Chaves Kart

Chaves Kart é um daqueles títulos que tenta agradar pessoas de qualquer idade. Sejam adultos que cresceram vendo "Chaves" no SBT ou as crianças que acompanham o desenho. Porém, trata-se de um jogo de Kart fortemente inspirado em Mario Kart. Será que essa mistura de nostalgia com corrida dá certo?

A primeira coisa que você precisa saber sobre Chaves Kart é que é um título simples e com pouco conteúdo a oferecer. Apesar de ser um jogo físico (que chega em 17 de junho no Brasil) e custar menos que um lançamento normal (R$99,90), ele poderia ser facilmente confundido com um game da PSN.

Como já começamos a falar um pouco mal do jogo, vamos esclarecer os pontos negativos primeiro. Primeiramente temos os gráficos, que são muito simples – mesmo para o padrão "cel-shaded". Além do pouco conteúdo mencionado (há apenas 10 pistas), não existe um multiplayer online, apenas local para 4 jogadores.

Para compensar, o modo single-player é interessante e bastante variado, contendo dois modos distintos. O primeiro deles são os torneios: uma sequência de corridas que precisam ser vencidas e que você ganha pontos. Já o segundo são os desafios, que são justamente isso, ou seja, corridas com objetivos estabelecidos e que você precisa cumprir. Em outras palavras, a campanha single-player é relativamente variada.

Além dos torneios e desafios, Chaves Kart possui um modo "Corrida Livre". Nessa opção, que é aqui também onde encontramos o modo multiplayer, pode ser jogado qualquer tipo de corrida encontrada no título. Temos a "Corrida Normal", que é o que o próprio nome revela: uma corrida sem alterações em suas regras. "Contra o Relógio" obriga os jogadores a pegarem os tempos espalhados pela pista – quem durar mais pegando mais tempo, vence. "Sobrevivência" elimina o último colocado a cada 20 segundos – seja o único sobrevivente para vencer. "Resistência" coloca você em busca de 100 pontos (são explicados mais adiante), mas apenas o primeiro colocado ganha isso. "Pique-bandeira" coloca você e um parceiro tentando levar a bandeira para a linha de chegada – leve a bandeira ou proteja seu amigo. Por fim, o modo "Moedas" espalha diversas delas pela pista e o primeiro a coletar 100 vence.

Explicados os modos disponíveis, vamos à parte um pouco polêmica: a jogabilidade. Chaves Kart é mais um clone de Mario Kart em todos os aspectos. Temos itens (desde aviões de papel que funcionam como os cascos de tartaruga vermelhos até outros que tentam buscar inspiração própria, como o jornal e o travesseiro), o próprio veículo dos personagens e até mesmo a derrapagem é idêntica, ou seja, é preciso derrapar para receber um turbo e quanto mais você segura a derrapagem, mais potente é o seu turbo (existem três níveis).

Existem vários clones de Mario Kart no mercado, mas há títulos que se destacam pela sua excelência, como Sonic & All-Stars Racing Transformed. O problema de Chaves Kart nesse aspecto é que ele não tenta inovar ou ter algo chamativo que se diferencie de seu status de clone. Pelo contrário, ele faz pior: os cenários são cheios de itens (você raramente fica sem um) e a derrapagem não parece ser muito bem balanceada. Ou seja, Chaves Kart logo se torna enjoativo, principalmente jogando com amigos.

Chaves Kart possui alguns outros elementos ainda não mencionados aqui, como a pontuação nas corridas (toda ação que você faz, como as derrapagens ou uso de itens, gera pontos) que servem apenas para mostrar seu desempenho, e o botão de pulo que pode ser usado para passar por cima de seus oponentes. Como se pode imaginar, o jogo está todo em português do Brasil (exceto sua animação de abertura), inclusive com as dublagens do desenho.

O modo multiplayer de Chaves Kart, que deveria ser o coração do jogo, é entediante. As pistas limitadas e o desbalanceamento já mencionado favorecem esse fato. Outro problema sério do jogo é que ele é um pouco desafiador. Não necessariamente nas corridas, mas o jeito de controlar (o jogo força e pede que você derrape o tempo todo) pode não ser fácil para muitos. Não que isso seja algo ruim, principalmente para os jogadores veteranos, mas sabemos que esse jogo é voltado para um público mais casual, e Chaves Kart pode acabar frustrando muitas pessoas.

Veredito

No fim, Chaves Kart é um jogo divertido e vale por sua nostalgia. O modo single-player é surpreendentemente variado, mas seu gameplay é enjoativo e pode frustrar muitas pessoas, assim como seu multiplayer.

Jogo analisado com cópia física fornecida pela produtora.

Veredito

60

Fabricante:

Plataforma:

Gênero:

Distribuidora:

Lançamento:

Dublado:

Legendado:

Troféus:

Comprar na

Veredict

Artigo anterior
Próximo artigo