A Capcom já lançou inúmeras coletâneas no passado, como a própria Capcom Arcade Cabinet para o PS3 e Xbox 360. No entanto, Capcom Arcade Stadium aparenta ser uma das mais completas já lançadas pela companhia. Já disponível para o Switch há algum tempo, Capcom Arcade Stadium chega agora ao PS4, Xbox One e PC.
É difícil analisar Capcom Arcade Stadium pois não é um pacote convencional. Dependendo da quantidade de dinheiro que você está a fim de investir, sua experiência também será diferente. Explico: Capcom Arcade Stadium possui uma “versão base” que é inteiramente gratuita. Com ela, você tem acesso a 1943 – The Battle of Midway – sem custo adicional. Se for assinante PS Plus, também pode resgatar Ghosts ‘n Goblins. A partir disso, há outros três pacotes distintos de jogos.
Os três pacotes são separados por eras. Veja abaixo a lista completa:
Capcom Arcade Stadium Pack 1: Dawn of the Arcade (’84 – ’88)
- VULGUS
- PIRATE SHIP HIGEMARU
- 1942
- COMMANDO
- SECTION Z
- Tatakai No Banka
- LEGENDARY WINGS
- BIONIC COMMANDO
- FORGOTTEN WORLDS
- Ghouls ‘n Ghosts
Capcom Arcade Stadium Pack 2: Arcade Revolution (’89 – ’92)
- STRIDER
- DYNASTY WARS
- FINAL FIGHT
- 1941 – Counter Attack –
- Senjo no OkamiⅡ
- MEGA TWINS
- CARRIER AIR WING
- STREET FIGHTER II – The World Warrior –
- CAPTAIN COMMANDO
- VARTH – Operation Thunderstorm –
Capcom Arcade Stadium Pack 3: Arcade Evolution (’92 – ’01)
- WARRIORS OF FATE
- STREET FIGHTER II’ – Hyper Fighting –
- SUPER STREET FIGHTER II TURBO
- Powered Gear – Strategic Variant Armor Equipment –
- CYBERBOTS – FULLMETAL MADNESS –
- 19XX – The War Against Destiny –
- Battle Circuit
- Giga Wing
- 1944 – The Loop Master –
- Progear
Cada pacote custa R$ 61,90 na PS Store, sendo que é possível adquirir os três por R$ 169,90. Esse era meu ponto em relação a abrir a carteira: se dois ou mais jogos que despertam seu interesse estão em diferentes pacotes, ficará complicado escolher qual comprar. Não é possível adquirir os jogos individualmente, somente através desses pacotes citados.
Mas como funciona Capcom Arcade Stadium? Exatamente como uma coletânea moderna. Ao iniciar o jogo, há um menu bem bacana com todos os Arcades que você possui. Ao selecionar um deles, há diferentes opções de jogo: partir para o game convencional, aceitar um desafio por pontos (que coloca você em um ranking online) e um desafio especial, disponível apenas para alguns títulos, que oferece algo diferente. A diferença entre o jogo convencional e o desafio por pontos é que você não pode fazer coisas como retroceder (digamos que você morreu no jogo por alguma besteira – é possível voltar e evitar esse erro) ou mudar a velocidade do game. Há também pontos de saves que podem ser criados nos jogos. Ou seja, todas as opções “modernas” estão aqui presentes e não há do que reclamar.
Ainda sobre opções modernas, você pode alterar o filtro gráfico e a maneira de exibição. No caso de exibição, me refiro a ver uma imagem padrão 4:3 com duas artes na lateral ou ver como um gabinete de Arcade mesmo (exemplos nas imagens acima).
Apesar de possuir rankings online, Capcom Arcade Stadium não tem um multiplayer online. Nenhum de seus títulos pode ser jogado online, somente local. É um pouco depecionante, pois determinados jogos pedem por um online. É compreensível que oferecer online para todos eles seria algo impensável, mas os mais populares não ter online é um pouco triste.
Fora dos jogos em si, Capcom Arcade Stadium possui um perfil geral do jogador que registra coisas como horas jogadas, vezes que cada título foi iniciado e os CASPO (um sistema de pontos acumulados que serve para aumentar um rank de dedicação à coletânea, basicamente).
Capcom Arcade Stadium é uma aula de história da Capcom, oferecendo muitos títulos esquecidos pelo tempo ou ignorados pelo grande público, ao lado de alguns clássicos atemporais como Street Fighter II: The World Warrior. Mas a ausência de muitos Arcades da companhia é notável.
Street Fighter mesmo – só há três versões de SFII. Não há o primeiro jogo, nem nenhuma versão de SFIII, SF Alpha, EX e muito menos qualquer jogo da série Versus (compreensível esse último devido à Marvel ou SNK). Mas até entre os SFII há algumas ausências: Super Street Fighter II: The New Challengers não está presente, assim como SFII: Champion Edition. Não fazem muita falta (as versões superiores, SFII: Hyper Fighting e SSFII Turbo, estão na coletânea), mas é algo que acaba chamando a atenção.
Mas a lista de jogos que poderiam estar na coletânea é bem maior: jogos das séries Darkstalkers, Power Stone, Rival Schools; assim como Red Earth, Strider 2, Super Puzzle Fighter II Turbo… só para citar alguns. Muitos clássicos de Arcade da Capcom possuem copyrights envolvidos e dessa forma sua ausência é esperada. Mas os jogos mencionados ficaram de fora sem explicação, infelizmente.
Jogo analisado no PS5 com código fornecido pela Capcom.
Veredito
Capcom Arcade Stadium é uma boa coletânea e permite, de certa forma, escolher quais títulos deseja em diferentes pacotes. No entanto, a lista de jogos famosos que se encontram ausentes é notável e um multiplayer online também faz falta.
Veredict
Capcom Arcade Stadium is a good collection and allows you, in a way, to choose which titles you want in different packages. However, the list of famous games that are missing is remarkable and an online multiplayer is also lacking.