Deception é uma série que nasceu nos tempos do PSX, mas só vim conhecer sua existência nesse novo jogo. Portanto, não poderei comparar Deception IV com os anteriores para saber se foi uma melhoria ou uma queda na qualidade da série. O que eu posso descrever, no entanto, é o quanto achei esse jogo divertido.
Laegrinna é a filha de um demônio que aterrorizou a humanidade vários anos antes. O demônio foi selado e foram criadas doze chaves para mantê-lo aprisionado. Laegrinna então deseja obter essas doze chaves para poder libertar seu pai de sua prisão. Para isso, ela irá contar com a ajuda de três demônias: Caelea, Veruza e Lilia.
Como é de se esperar, ser filha do demônio não te torna popular com as pessoas certas, portanto, muitas vítimas pessoas irão tentar matar Laegrinna, seja por fama, seja por fortuna, heroísmo ou vários outros motivos. Para se defender, Laegrinna pode utilizar de uma variedade enorme de armadilhas para lidar com seus inimigos, sendo divididas em três categorias: Morte Elaborada, Tortura Sadística e Final Humilhante.
Pode-se resumir a jogabilidade de Deception IV em simplesmente matar seus inimigos utilizando armadilhas. Inclusive, as opções são bem limitadas no início, quando se tem poucas armadilhas e os inimigos são fracos. A curva de dificuldade do jogo é algo espetacular, então logo se abrem opções mais interessantes de tortura armadilhas e inimigos mais fortes para testar o que o jogador aprendeu até o momento.
Laegrinna pode escolher o local, a direção e o momento de ativação de suas armadilhas, e cada uma tem suas características próprias. Gradualmente, se adquire conhecimento sobre o tipo e a quantidade de dano, como e quando ativar a armadilha, suas características especiais e qual a nova posição da vítima. Isso é aprendido através de tentativa e erro, e o conhecimento se torna absolutamente necessário para se criar combos mais complexos.
Conforme a sequência de armadilhas colocada, uma vítima pode cair em uma delas, daí seguir para outra, e mais outra, e assim por diante. Experimentar cada armadilha e quais combinações são possíveis e eficientes é o que torna o jogo tão divertido. Além das armadilhas normais, cada fase possui um número de salas e em cada uma existem armadilhas próprias, com características distintas e que podem ser ativadas por botões, proximidade, etc. Conseguir realizar um combo extenso utilizando o máximo de armadilhas possíveis leva bastante planejamento, mas é algo extremamente satisfatório quando o combo sai de maneira perfeita.
O jogo é dividido em capítulos e em cada um Caelea, Veruza e Lilia tem vários desafios opcionais para serem feitos. Esses desafios são bastante variados e podem envolver capturar um inimigo específico, utilizar uma ou mais armadilhas específicas, conseguir matar o inimigo com uma armadilha da fase e por aí vai. Esses desafios incentivam a pensar em novos combos e estratégias e é possível gastar bastante tempo só para conseguir a sequência perfeita para o desafio.
Deception IV não é particularmente fácil e conforme se avança nos capítulos, seus inimigos ficam cada vez mais bem elaborados e fortes. Cada inimigo possui suas características próprias como tipo de ataque, imunidade a alguns tipos de armadilhas, comportamento, etc. É possível ver algumas das informações de cada inimigo livremente, como a quais armadilhas tal pessoa é imune e até mesmo uma pequena história contando seus motivos. Porém, algumas informações devem ser descobertas, como, por exemplo, de que modo quebrar a armadura de alguns inimigos ou quais fogem quando estão com pouca vida.
Esse constante ciclo de tentativa e erro é o que torna Deception IV divertido, mas ao mesmo tempo frustrante. Alguns inimigos podem matá-lo rapidamente, consequentemente fazendo com que se deva tentar a mesma onda de inimigos múltiplas vezes. As sequências de armadilhas planejadas podem sair completamente erradas ou algum inimigo pode te surpreender com uma habilidade nova ou até mesmo você pode se desesperar e cair na própria armadilha. O jogo torna-se recompensador porque essa frustração de se aprender existe, então persistência é necessária.
Vale notar que Deception IV está lotado de conteúdo, portanto, os que apreciarem sua jogabilidade terão bastante o que encontrar aqui. O modo história é longo e possui múltiplos finais, incentivando que seja jogado mais vezes. Isso sem contar os vários desafios de cada demônia. Além de tudo isso, existe um modo missão em separado para testar os conhecimentos e habilidades adquiridos ainda mais. Por fim, ainda existe um modo para criar suas próprias missões e compartilhar com outros jogadores, da mesma forma que é possível baixar missões criadas pela comunidade. Efetivamente, Deception IV pode render centenas de horas caso deseje.
Veredito
Finalizando, Deception IV é um título que vive e morre pela sua jogabilidade. É um jogo que necessita de bastante paciência, conhecimento e estratégia para ser apreciado, o que o torna extremamente recompensador e frustrante em vários momentos. Com um grande número de armadilhas, as possibilidades para serem experimentadas são inúmeras e o jogo sempre tem algum incentivo para se tentar algo novo. Além disso, o título possui conteúdo suficiente para satisfazer qualquer um por várias e várias horas. Para quem gostar de sua jogabilidade, esse é um prato completo.
Jogo analisado com cópia física adquirida pelo redator.