Firewall Ultra – Review

Desde o seu lançamento, o PlayStation VR2 ofereceu algumas experiências inesquecíveis. Horizon Call of the Mountain trouxe uma imersão e gráficos incríveis, enquanto que jogos como Drums Rock divertem pela sua simplicidade. Firewall Ultra, infelizmente, passa longe de ser algo memorável.

O motivo disso é que Firewall Ultra entrega algo nada inovador, que provavelmente funcionaria melhor sem VR. É difícil não ficar desapontado com o jogo.

Firewall Ultra

Firewall Ultra, em seu lançamento, possui apenas dois modos de jogo. Para jogadores solitários, já adianto que pode esquecer: não há nada single-player aqui.

Um modo é basicamente o PvP e chama-se Contratos. São partidas 4×4, sendo que uma equipe deve defender o firewall/laptop, enquanto que a outra precisa encontrá-lo e hackeá-lo. Não há ‘respawn’, portanto se o jogador de uma equipe morrer, ele fica fora da partida assistindo através de câmeras. Se todos os jogadores morrerem, a rodada termina.

É um modo extremamente simples e básico, porém o que é decepcionante é a velocidade com que termina. A equipe que vencer apenas duas rodadas ganha (normalmente termina com a morte de todos e não com o hack). Jogar em VR é bem mais difícil do que da forma convencional, portanto encontrar o inimigo e principalmente vê-lo é algo bem mais desafiador.

O maior vilão de Firewall Ultra não foi citado ainda: o matchmaking. Por ser um título pago e de VR2, já se encontra em uma situação bastante nichada. Para jogar duas partidas PvP tive que esperar cerca de 10 a 20 minutos para que outras sete pessoas entrassem na sala. É muito frustrante. E, no fim, foram todos americanos falando em inglês. Nenhum bot foi adicionado, portanto você é obrigado a esperar por humanos.

Firewall Ultra

O outro modo é cooperativo e pede apenas quatro jogadores. O matchmaking é tão problemático quanto: parece que ninguém quer jogar esse modo. Foi muito difícil arranjar outros três interessados.

No cooperativo (PvE), chamado de Extração, também envolve laptops: o mapa possui três e você precisa hackeá-los para obter a informação neles e, no fim, escapar do local com vida. No início, os inimigos não possuem a sua localização, mas depois que o hack tem início, o combate inicia.

O modo é legal e mais divertido que o PvP, sendo honesto. Mas é tão limitado quanto. O objetivo é sempre o mesmo (encontrar os laptops) e só muda o mapa.

Firewall Ultra

Outro problema de Firewall Ultra é que o jogo não explora a capacidade do PlayStation VR2. É claro, ainda é um título VR e você pode interagir com as armas de diferentes formas, por exemplo. Mas é uma interação muito básica, mesmo em VR. Até os gatilhos adaptáveis do controle Sense não chamam tanto a atenção. A única forma realmente interessante com o Sense é que você pode fazer sinais com a mão para a sua equipe entender mas, sendo honesto, no calor da partida ninguém vê isso.

O sistema de deteção de movimento dos olhos funciona muito bem para o menu, podendo escolher rapidamente o que deseja. Isso nos leva às personalizações: além dos diferentes agentes, que possuem habilidades únicas, você pode personalizar as armas e utilizar vários tipos em seu arsenal. Apesar dos modos serem crus, os agentes e as armas estão em um bom número.

No fim, Firewall Ultra mais erra do que acerta. Acredito que se fosse um título gratuito teria mais sucesso. O matchmaking não demoraria tanto e os poucos modos seriam justificáveis. A desenvolvedora promete que haverá um suporte com mais modos e outras novidades no futuro, portanto Firewall Ultra pode ser outro jogo daqui a meses ou anos.

Jogo analisado no PS5 (PS VR2) com código fornecido pela Sony Interactive Entertainment.

Veredito

Firewall Ultra é um jogo simples, com poucos modos no lançamento e que dependem de um matchmaking muito demorado. Além disso, o gameplay explora pouco as capacidades do VR. Com o suporte prometido, Firewall Ultra pode ser melhor no futuro, mas é difícil recomendá-lo no momento.

60

Firewall Ultra

Fabricante: First Contact Entertainment

Plataforma: PS5 (PS VR2)

Gênero: Tiro em Primeira Pessoa (FPS)

Distribuidora: Sony Interactive Entertainment

Lançamento: 24/08/2023

Dublado: Sim

Legendado: Sim

Troféus: Sim (inclusive Platina)

Comprar na

Veredict

Firewall Ultra is a simple game, with few modes at launch and a very long matchmaking. Furthermore, the gameplay barely explores the capabilities of VR. With the promised support, Firewall Ultra may be better in the future, but it’s difficult to recommend it at the moment.