Fantasian Neo Dimension – Review

Fantasian sempre foi um daqueles títulos lendários que é difícil entender se a fama foi construída em torno da sua verdadeira qualidade ou pelo que os jogadores ouviram falar por anos e anos sobre o quão “supostamente” bom o jogo é. Afinal, um jogo produzido pela empresa fundada por Hironobu Sakaguchi, um dos nomes mais importantes e lendários de toda a indústria dos videogames, e inspirado em Final Fantasy VI deve ser bom, não é?

Adicione a isso o fato do jogo ter sido exclusivo do Apple Arcade, o relativamente desconhecido serviço de jogos por assinatura da Apple para seus dispositivos (similar à PS Plus Extra), e o público para o título era ainda mais restrito do que já seria normalmente. Mas sua fama como não só um dos melhores JRPGs já feitos para mobile, mas talvez o melhor jogo de todo o serviço da Apple, sempre o mantiveram no imaginário dos fãs mais fervorosos do gênero.

E são estes fãs que devem se deliciar agora com o lançamento de Fantasian Neo Dimension, a tão aguardada versão do jogo para consoles, novamente desenvolvida pela Mistwalker, estúdio do Sakaguchi, e publicada pela Square Enix ao redor do globo. O jogo marca não só a estreia da Mistwalker em plataformas da Sony, mas o retorno do Sakaguchi ao berço esplêndido que o alçou ao seu merecido reconhecimento.

Fantasian Neo Dimension

Fantasian Neo Dimension é um JRPG bem tradicional no qual o jogador assume o comando de Leo, um jovem rapaz que acorda em um universo paralelo, conhecido apenas como Machine Realm,e se vê afetado por amnésia. Leo parte então em uma jornada interdimensional que, apesar de se iniciar com a busca pelas memórias de Leo, acaba envolvendo muito mais do que isso. Se valendo de um mecanismo que o permite se teleportar por diferentes dimensões chamado de Warp Device, o protagonista se vê tendo que enfrentar dois grandes problemas.

Um deles é o misterioso vilão conhecido como Vam the Malevolent, um misterioso (e um pouco caricato) vilão que parece estar por trás da outro grande problema com o qual Leo precisará lidar: a infestação mortal conhecida como Mechteria que não só vai tomando conta do Machine Realm, mas caminha para tomar conta da dimensão humana. Cabe então ao jovem rapaz, como todo bom protagonista, encontrar uma forma não só de salvar a sua dimensão natal, mas todo o multiverso antes que seja tarde demais.

É claro que Leo não precisa enfrentar essa jornada sozinho, com o jogo trazendo um vasto elenco de personagens secundários para ajudá-lo. Da jovem Kina ao veterano Zinikr, passando pela princesa Cheryl e os robôs Prickle e Clicker, o grupo central de heróis de Fantasian Neo Dimension ajudam demais a tornar experiência ainda mais divertida. Por mais que se encaixem em alguns arquétipos bem tradicionais do gênero, eles são escritos de forma tão competente que, se você é um fã dele, se sentirá em casa.

Fantasian Neo Dimension

Um dos pontos que chama a atenção em Fantasian Neo Dimension é justamente que, ao invés de tentar reinventar a roda em sua narrativa, o foco é fazer o básico bem, o que acaba entregando um resultado bem primoroso. FND transporta bem a sensação de “comfort food” (ou “comida afetiva”) que já existia na versão de iPhone para a versão de consoles, sendo o tipo de jogo perfeito para os mais saudosistas aproveitarem após um longo dia de trabalho, sentimento esse que só é exacerbado pelo quão bem o jogo funciona em pequenas doses graças às suas origens como um jogo mobile.

Em relação ao gameplay, bom, é mais um show de nostalgia. A exploração em Fantasian Neo Dimension é feita através de um mapa múndi, com o jogador podendo escolher quais locais ele deseja visitar e explorar. Cada área explorável é cheia de diferentes rotas e locais para visitar, itens a descobrir e vários inimigos a se enfrentar através das tradicionais (e um tanto infames) batalhas aleatórias.

O grande charme fica pelo fato de que os mapas do jogo são compostos por dioramas criados à mão e escaneados em 3D, trazendo assim um visual bastante único e meticuloso já que os cenários vistos ali foram construídos com materiais reais e então digitalizados ao invés de serem uma “simples” obra feita diretamente em 3D. Isso traz uma complexidade maior aos detalhes e texturas dos vários mapas do jogo (mais de 150) e, junto com a excepcional qualidade dessa nova roupagem em 4K que o jogo recebeu, fazem com que tanto as cenas do jogo quanto andar pelos seus cenários seja uma bela experiência visual.

Fantasian Neo Dimension

Outro ponto que enriquece bastante a experiência é o retorno de um certo outro artista lendário da Square Enix: Nobuo Uematsu. Um dos mais importantes e influentes compositores da história também faz parte do projeto e é perceptível. Fantasian Neo Dimension conta com uma trilha sonora excepcional que enriquece cada pequeno momento do jogo, fazendo com que a experiência como um todo seja completa com um show para os olhos e para os ouvidos.

Por fim, é necessário falar sobre o combate, outro ponto de muita nostalgia, mas talvez onde Fantasian Neo Dimension mais tente trazer algumas coisas novas. As batalhas seguem o conhecido sistema de batalhas por turnos com cada personagem (de um grupo de até três por vez) agindo na sua vez, com a ordem sendo estabelecida pela agilidade de cada personagem. Como é de se esperar, você terá ataques e habilidades à sua disposição, com algumas focando em um inimigo só ou podendo realizar ataques contra grupos (em alguns momentos graças a possibilidade de mirar a trajetória da sua magia), além de poder usar itens e se defender.

A grande novidade aqui fica por conta do sistema de Dimengeon no qual, após vencer um inimigo em uma batalha aleatória, é possível atrasar novas lutas e acumular inimigos no Dimengeon até um limite de 30 monstros. Quando ele alcança o seu limite, o jogador pode enfrentar todos os 30 de uma vez, com uma série de bônus à disposição do jogador e recompensas melhores caso essa mecânica seja utilizada. É um sistema bem legal e funcional e faz com que, apesar de construir sobre um sistema tão bem estabelecido, o jogo traga a sua própria identidade para ele.

Fantasian Neo Dimension

Neo Dimension não é só uma versão remasterizada do jogo de iOS, mas traz também suas próprias novidades. Além da agora trazer uma experiência totalmente dublada (e bem dublada) em inglês e japonês (infelizmente o jogo não conta nem com legendas em português ou outros idiomas) e da qualidade visual em 4K, o jogo traz a possibilidade de escolher trilhas de jogos clássicos de Final Fantasy.

Outro ponto é que, como o jogo original era dividido em dois lançamentos, haviam alguns desbalanceamentos, já que o sistema de progressão, por exemplo, foi uma adição da segunda parte. Esse lançamento não só traz todas essas atualizações, mas passou por um rebalanceamento geral do gameplay, além da adição de uma dificuldade “normal”, tornando a experiência mais constante (o original contava com um aumento expressivo de dificuldade em um certo ponto). Caso o jogador queira jogar a versão original com sua dificuldade, ela está disponível como a versão “Hard” do jogo.

Todos esses elementos se combinam para tornar Fantasian Neo Dimension um excepcional JRPG é um título que brilha não só pela nostalgia que ele evoca, mas pelo cuidado visto em cada pequeno detalhe seu. Dos belos cenários à excepcional trilha sonora, passando pelas pequenas e interessantes adições que faz ao sistema de combate. Se você é um fã de longa data do gênero, essa obra é um lindo lembrete do porquê Hironobu Sakaguchi é uma lenda e merece todo respeito dos apreciadores de obras como essa agora que finalmente está disponível para um público muito maior.

Jogo analisado no PS5 com código fornecido pela Square Enix.

Veredito

Fantasian Neo Dimension é um excelente relançamento da ótima obra de Hironobu Sakaguchi, uma que acerta em todos os seus elementos. Da história ao gameplay, passando pela trilha sonora e visual, tudo se encaixa em um pacote de alta qualidade e que agradará os fãs de JRPGs.

85

Fantasian Neo Dimension

Fabricante: Mistwalker

Plataforma: PS4 / PS5

Gênero: RPG

Distribuidora: Square Enix

Lançamento: 05/12/2024

Dublado: Não

Legendado: Não

Troféus: Sim (inclusive Platina)

Comprar na

Veredict

Fantasian Neo Dimension is an excellent re-release of Hironobu Sakaguchi’s great work, one that gets everything right. From the story to the gameplay, including the soundtrack and visuals, everything fits together into a high-quality package that will please JRPG fans.