Boas-vindas a Cozy Grove, uma ilha assombrada que você, escotista espectral, vai explorar enquanto ajuda a trazer paz aos seus moradores, que nada mais são que ursos fantasmas e diabretes, entre outras criaturas.
Cozy Grove, da desenvolvedora Spry Fox LLC, é um jogo desenhado à mão, com direito a mínimos detalhes nos cenários e cores maravilhosas que vão sendo reveladas aos poucos. Sua fórmula consegue prender facilmente o jogador por meses, e com isso só reafirma o amor que eu já tinha pela distribuidora The Quantum Astrophysicists Guild desde que escrevi a análise de Space Otter Charlie.
Seu primeiro amigo em Cozy Grove é a Chaminha, fogueira que você encontra logo que adentra um pouco a ilha. Logo você vai conhecer alguns ursos com funções específicas na ilha (carteiro, construtor, guia, cozinheiro, entre vários outros) e descobrir que a Chaminha precisa do que chamam de lenha espiritual para expandir seu poder e revelar novos ursos e novos lugares pela ilha assombrada.
A princípio Cozy Grove pode parecer meio monocromático e sem vida, mas conforme você vai ajudando os ursos fantasmas, completa missões e assim consegue mais lenha espiritual para queimar na Chaminha. Completando missões, você avança na história e cada urso sobe de nível (isso é mostrado na forma de corações sobre eles), e assim eles mudam tudo ao redor numa explosão de cor. Aquele branco do início dá lugar a tons mais vivos de verde, marrom, amarelo, rosa, e assim fica até mais fácil encontrar itens coloridos no chão.
A variedade de itens que você pode encontrar na ilha é praticamente infinita. Cogumelos, folhas, galhos, madeira, conchas, frutas, legumes, entre inúmeros outros, que são possíveis de conseguir de diferentes formas. Alguns são comuns, outros mais raros, e cada um deles é necessário para alguma coisa em Cozy Grove, seja para criar itens ou para concluir missões para os ursos.
Em diversos momentos você vai precisar de dinheiro; mas calma, pois não é difícil de se conseguir. Existem várias conquistas com direito a recompensas durante o jogo, e logo no início você vai encontrar um urso para o qual você pode doar itens para uma galeria, e cada item novo doado também te confere alguma recompensa (na maioria das vezes em dinheiro).
Se você gosta de coisas personalizáveis, vai amar comprar novas roupinhas (entre outros itens importantes) no Sr. Kit. Com o tempo você vai poder também aprimorar a lojinha e ter mais opções de compras. Todas as peças de vestimenta que você adquire ficam guardadas em compartimentos especiais na Chaminha, e pode mudar de visual diariamente se assim desejar, variando cachecóis, máscaras, chapéus, camisas, conjuntos completos, entre outros.
Uma das coisas legais em Cozy Grove é que o jogo se passa em tempo real. Então você vai ver as diferentes estações do ano conforme elas acontecem de verdade no nosso mundo. Há coisas também que são liberadas diariamente, então quando os ursos falarem “Volte amanhã”, eles querem dizer pra voltar no dia seguinte MESMO. Me lembrou aqueles jogos antigos do Facebook, como Farmville, Colheita Feliz, entre outros, que tem essa mesma proposta de manter os jogadores voltando diariamente.
A própria distribuidora alerta que o jogo foi feito pra ser jogado de vinte a trinta minutos por dia durante um longo período, e dessa forma isso mantém seu interesse vivo pelo game, que sempre vai ter alguma novidade. É claro que, se quiser, você pode ficar pescando ou andando pela ilha em busca de montes de folha ou de galhos pra revirar e encontrar novos itens, mas vai chegar uma hora que vai ser apenas mais do mesmo, e consequentemente perder a graça. É recomendado seguir o conselho acima para que você possa aproveitar o jogo pelo máximo de tempo possível!
Tendo isso em vista, existem missões que podem demorar dias para serem completadas. Algumas vezes você vai encontrar itens cuja própria descrição informa que serão importantes no futuro, mas que talvez o urso que vai precisar deles nem tenha dado as caras ainda. Falando nisso, existe um urso que sempre pode te apontar a direção de itens difíceis de serem encontrados em troca de algumas moedas antigas. Nesse caso, se rodar Cozy Grove inteira à procura de algo e não obtiver sucesso, não hesite em pedir ajuda.
Os comandos são bem simples, mas é fácil de se confundir de vez em quando. Os quatro botões principais (x, quadrado, círculo e triângulo) são usados com muita frequência o tempo todo, para fazer diferentes coisas. Você vai queimar coisas na Chaminha, pegar itens, interagir com criaturas, alimentar e acariciar seus animais, posicionar mobília e outros objetos, entre diversas outras ações.
Tudo pode parecer extremamente simples no início, mas qual seria a graça se continuasse assim até o fim do jogo (se é que isso existe), não é mesmo? Conforme você vai avançando na história, novas ferramentas e novas possibilidades são liberadas, as missões ficam um pouquinho mais trabalhosas, com itens mais chatinhos de localizar, e a Chaminha passa a precisar de muito mais lenha espiritual. Dessa forma, pode ser que você passe alguns dias sem subir nenhum nível ou conseguir nenhum troféu, mas não se preocupe e nem desanime; é esse tipo de desafio que vai deixar o jogo mais interessante.
De qualquer forma, você não vai se perder: o jogo deixa sempre tudo bem à mostra, do seu inventário (à esquerda da tela) às missões ativas e seu progresso nelas (à direita). Sobre o inventário, uma coisa que gostei bastante foi que, pra usar algum item em missão, não é necessário tirá-lo da Chaminha e colocá-lo na sua mochila antes. Tudo bem, não é muito verossímil, mas facilita bastante a jogatina. =D
Falando em troféus, se existe um jogo fácil de ser platinado, é Cozy Grove. Mas veja bem, eu disse fácil, não rápido. Pra conseguir a desejada platina, você só precisa, basicamente, jogar. Os troféus envolver alimentar animais, colocar mobília, e árvores frutíferas, vasculhar montes de folha e de galhos, coletar itens, entre outros, então se mantiver esse ritmo de meia horinha por dia, em alguns meses consegue alcançar todos eles (já que também vai precisar jogar em cada uma das estações do ano pra isso).
Um ponto negativo de Cozy Grove é que ele trava de vez em quando, ficando até alguns segundos com a tela congelada em alguns momentos. Para o carregamento inicial de uma sessão, você precisa esperar uma eternidade para começar a jogar. Eu estava tão impressionado com isso que um dia resolvi cronometrar, e descobri que estava esperando sempre cerca de QUATRO MINUTOS. No que diz respeito a gráficos, cores e beleza, o game é impecável, mas nessa outra questão ele deixa a desejar e isso acaba sendo um pouco frustrante.
Jogo analisado no PS4 padrão com código fornecido pela The Quantum Astrophysicists Guild.
Veredito
Cozy Grove diverte e consegue te manter preso por bastante tempo, apesar de às vezes se mostrar pesado por conta de tantos detalhes. A infinidade de possibilidades dá a impressão de sempre haver algo novo a ser feito, e o jogo em tempo real pode te motivar a sempre voltar no dia seguinte para continuar a aventura. Por outro lado, alguns podem achar que, por este mesmo motivo, é um jogo lento (ou até mesmo repetitivo).
Veredict
Cozy Grove entertains and manages to keep you playing for a long time, despite sometimes being heavy because of so many details. The multitude of possibilities gives the impression that there is always something new to be done, and the game in real time can motivate you to always come back the next day to continue the adventure. On the other hand, some may find that, for the same reason, it is a slow (or even repetitive) game.