Backfirewall_ – Review

Nos tempos modernos, é praticamente impossível encontrar alguém que não seja refém de seu smartphone. Esta revolucionária tecnologia chegou para mudar nossas vidas e acabou se tornando fundamental no nosso dia-a-dia, estando presente em nossas atividades de trabalho, lazer e até mesmo de interação social. As vezes ficamos tão dependentes desse pequeno aparelho que uma simples atualização de sistema pode se tornar um transtorno, não é?! Em Backfirewall_ essa questão é tratada da perspectiva de dentro do smartphone, onde você assumirá o papel de um aplicativo assistente de atualização de nome Elizabeth, responsável pelo protocolo de substituição de um sistema operacional obsoleto.

Logo no início do jogo somos apresentados ao sistema operacional atual, também conhecido como SO9. É ele quem dita as regras por aqui e que, em um ato de rebeldia, decide se opor à atualização do sistema. Para colocar esse plano em prática, SO9 faz à Elizabeth uma revelação que a deixa em meio a um impasse: a atualização não apenas apagará em definitivo o sistema operacional atual, mas também a auxiliar de atualização. Diante dessa ameaça de extinção, cabe a Elizabeth tentar manipular o smartphone para evitar sua atualização. A princípio essa parece ser a melhor alternativa mas, ao avançar pela história, fica cada vez mais evidente o quão catastrófica é a situação atual do aparelho e de suas funções. Isso nos permite deduzir que o SO9 já vinha interferindo na atualização do sistema há um bom tempo. Diante disso, Elizabeth passa a conviver com o dilema entre atualizar ou não o sistema, e como essa decisão pode afetar os habitantes do smartphone.

Backfirewall(1)

A campanha pode durar por volta de cinco horas, e durante seu progresso você passará pelas várias áreas que compõem o smartphone como, por exemplo, a lixeira, o sistema de som, a memória RAM, a antena, dentre tantas outras. A ambientação é um destaque positivo e retrata de maneira muito divertida a ideia de como seria a vida dentro de um smartphone, algo similar ao que encontramos em filmes clássicos da Disney Pixar. A maior parte do jogo acontece em cenários apresentados em cores vivas e que contam com diversas informações adicionais para engrandecer ainda mais os detalhes do mundo. Algumas transições entre os cenários são feitas em corredores escuros e apertados, mas isso ocorre de forma intercalada, não afetando em nada a experiência.

Backfirewall(7)

A trilha sonora de Backfirewall­_ é boa e segue uma linha mais voltada para a música eletrônica, se alinhando muito bem com a temática tecnológica do jogo. Parte dos diálogos é feita apenas por texto, mas os personagens principais contam com diálogo por voz. A dublagem original é excelente, com o maior destaque ficando para o intérprete do SO9, que será responsável por ser uma espécie de guia em sua jornada. Pesa como um destaque negativo o fato de Elizabeth ser uma protagonista muda, o que não se justifica nesse caso, já que não há nenhum tipo de limitação como num sistema de criação de personagens, por exemplo.

Os personagens em Backfirewall­_ são apresentados na forma de aplicativos e processos do celular, sendo que todos os personagens, por mais simples que sejam, possuem sua própria história e seus problemas. Interagir com os personagens resultará em atividades secundárias, opções de diálogos e até em momentos de descontração, gerando inclusive consequências para a conclusão do jogo. Isso faz com que cada atividade tenha um certo grau de importância e contribui para que você se sinta apegado ao mundo de Backfirewall_ e seus habitantes.

Backfirewall(6)

Ao final da campanha você verá, através de um resumo, a conclusão da história de cada personagem. Isso adiciona ao jogo um bom fator replay, caso queira alcançar o melhor final possível. Para os caçadores de platina, Backfirewall­_ possui uma lista bem interessante, com vários troféus de atividades secundárias, miscelânea, coletáveis e possibilidades de finais, sendo necessário finalizar o jogo mais de uma vez para conquistar a platina, oferecendo bastante conteúdo para quem quiser aproveitar o jogo por mais tempo.

Um detalhe considerável é o fato de que, felizmente, Backfirewall_ é totalmente legendado em português brasileiro. Por ser tratar de um jogo onde a maioria das informações vem em forma de textos, isso contribui para engrandecer ainda mais toda a experiência.

No quesito gameplay, Backfirewall_ pode ser classificado como um jogo de aventura em primeira pessoa, mas que possui uma jobabilidade bem casual. O gameplay consiste basicamente em explorar os cenários, interagir com os personagens e resolver quebra-cabeças para gerar erros no sistema e avançar para a próxima área. Há também um pouco de stealth e plataforma em algumas partes, mas essas sessões são bem simples e não oferecem um grande desafio.

Backfirewall(5)

Os quebra-cabeças são inteligentes e a maioria de suas soluções está sempre atrelada ao uso das quatro ferramentas básicas disponíveis, que aparecem como códigos de trapaça concedidos pelo SO9. Com essas ferramentas você poderá mudar a cor de alguns itens, apagá-los, duplicá-los e invertê-los. Parte da solução dos quebra-cabeças também se dará através da interação com os personagens e com objetos do cenário, sendo que em nenhum momento os quebra-cabeças se mostraram repetitivos, tampouco muito fáceis ou difíceis, ficando na medida certa para oferecer um bom desafio sem se tornarem cansativos. Ainda assim, na hipótese de ficar preso em alguma área específica, o jogo conta com um mecanismo que fornece dicas para ajudá-lo na solução dos quebra-cabeças. Isso torna Backfirewall_ uma experiência que pode agradar não apenas aos amantes desse estilo de jogo, mas também aos que quiserem aproveitar a história sem perder muito tempo para finalizá-la.

A jogabilidade de Backfirewall_ pode ser resumida em chegar a uma sala, resolver uma série de quebra-cabeças, avançar para a próxima sala, e assim por diante. Mas, por mais casual e entediante que isso possa parecer, Backfirewall_ definitivamente não deve ser taxado como um simulador de caminhada. Com diversos colecionáveis e atividades secundárias espalhadas pelos cenários, a ambientação do jogo contribui para amenizar esses momentos e torna sua exploração muito gratificante. Os colecionáveis são divididos dentre algumas categorias, como bugs, cookies e mensagens de texto, sendo que essas mensagens, quando encontradas, vão oferecer informações importantes sobre o usuário do celular, revelando um pouco mais de sua história e de suas intenções.

Backfirewall(4)

Durante minha experiência com o Backfirewall_ notei pequenas quedas na taxa de quadros por segundo, mas foram muito sutis e apenas em alguns momentos de transição, não sendo prejudicial ao desempenho do jogo. Também não encontrei maiores bugs ao longo de minha trajetória pela campanha, o que me leva a concluir que, no geral, Backfirewall_ possui uma performance muito agradável.

Com tantos jogos chegando ao mercado nesse início de ano, Backfirewall_ talvez passe desapercebido para a maioria dos gamers. Particularmente considero isso um desperdício, pois Backfirewall_ é um jogo muito criativo, que conta com uma ambientação única e que faz uso de uma abordagem divertida para tratar de temas corriqueiros do nosso cotidiano. A jogabilidade pode ser considerada por muitos como casual demais, mas explorar esse mundo e fazer parte de sua história é o suficiente para garantir uma experiência muito agradável.

Jogo analisado no PS5 com o código fornecido pela All In! Games.

Veredito

Com uma boa exploração, quebra-cabeças criativos e muito bom humor, Backfirewall_ é um ótimo jogo, que faz uso de uma ambientação divertida para tratar de temas do nosso dia-a-dia, em um mundo onde estamos constantemente dependendo da tecnologia.

84

Backfirewall_

Fabricante: Naraven Games

Plataforma: PS4 / PS5

Gênero: Aventura

Distribuidora: All In! Games

Lançamento: 30/01/2023

Dublado: Não

Legendado: Sim

Troféus: Sim (Inclusive Platina)

Comprar na

Veredict

With good exploration, creative puzzles and a lot of good humor, Backfirewall_ is a great game, which makes use of a fun setting to deal with themes of our daily life, in a world where we are constantly depending on technology.