DreamWorks All-Star Kart Racing – Review

DreamWorks All-Star Kart Racing reúne os principais personagens da Dreamworks em um novo jogo de corrida, contando com cerca de 20 personagens, além de modelos de karts customizáveis, abordando o universo das principais animações da empresa. Personagens da Dreamworks em jogos de corrida não são novidade, ocorrendo abordagem similar lançada em 2011 chamada “Dreamworks Super Star Kartz”. No mesmo jogo de corrida, existiam personagens de Sherek, Madagascar, Monstros Vs Alienígenas, Como Treinar Seu Dragão, entre outros.

A base dos principais jogos de corrida do mercado são similares a Mario Kart e DreamWorks All-Star Kart Racing não foge dessa fórmula. O gênero de corrida para o público infantil sempre focou em diversão, sendo o oposto de jogos realistas de corrida que são lançados anualmente. Ao contrário de exigentes habilidades de direção, ou conhecimento aprofundado de mecânicas e carros, são jogos intuitivos, perfeito também, para adultos que jogam ocasionalmente, garantindo a diversão entre os familiares e amigos.

DreamWorks All-Star Kart Racing tenta se destacar utilizando personagens de animações famosas mais recentes e clássicos, como Shrek, Como Treinar Seu Dragão, Kung Fu Panda, Megamente, O Poderoso Chefinho, Madagascar , Trolls e os Caras Malvados. Cenários das animações estão inseridos no contexto, como o Reino Tão Tão Distante de Shrek, O Reino dos Espíritos de Kung Fu Panda e o Zoológico de Nova York. Estes são apenas alguns exemplos de pistas que jogadores devem identificar em sua jornada.

DreamWorks All-Star Kart Racing

Logo de início, através de um tutorial, Shrek e Burro transmitem as intruções de gameplay, demonstrando os controles iniciais e uma corrida de teste, contendo ações amplamente conhecida por jogadores como: acelerar, utilizar o direcional, habilidades especiais, drift, boost (espécie de nitro) e pulo.

Também são indicados os métodos de aquisição de habilidades especiais, utilizadas contra adversários ou que fornecem vantagens de velocidade na corrida. As notas musicais proporcionam velocidade, liras especiais adicionam uma pista mágica, ótimo atalho contra adversários. O pulo em momentos específicos na pista geram boost de velocidade. Nas pistas, existem pontos de boost de velocidade, trampolins e áreas em que o drift adiciona ainda mais velocidade com o “super speed boost”, sempre prezando pela vantagem na corrida. Os Power-ups são coletados em caixas com o símbolo da Dreamworks e funcionam da mesma forma já conhecida em Mario Kart. Use contra adversários em momentos de perigo, evitando que perca sua posição entre os primeiros. Outros itens proporcionam apenas velocidade e são fundamentais nos momentos finais da corrida.

Os modos de corrida disponíveis são o “Single Player” (Modo para Um jogador), “Multiplayer” e “Online”. Em “Single Player”, são diversos estilos de corrida, com modos de desafios, contra o tempo, corridas livres e campeonatos. Jogadores podem optar pelo estilo de velocidade com modos mais tranquilos (ideal para os pequenos), um modo normal, entre outros. Cada um proporciona um estilo de velocidade e desafio para todos os gostos e habilidades. Não consegui efetuar o teste do modo multiplayer , realizando o acesso ao jogo para review antes do lançamento e o foco será apenas no modo “Single Player”.

DreamWorks All-Star Kart Racing

As pistas, conforme mencionado acima, usam cenários associados as animações famosas da Dreamworks, assim como o nome dos campeonatos disponíveis. A escolha de personagens irá interferir diretamente em sua performance. Cada um possui um nível de velocidade, turbo, carisma, peso, entre outros elementos. Conforme ganhamos as corridas, são liberados itens adicionais para os carros como carroceria, motoros, rodas e aerofólio.

Visualmente, o jogo é notável, com cores e modelagem de personagens em destaque. As pistas proporcionam desafios próprios, porém, em muitas, tive a sensação de um circuito bem curto e repetitivo. Esperava por cenários com pistas mais longas, sem a sensação constante de que cheguei no final de uma corrida rápido demais. Infelizmente, o jogo está em inglês, sequer possuindo uma legenda, menus traduzidos e o principal, uma dublagem.

Todos os personagens emitem comentários engraçados durante o progresso na corrida e a experiência seria muito melhor com dublagens nacionais, aumentando a diversão e imersão junto aos personagens favoritos do público. Nisso DreamWorks All-Star Kart Racing peca, pois é um elemento significativo.

O jogo de kart possui uma mecânica simples que funciona e é responsiva. Não leva muito tempo para se acostumar com os comandos, pistas e power-ups. Em contrapartida, seriam mais bem utilizados em pistas maiores, que poderiam estender a jogabilidade. Embora o número de desafios e pistas possa parecer variado, sua distância não é a ideal. Como elemento compensador, enfrentamos um número variado de rivais, que correspondem ao nível do piloto e seu carro. A IA, em muitos momentos, soa fácil demais. Algumas corridas até ficam agitadas dependendo do estilo de corrida escolhido ou em desafios contra o tempo que são mais exigentes e a IA é mais responsiva e desafiadora

Os adversários usam itens variados , atrapalhando nosso desempenho, alguns deles sem a chance real de esquiva. Mesmo com a atenção total voltada a corrida e notando um iminente ataque, não conseguia desviar na maior parte do tempo, sendo atingida no processo. Em menores velocidades , a sensação de frustração não é tão grande. DreamWorks All-Star Kart Racing brilha na velocidade e o caos nos ataques proporcionados aumenta a emoção e inibe a sensação de que nossas fugas contra os ataques não são tão responsivas ou até mesmo, exageradas, conforme disputamos os desafios propostos.

Quanto a performance e demais detalhes, não notei problemas significativos que tornassem a experiência duvidosa. Apesar da evidente limitação de desenvolvimentos mais aprofundados, a proposta para o estilo de jogo é aceitável, atingindo eventuais momentos de destaque entre pistas em biomas vivos e coloridos. Personagens são bem modelados, muito semelhantes ao desenhos animados. No entanto, quanto a personalização de veículos, o aumento de características visuais seria ótimo, sem o número limitado de opções existentes. São apenas detalhes estéticos e visuais, mas que influenciam diretamente na diversão. Afinal, quem não curte personalizar um veículo e imprimir sua própria personalidade no jogo, destacando-se entre os demais?

Em suma, DreamWorks All-Star Kart Racing é bom. Funciona no uso de personagens e ambientações famosas de animações da Dreamworks, porém, limita-se ao implementar pistas que tornam a experiência curta e repetitiva. O potencial do design seria absurdo com o devido desenvolvimento, ampliando a experiência do jogador e aumentando a diversão, que é a proposta de jogos de corrida com temática infantil. Apesar do estilo visual belo e as excentricidades encontradas nas pistas, nota-se uma ausência e comprometimento na implementação de uma experiência de destaque, usando somente a mesma fórmula de sucesso de jogos famosos já conhecidos no mercado de games.

Jogo analisado no PS5 com código fornecido pela GameMill Entertainment.

cassino online Netbet

Veredito

DreamWorks All-Star Kart Racing é divertido e demonstra que os desenvolvedores se preocuparam com os fãs das animações. Porém, limita-se como mais um jogo do gênero que somente copia uma fórmula de sucesso, sem o potencial necessário para se destacar.

75

DreamWorks All-Star Kart Racing

Fabricante: Bamtang Games

Plataforma: PS4 / PS5

Gênero: Corrida

Distribuidora: GameMill Entertainment

Lançamento: 03/11/2023

Dublado: Não

Legendado: Não

Troféus: Sim (inclusive Platina)

Comprar na

Veredict

DreamWorks All-Star Kart Racing is fun and shows that the developers cared about animation fans. However, it limits itself as just another game of the genre that only copies a successful formula, without the necessary potential to stand out.