Um governo autoritário, uma população sem liberdade e uma guerra que tira a esperança de todos. Num país onde a opressão e o controle abusivo dos governantes sobre sua população ocorrem sempre, todos estão em risco e não há nada o que esconder.
Até poderia ser uma noticia da nossa atualidade, mas é um pequeno resumo sobre a premissa de Beholder, jogo da Warm Lamp Games que explora a vida de alguns cidadãos em um pequeno condomínio de apartamentos e seu recém designado senhorio, o qual, em nome do governo, deve estar atento a cada evento que acontece.
No papel de Carl Stein, o jogador assume a função de um pai de família que acaba de ser alocado como o responsável por um prédio e todos seus ocupantes. Chegando para substituir o antigo senhorio, Carl se vê forçado a trabalhar dentro das normas do governo para garantir sua segurança e de sua família, no caso sendo olhos e ouvidos do governo, espiando e repassando todas as informações de cada cidadão que ali reside.
O foco de Beholder é exatamente a busca e espionagem dos seus vizinhos e, principalmente, o que fazer com cada informação adquirida. Nesse ponto, começam as várias decisões que o jogador deverá tomar, já que cada escolha leva a caminhos diferentes que podem ter efeitos devastadores no fim do jogo.
Eventualmente, o governo libera novas leis, como a proibição de bebidas importadas. Utilizando câmeras disfarçadas de sensores de incêndio ou o bom e velho olho pela maçaneta da porta, Carl pode descobrir que um dos moradores está exatamente fazendo uso de algo que o governo proibiu. Agora em posse de informação valiosa, o jogador pode tomar diferentes escolhas, como denunciar diretamente para o ministério e até causar a prisão do indivíduo, utilizar de alguma forma a informação para beneficio próprio ou de outros moradores e até mesmo chantagear a pessoa em troca de dinheiro.
Sempre há escolhas morais envolvidas e esse claramente é o maior ponto positivo de Beholder. Estar envolvido em cada história e como isso pode influenciar a família de Carl faz o jogador pensar bastante no que fazer e em como tomar cada decisão do jogo.
Apesar dos vários personagens que aparecem durante o jogo, todos têm histórias pré-definidas, que possuem desfechos diferentes, mas em momento algum há eventos aleatórios, que possam conduzir o jogador a continuar jogando indefinidamente. A história de Carl tem início e fim, mas exatamente no fim, após vários desfechos, o jogo se torna vazio. Como há uma progressão por tempo, o fim se torna apenas um avançar do mesmo esperando o término da ultima missão de Carl, sem haver muita interação.
Beholder possui duas dificuldades, mas a única diferença é em questão ao dinheiro que é gasto para realizar as tarefas de Carl. Denunciar pessoas ao governo, seja criando um perfil do inquilino ou entregando-o por algo errado que ele cometeu, Carl ganhará recursos para cumprir suas necessidades e ajudar as pessoas, como comprar medicamento, por exemplo.
O visual do jogo apresenta muito estilo, abusando das cores pretas e brancas e com boas animações, o que acaba por ser sempre agradável aos olhos, tudo mesclado com uma jogabilidade direta e controles simples.
Em sua versão definitiva para o lançamento no Playstation 4, Beholder Complete Edition possui o DLC Sono da Felicidade, que acompanha a trajetória do senhorio antes de Carl, ao fugir do novo programa de eutanásia do governo, que força todos os cidadãos com 85 anos a se submeterem ao processo.
Nesse processo, o senhorio, que teve a idade erroneamente alterada para os 85 anos necessários para o processo, começa uma corrida contra o tempo para, de alguma forma, escapar do destino terrível. Junto com essa história, é possível acompanhar alguns inquilinos antes da chegada de Carl ao condomínio e descobrir um pouco mais do passado deles.
Em Beholder, tanto o jogo base quanto sua expansão não possuem muita variação no que propõem, mas oferecem uma forma atrativa de espionar seus vizinhos e tomar decisões importantes, que inclusive podem custar a vida dos personagens mais interessantes do jogo.
Veredito
Espionar seus vizinhos nunca foi tão divertido e prazeroso. Mesmo o jogo ficando vazio e monótono no seu fim, tomar decisões complicadas e sofrer com suas consequências fazem de Beholder Complete Edition uma ótima diversão.
Jogo analisado com código fornecido pela Warm Lamp Games.
Veredito
Veredict
Spying on your neighbors has never been so fun and enjoyable. Even though the game gets empty and monotonous at its end, taking complicated decisions and suffering with its consequences turn Beholder Complete Edition into great fun.