da história são contados.
A história acompanha diferentes guerreiros envolvidos em uma grande guerra causada pela guerreira Apollyon. Apollyon é uma personagem interessante e definida por sua simplicidade: ela simplesmente deseja que os diferentes povos guerreiem e sabe como obrigá-los a isso. Ela também narra acontecimentos de guerras anteriores ou da cultura de cada povo, caso o jogador encontre pontos de interesse nos diferentes cenários, e tudo isso torna a história de For Honor mais interessante do que tinha o direito de ser.
As missões do modo história são bastante variadas no sentido que irão ensinar tudo que o jogador precisa saber antes de tentar jogar online. Apesar de o combate ser focado em um contra um, existem diversos momentos em que você se encontrará contra dois ou três oponentes simultaneamente. O jogo lida com esses casos dentro do que é possível com suas mecânicas, simplificando a defesa para os inimigos que não sejam o focado pelo jogador. É uma solução aceitável, pois obviamente trata-se de um cenário que obrigatoriamente deve ser mais difícil de ser lidado. As missões, portanto, irão ensinar ao jogador as mecânicas base, como enfrentar múltiplos oponentes, como aproveitar a situação quando se está com múltiplos aliados e muito mais.
O multijogador é o grande foco de For Honor e conta com os modos duelo 1×1 e 2×2, além dos modos eliminação, conflito e domínio para dois times de quatro pessoas. Os modos domínio e conflito funcionam de maneira similar: o time deve conseguir mil pontos e então deve matar de maneira definitiva todos os integrantes do time adversário. No caso do modo conflito, só é possível conseguir pontos matando outros jogadores, enquanto que no modo domínio é possível conseguir pontos conquistando-se algumas áreas especificas do mapa. O modo eliminação é um luta direta entre os times e vence o que sobreviver.
Existem inúmeros sistemas de progressão atrelados aos modos multijogador, como equipamentos, habilidades e vários bônus e prêmios por temporada. Essencialmente, quanto mais se joga, mais forte seu personagem será e isso acaba afetando o equilíbrio do jogo, especialmente nos modos 4×4 em que a personalização é liberada. O modo duelo, no entanto, utiliza de padrões pré-definidos e levará um tempo ainda até a comunidade descobrir o quão viável competitivamente o jogo é.
Veredito
For Honor é uma base excelente para o que eventualmente deve tornar-se um excelente jogo de luta com uma grande comunidade. As mecânicas de combate são ótimas, precisando de alguns ajustes para melhorar seu balanceamento, e o conteúdo nos próximos meses deve melhorar a variedade de personagens. O modo história faz bem seu trabalho em demonstrar e ensinar suas mecânicas aos jogadores e a própria história em si é mais interessante do que o esperado. For Honor é um título melhor recomendado para os que jogam online com amigos e preferem um combate sem empecilhos na execução, focado mais na estratégia e nos reflexos dos jogadores.
Jogo analisado com cópia digital fornecida pela Ubisoft.
Veredito
Veredict
For Honor is an excellent foundation for what it should become an excellent fighting game along with a great community. The combat mechanics are great, but in need of a few adjustments to keep it balanced and the coming months should increase the character’s variety. The story mode teaches very well the basic mechanics and it’s much more interesting than expected. For Honor is better recommended for those that like to play online with their friends and prefer a combat that focus on strategy and reflexes rather than execution.