Assetto Corsa Competizione – Review

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

Assetto Corsa Competizione é um título com um objetivo e um público extremamente bem definido: Proporcionar uma experiência autêntica da GT World Challenge para fãs de simuladores de corrida. Devo ressaltar que minha experiência no subgênero de simulação de corrida é a de um iniciante e foram poucos os títulos que me aproximei que forneciam um nível de realismo semelhante ao de Assetto Corsa.

Observando o pacote oferecido inicialmente temos seus modos básicos e presentes na maioria dos jogos: Campeonato, carreira, eventos especiais e corridas para um ou múltiplos jogadores. O modo Campeonato é uma série de eventos que possuem várias opções de customização para o jogador, optando se gostaria de eventos mais longos ou curtos, com ou sem treinos e classificatórias, nível de dificuldade, entre outros. O modo eventos especiais são eventos temporários online que vão mudando com o tempo. É um modo interessante de expandir a vida útil do título para os jogadores mais dedicados.  

O modo carreira foi o principal foco de minha experiência e também por onde iniciei o jogo. Ao iniciar o modo, o jogador é colocado para realizar algumas voltas introdutórias e assim ir se acostumando com a jogabilidade. Vale ressaltar que todo meu tempo de jogo foi com o volante G29 e que o título possui configurações padrão para esse modelo. 

Minha primeira experiência com as voltas introdutórias foi interessante. É bastante divertido ter o controle de um carro incrivelmente veloz e a sensação proporcionada pelo volante faz com que a experiência seja melhor ainda. Em contrapartida, e por culpa minha, também foi uma experiência bastante árdua com giros, saídas de pista e muitos erros típicos de um novato. O título pede simplesmente que o jogador tente trazer o carro inteiro após algumas voltas, mas só isso já foi um desafio por si só. 

Em minhas primeiras tentativas, foi necessário realizar alguns ajustes nas configurações de volante, pois estava trepidando demais. O controle dos veículos já é bastante desafiador por padrão, portanto, não era algo que poderia ser simplesmente ignorado. Em seguida, minhas tentativas focaram em completar voltas sem fazer o carro rodar, pois uma aceleração exagerada no momento errado pode levar ao descontrole imediato. Por meio de muitas tentativas, gradativamente o jogador aprende os pontos de freio e aceleração para conseguir manter o controle do carro. Até esse ponto chegar, o jogador já deve ter se familiarizado com a pista quase que em sua completude. 

Diga-se de passagem que o jogo em si não fornece nenhum suporte que seja ao jogador que está iniciando. Configurações de volante ? Procure na internet. Dicas sobre frenagem e aceleração ? Procure na internet. Customização do veículo ? Existe e é extremamente bem detalhada, mas procure os conhecimentos na internet. É definitivamente um título para os amantes e conhecedores de automobilismo e, ao mesmo tempo, um que tem uma enorme barreira de entrada e que faz muito pouco em introduzir o gênero a um novo público. Mesmo GT Sport (ainda não joguei GT 7) tinha seus vídeos e modos mais fáceis para introduzir um completo iniciante à experiência de um simulador. 

A experiência de Assetto Corsa, portanto, está intimamente ligada à dedicação do jogador em aprender e se familiarizar com todo o estilo de corrida da GT World Championship. Não é algo que um novato vai conseguir dominar ou sequer se adaptar com poucas horas, mas um esforço contínuo de entender todas as diferentes partes que compõem suas competições: Os carros, configurações, pistas, climas, pontos de frenagem e aceleração e muito mais. Quanto melhor seu conhecimento e sua execução, mais milissegundos você consegue retirar de seu tempo total correndo e mesmo com poucas corridas foi um avanço perceptível até para mim. É francamente um título que provavelmente me levaria meses para chegar a um nível adequado de habilidade e isso com ajuda de muito material externo ao jogo. Jogadores dedicados e mais experientes provavelmente terão seu foco nos modos online e em gradativamente ir melhorando seus tempos de maneira bastante dedicada por meses e talvez anos. 

Jogo analisado no PS5 com código fornecido pela 505 Games.

Veredito

Como iniciante, Assetto Corsa Competizione tem uma barreira de entrada bastante alta que me levaria muito tempo e dedicação até explorar tudo que o título tem a oferecer. É certamente uma experiência interessante de tentar controlar um carro incrivelmente veloz e ir, gradativamente, retirando milissegundos de cada volta e buscar um tempo cada vez melhor. Para entusiastas, é certamente uma recomendação válida, mas para iniciantes no gênero acredito que há muito a ser feito para que este se torne um título receptivo.

75
Assetto Corsa Competizione
Fabricante: Kunos Simulazioni
Plataforma: PS4 / PS5
Gênero: Corrida / Simulador
Distribuidora: 505 Games
Lançamento: 24/02/2022
Dublado: Não
Legendado: Sim
Troféus: Sim (inclusive Platina)
Comprar na

As a beginner, Assetto Corsa Competizione has such a high barrier of entry that it would take me a lot of time and dedication to explore everything the title has to offer. It’s certainly an interesting experience of trying to control an incredibly fast car and going, gradually, taking milliseconds off each lap and trying to get a better time. For enthusiasts, it’s certainly a valid recommendation, but for newbies to the genre I believe there is a lot to be done for this to become a receptive title.