Fell Seal: Arbiter’s Mark – DLC Missions and Monsters – Review

Quando se fala (ou se pensa) em DLCs, a primeira coisa que vem à mente são grandes expansões de conteúdo, com novos capítulos de história e novas mecânicas, ou adições cosméticas ao jogo que não tem grande impacto no funcionamento dele, servindo mais para tornar a experiência mais divertida ou mais bela.

No entanto, existe um outro tipo de conteúdo baixável que se integra ao jogo quase como se ele sempre estivesse ali, sendo difícil até mesmo lembrar como o jogo era sem aqueles sistemas, expandindo os seus sistemas e mecânicas sem necessariamente estar contido a uma área específica ou trazer só novas cores àquele mundo.

É nessa categoria que Missions and Monsters, primeiro DLC lançado pela 6 Eyes Studio para Fell Seal: Arbiter’s Mark se encaixa. Quando o jogo foi lançado no primeiro semestre do ano passado, ele acabou me pegando de surpresa (https://psxbrasil.com.br/fell-seal-arbiters-mark/analise-fell-seal-arbiters-mark/), se consolidando como um dos melhores jogos independentes lançados em 2019.

Fell Seal Monsters and Missions

Voltar ao universo de Fell Seal agora em 2020, então, foi uma experiência positiva, ainda que com seus percalços. É inegável que o jogo não é só uma ótima homenagem ao clássico Final Fantasy Tactics (um jogo que eu já disse algumas vezes que é o meu jogo preferido de todos os tempos), mas faz mais do que o suficiente para se diferenciar e se estabelecer como um jogo incrível por seus próprios méritos, com seu gameplay extremamente bem balanceado e ótima história.

Naturalmente, então, quando um DLC é disponibilizado um ano após o jogo ser lançado era de se esperar que ele fosse uma considerável adição de conteúdo, talvez explorando mais o background dos personagens ou apresentando uma nova ameaça que o nosso grupo de Árbitros precisasse vencer e não o que a gente encontra aqui.

O cerne de Missions and Monsters é reestruturar o sistema de Guilda do jogo, além de trazer algumas novas classes e a possibilidade de recrutar monstros para a sua equipe. Essas adições servem tornar a experiência central de Fell Seal bem mais robusta, com novas batalhas e novos desafios a serem enfrentados, ainda que seja mais voltado para novatos do que os veteranos buscando um motivo para voltar ao jogo.

Fell Seal Monsters and Missions

A maioria das adições giram em torno do novo sistema de missões. Quem jogou Fell Seal, sabe que as cidades do jogo eram dividas em dois tipos locais a serem visitados. As Lojas, onde era possível comprar novos equipamentos para o seu personagem, e a Guilda, que servia como um hub para recrutar novos membros para a sua equipe.

Agora, a Guilda também conta com um novo sistema de Missões e “Atualizações da Guilda” que funcionam a base de dinheiro e Pontos de Influência. PI são uma nova moeda que você ganha ao completar missões da história, patrulhas e as próprias missões da guilda e podem ser usados em ambas as opções.

Em Missões você poderá enviar membros da sua equipe (todos, menos os personagens da história como a Kyrie, o Reiner, Anadine, etc.) em missões que se passam em tempo real e lhe trarão bônus na forma de Pontos de Influência, Pontos de Experiência, Pontos de Habilidade, dinheiro e itens (tanto equipamentos quanto matérias-primas).

Fell Seal Monsters and Missions

Já em Atualizações da Guila você pode construir prédios que lhe trarão bônus nas Missões (mais recompensas, mais pontos de EXP/PH/PI, maior taxa de sucesso…) ou lhe darão bônus durante as patrulhas (que vão de bônus de dano à iniciar os combates com Buffs temporários), tornando o processo de grind de experiência mais tranquilo.

A medida que o jogador vai completando as missões na Guilda, algumas outras coisas são desbloqueadas que são exatamente as demais adições do DLC. Certas missões em específico são necessárias para destravar as três novas classes, enquanto algumas outras destravam as novas batalhas disponíveis no jogo.

Essas batalhas que variam entre as chamadas “Caçadas”, lutas com equipes menores, geralmente só 3-4 personagens, contra monstros únicos e mais poderosos, ou as “Grandes Batalhas” que são desbloqueadas ao completar todas as missões de uma região e costumam envolver um novo muito maior de inimigos e, consequentemente, um novo maior de membros da sua equipe e, enquanto as Caçadas são únicas, as Grandes Batalhas podem ser repetidas livremente e algumas delas até mesmo trazem novas áreas para o jogo.

Fell Seal Monsters and Missions

Para te dar um maior leque de opções nessas lutas, o jogo lhe apresenta então as três novas classes para personagens humanos: Samurai, Domador e Tratador. Os Samurais são uma pequena variação dos Cavaleiros/Patrulheiros que já haviam no jogo normal, usando suas habilidades para causar mais dano ao inimigo em troca de sacrificar as suas estatísticas com debuffs causados a si mesmo.

Já o Domador e Tratador agem em conjunto com a nova possibilidade de se recrutar monstros inimigos para fazer parte da sua equipe. Enquanto no jogo base só o Bzaro era considerado como um monstro e tinha acesso a classes influenciadas por inimigos, agora é possível através dessas duas novas classes (e até como recompensas das missões) trazer qualquer adversário para o seu lado.

Apesar da semelhança no nome, existe uma notória diferença entre as duas classes. Os Domadores, apesar do nome, usam mascotes baseados nos inimigos do jogo e são mais voltados para usar esses mascotes para dar suporte aos membros humanos da sua equipe, ainda que possam usá-los para causar dano aos adversários.

Fell Seal Monsters and Missions

Já os Tratadores é que são mais capacitados para domar monstros inimigos e costumam atuar em conjunto com equipes que possuem vários deles em combate, com suas habilidades não só aumentando as estatísticas de monstros, mas podendo fazê-los agir imediatamente ou movê-los pelo mapa de forma que melhor se encaixe nas suas estratégias.

Enquanto nenhuma das três novas classes muda realmente o funcionamento do jogo, elas trazem uma nova dimensão e abrem um novo leque de estratégias para o jogador, algo que também é refletido pela interessante e divertida ideia de recrutar monstros que você enfrenta em combate (e alguns deles possuem ótimas habilidades), não é necessariamente algo que você se verá obrigado a fazer para completar o jogo (só para ganhar troféus).

Esse sentimento, aliás, de não ser obrigatório ou mudar essencialmente o jogo mas ser uma boa adição é o resumo que se pode dar para Missions and Monsters. Não há nada aqui muito importante que te obrigue a voltar ao jogo se você já o completou ainda que sejam boas adições, mas se você planeja começar a sua jornada ainda, é bom considerar a possibilidade de adquirir essa DLC pois tornará a sua experiência muito melhor e mais rica.

DLC analisado no PS4 padrão com código fornecido pela desenvolvedora.

cassino online Netbet

Veredito

Se você já terminou o jogo original, Missions and Monsters dificilmente vai ser suficiente para te fazer retornar a ele, uma vez que o jogo tem pouquíssima adição de conteúdo pós-jogo. No entanto, para novatos, iniciar a campanha já com acesso a esse DLC é quase obrigatório, uma vez que expande imensamente a experiência e consolida Fell Seal: Arbiter’s Mark como um dos melhores jogos independentes da geração.

80

Fell Seal: Arbiter's Mark

Fabricante: 6 Eyes Studio

Plataforma: PS4

Gênero: RPG / Estratégia

Distribuidora: 1C Publishing

Lançamento: 30/04/2019

Dublado: Não

Legendado: Sim

Troféus: Sim (inclusive platina)

Comprar na

Veredict

If you’ve already finished the game, Missions and Monsters will hardly be enough to make you come back to it, since the game adds very little post-game content. However, for the newcomers, beginning the campaign with access to this DLC is almost mandatory, since it greatly expands the experience and consolidates Fell Seal: Arbiter’s Mark as one of the best independent games of this generation.