DiRT 5 – Review

Estabelecida por aspectos que superam os limites emocionais e humanos, a paixão pelo automobilismo existe em diversos lugares do mundo e seus fãs, sempre ávidos por velocidade, buscam incessantemente ultrapassar as barreiras que os impedem de alcançar o próximo quilômetro.

Inspirado por essa cultura dos automóveis, os jogos do gênero corrida tiveram como objetivo principal simular a melhor experiência de pilotagem possível a partir dos recursos tecnológicos da época aprimorando as técnicas conforme as gerações avançavam rumo a processadores mais rápidos e gráficos mais realistas.

Títulos como Need for Speed, Forza Motorsport e Grand Turismo definiram todo um grupo de jogadores que encontraram nos vídeos games a possibilidade de dirigir um carro a partir dos controles de vídeo games com bastante precisão e autonomia. Em contrapartida, outros títulos ofereciam propostas mais divertidas e descoladas como Mario Kart e geralmente traziam os personagens de uma série de sucesso como Sonic e Crash Bandicoot para disputarem corridas sem compromisso, ganharem um troféu e depois retornarem para suas aventuras.

No que diz respeito à direção e representação das técnicas da pilotagem, Dirt 5 é um game que oferece os melhores conceitos do estilo corrida investindo em terrenos acidentados, condições climáticas variáveis, uma lista de opções de carros considerável além de algumas opções de customização tanto na mecânica quanto nos visuais. Desafiando o jogador a ter um bom desempenho em um volante, o jogo da CodeMasters entrega uma produção sólida e eficiente reunindo aspectos positivos claramente inspirados em outros games principalmente Forza Horizon, exclusivo da Microsoft, fazendo com que comparações sobre gameplay, gráficos e jogabilidade sejam quase inevitáveis.

Ao participar da corrida de estreia do campeonato, o jogador consegue ter a sensação que Dirt 5 merece ser tratado como um título de respeito uma vez que todos os bons recursos de um jogo de corrida estão presentes desde o início permitindo uma adaptação rápida aos comandos fazendo com que a diversão seja garantida.

O conceito não poderia ser mais simples para aqueles que desejam queimar uns pneus pelas estradas: você é um competido novato que está buscando um lugar de destaque e, para isso, irá desafiar veteranos da velocidade em busca do melhor pódio. As conquistas alcançadas ao longo das disputas são recompensadas com dinheiro, experiência e fama que vão permitindo que esse novato se inscreva em outras pistas com maiores dificuldades.

DiRT 5

Ao encerrar um conjunto de corridas, o jogador enfrenta um circuito especial geralmente mais longo que o habitual para ganhar reconhecimento e, em sequência, partir para novas possibilidades. A reunião de aspectos que envolvem a dinâmica e a forma de se avançar pelos circuitos tornam Dirt 5 um jogo divertido que provoca emoções conhecidas de jogadores veteranos como a competição contra a máquina, a satisfação de chegar em primeiro lugar ou a frustação de atingir a nona ou décima posição.

O impacto visual de um game de corrida geralmente é o fator que chama a atenção de imediato devido à variedade de lugares explorados ao redor do mundo e a fidelidade na reprodução de cidades e pontos turísticos. Nesta versão, os brasileiros podem se sentir representados já que os morros do Rio de Janeiro compõem um dos estágios trazendo a comunidade carioca com direito ao cristo Redentor ao fundo e até as “exclusivas” torres de fiação elétricas típicas do Brasil. Países europeus e africanos também estão bem representando e formam um pacote de localidades como uma viagem ao redor do mundo sobre quatro rodas.

DiRT 5

No quinto jogo da série, os cuidados com a reprodução gráfica ganham destaque e exploram de forma interessante o processamento do PS4 reproduzindo pistas e carros com cores vivas e convincentes. O melhor efeito atingido pela desenvolvedora é a luz, as sombras e o reflexo da água no chão que são bem próximos da realidade e convencem pelo brilho e pela imagem que refletem.

As texturas assumem uma aparência oscilante para pontos do ambiente que podem ser considerados como secundários como o horizonte das cidades, parte da natureza como as árvores e arbustos ou mesmo as casas e construções civis que recheiam os cenários. É possível perceber um efeito granulado nestes pontos sendo que os mais distantes do ângulo de visão do carro ganham um aspecto borrado ou com baixa resolução que não afetam o desempenho, mas gera uma aparência menos trabalhada para um jogo que se passam em muitos lugares de beleza natural. Esses efeitos mais distorcidos às vezes são ajustados ganhando mais resolução de acordo com o movimento que se faz e quando a angulação muda, o que produz o efeito oscilante. Soma-se a isso a aparência poligonal do público que está assistindo a corrida que altera de rosto imediatamente após um carregamento.

No entanto, considerar os gráficos de Dirt 5 como inferiores à geração ou mal aproveitados representaria uma percepção limitada sobre o funcionamento desse aspecto técnico em um jogo de corrida. Neste tipo de jogo, o mais importante é a sensação de velocidade, superação e vitória até porque a aceleração dos carros faz com que os ambientes passem rapidamente pelos olhos do jogador se tornando um fator aceitável caso haja menos refinamento e resolução de imagens.

DiRT 5

Como uma maneira de envolver os gamers pilotos nas sensações mais acaloradas das competições automobilísticas, um pacote de músicas de alta qualidade é executado durante as partidas criando o clima convidativo para correr pelas estradas. Diversos artistas do rock, do techno e do segmento indie compõem a tracklist do game agradando a muitos gostos sem perder a identidade e os objetivo definidos.

Todas as faixas mantêm o ritmo acelerado e não deixa a energia cair empolgando o jogador a participar do próximo evento. Mesmo sem um equipamento de alta potência sonora ou um fone de linha Premium, os jogadores poderão aproveitar toda a animação das músicas pelos autofalantes da televisão além de poder conferi-las nas plataformas digitais. Os destaques ficam por conta de Microphone de American Authors, Superlike de The Academic, Thread the Needle Eye de Child of the Parish entre outras que vão garantir a diversão de quem joga e de quem estiver por perto.Neste sentido, é difícil não comparar a trilha sonora de Dirt 5 com a de Forza Horizon uma vez que ambos os jogos entregam sonoridades autênticas que revelam muito sobre a própria a forma como estes jogos percebem os intérpretes e criam suas próprias identidades musicais.

Apesar de entregar bons recursos para um título de corrida como partidas que se parecem com eventos, radialistas que são como grandes companheiros e algumas customizações interessantes, o verdadeiro foco fica por conta da direção. É neste quesito que é possível experimentar o aspecto mais bem trabalhado pela CodeMasters que busca entregar uma pilotagem fiel a um carro de verdade.

Jogadores mais fanáticos por carros ou aspirantes a mecânicos poderão se sentir falta das inúmeras opções de manutenção das máquinas como câmbio, escapamentos, amortecimento e esterçamento que permitem uma jogabilidade mais precisa.  Em Dirt 5 essa quantidade de opções não é disponibilizada permitindo comandos mais diretos e objetivos prezando pelas corridas e não pela customização. Em termos de gameplay, tais arrumações não fazem falta e dinamizam o game em cumprir o intuito principal.

Nas pistas, a jogabilidade é percebida com mais ênfase e todos os bons comandos desse gênero são aproveitados com competência. Começar a correr pelos diferentes cenários exigirá, primeiramente, um domínio básico dos botões como aceleração, os freios e a movimentação da alavanca. O desafio seguinte é saber manusear todos esses elementos em nome da vitória, pois curvas extremamente fechadas, retas técnicas e controle da velocidade são os desafios recorrentes. A diversificação dos terrenos é ampla e inclui, terra molhada estilo Rally, circuitos off road, pistas congeladas entre outras condições fazendo com que o asfalto seja quase uma raridade.

DiRT 5

As voltas podem acontecer em sistemas de “laps” ou de progressão e para obter os melhores resultados, os mais experientes podem usar das famosas manhas adquiridas ao longo do tempo que farão diferença no pódio final. As mais eficientes são o pulsar do botão de aceleracao durante as curvas para manter a velocidade, estabilizar o carro durante as retas sem tocar na alavanca e usar o freio em momentos chaves e somente quando necessário. Outas opções de competições podem ser conseguidas aumentando a dificuldade da campanha ou jogando on line com outras pessoas. Neste caso, vale destacar que a melhor estratégia para a vitória é a participação efetiva e constante nas competições e o desenvolvimento de uma técnica própria feita por cada participante.

Com relação aos carros, a programação da direção busca refletir as diferenças existentes nos modelos das montadoras para entregar uma experiência mais realista, o que significa dizer que a resposta aos controles será diferente de acordo com cada marca. As conhecidas classificações de potência, velocidade e desempenho estão presentes através das letras que vão de S até C propondo o equilíbrio (ou desequilíbrio) que podem resultar em colocações maiores ou menores. Saber escolher o carro que mais se adapta às pistas fará com as corridas sejam mais fluídas e consequentemente mais prazerosas. A jogabilidade responde bem as diferentes mecânicas podendo deslizar mais de acordo com o tipo de pneu bem como ter diferentes graus de esterçamento. Dessa forma, além de ter que acertar a melhor configuração para um terreno, os jogadores enfrentarão uma questão que se relaciona com as marcas que mais se identificam e se adaptam.

As disputas acontecem em grupos de corridas que levam ao um evento final cabendo a quem joga escolher os rumos que deseja para chegar aos objetivos. É possível avançar pelo game sem passar por todos os eventos bastando que se atinja uma determinada pontuação para prosseguir. O nível de dificuldade de Dirty 5 não é alto quando jogado no médio, porém para os mais treinados, outras dificuldades estão disponíveis aumentando o desafio, mas deixando de lado os ajustes de configuração fina que completam a experiência.

Um aspecto técnico que apresenta falha é o salvamento automático que não grava o jogo após cada rodada e faz com que a campanha se reinicie toda vez que o sistema é ligado. Até a entrega deste texto, nenhum patch de correção ou atualização foi lançado para resolver o problema impedindo a progressão e a diversão visto que reiniciar as mesmas competições todas as vezes é uma tarefa cansativa e desnecessária.

Com uma franquia que chega ao quinto episódio, boa programação e a intenção de fazer um título de qualidade, Dirty 5 consegue trazer um pacote eficiente e bem montado no que diz respeito a corrida e simulação de direção. Com alguns pontos a serem melhorados, mas que não afetam o conceito de velocidade, a CodeMasters traz ao público carros e diversão que não deixa a desejar para nenhum outro game do gênero.

Jogo analisado no PS4 Pro com código fornecido pela Codemasters.

cassino online Netbet

Veredito

Seguindo as tendências de jogos de corrida da atualidade, DiRT 5 explora o melhor da velocidade ao estilo de grandes jogos desta geração. A experiência automobilística procura trazer o máximo da fidelidade tanto em modelos quanto em simulação de direção alinhado a fatores como resposta aos comandos e trilha sonora envolvente. Apesar de trazer muitos aspectos vindos de jogos como Forza Horizon, a desenvolvedora mostra evolução ao produzir seu quinto título da série confirmando a autenticidade dessa franquia de velocidade.

90

DiRT 5

Fabricante: Codemasters

Plataforma: PS4

Gênero: Corrida

Distribuidora: Codemasters / Deep SIlver

Lançamento: 06/11/2020

Dublado: Sim

Legendado: Sim

Troféus: Sim (inclusive Platina)

Comprar na

Veredict

Following today’s racing game trends, DiRT 5 explores the best of speed in the style of the great games of this generation. The automotive experience seeks to bring the maximum fidelity both in models and in simulation of driving aligned to factors such as response to commands and a great soundtrack. Despite bringing many aspects from games like Forza Horizon, the developer shows evolution by producing its fifth title in the series confirming the authenticity of this speed franchise.


Renan Gaudencio Vale
Renan Gaudencio Vale
Linguista, publicitário professor, tradutor nas horas vagas e acima de tudo um gamer dedicado. Como fã da cultura pop e geek, acredito que os jogos eletrônicos sejam mais que diversão e sim uma representação muito particular no mundo. Jogador há quase 30 anos, entendo o vídeo game como uma experiência única que envolve narrativas profundas, personagens encantadores e um ligação pessoal que constrói um elo único com a emoção. Aprecio os grandes títulos e franquias famosas, mas nos últimos tempos, tenho me dedicado aos jogos indies com muito entusiasmo.