Análise – WWE 2K19

É inegável que a transição dos jogos da WWE da falecida THQ para a 2K Games foi conturbada. Enquanto a série se movia mais e mais em direção a uma simulação mais real da luta livre, mais o gameplay se mostrava engessado, com uma engine ultrapassada, sendo cada vez menos divertido, principalmente para uma companhia que gosta tanto de usar o termo “sports entertainment”. WWE 2K19 é um passo na direção correta, resolvendo boa parte dos maiores problemas que o jogo anterior possuía e estabelecendo a fundação para as próximas edições.

A estrutura básica de comandos e ações continua a mesma, com os botões de face servindo para ataques, agarrões, arremessar o adversário através do ringue e para os finishers e signature moves, com outras ações especiais e modificadores mapeados para os gatilhos, analógico direito e direcionais. Quem já jogou algum dos outros jogos da 2K vai se sentir em casa e mesmo que para os novatos possa parecer muita coisa para se aprender, você logo começa a pegar o básico para se divertir com seus amigos, sendo mais fácil do que o Fire Pro Wrestling World, por exemplo.

Entretanto, existem algumas notórias diferenças dentro do ringue. O ritmo do jogo como um todo parece mais acelerado, com os ataques tendo mais impacto e sendo executados de uma maneira mais próxima do que se veria na WWE. Os minigames de submissão e hold continuam os mesmos, mas boa parte dos tipos especiais de partidas, como Cage Matches ou Battle Royals foram alterados e se encaixam melhor no ritmo das lutas do que antes. Além disso, foram adicionadas duas novas mecânicas: overcharge e payback, através das quais é possível usar vários bônus para ganhar vantagens na luta (como ganhar reversals e finishers ou invocar um amigo para interferir, usar um golpe baixo, etc).

img 01

Essas alterações fazem com que as lutas em si sejam muito mais divertidas do que antes (inclusive pela reestruturação do sistema de pontuação delas), levando a uma experiência no geral muito melhor, por mais que ainda persistam alguns sérios problemas com animações e a maneira como elas se encaixam, não sendo raro ver os lutadores deslizando pelo ringue para que as ordens se encaixem como previsto ou o jogo interpretando uma ação sua de maneira diferente e você atacando o ar, sendo a correção desses problemas a grande necessidade da série futuramente (algo similar ao que a própria 2K fez com NBA 2K nos últimos dois anos).

É claro que por mais divertidos que os sistemas sejam, quando o jogador adquire um produto licenciado da maior companhia de luta livre do mundo uma das grandes exigências é que o elenco esteja a par do que se vê de segunda à quarta ou nos sábados e domingos de pay-per-view e esse é um dos grandes fatores aqui. Com absurdos 252 lutadores, entre membros ativos do elenco e estrelas do passado, basicamente todas as grandes estrelas estão aqui, salvo por algumas notórias exceções que, se em parte vão ser minimizadas com os futuros DLCs (a chegada de Ricochet, dos War Raiders e outros já foi confirmada), ainda existem personagens fundamentais que ficaram de fora dessa edição (a falta do atual campeão do NXT, Tommaso Ciampa e outros que estavam na edição passada como Nikki Cross The Brian Kendrick e Mick Foley é especialmente notável).

img 03

Felizmente, é possível minimizar essa ausência através de duas das mais importantes ferramentas da série: a extensiva ferramenta de criação e a possibilidade de baixar as criações de outros jogadores. Isso te permite não só adicionar lutadores criados por outros jogadores (e nisso você vai achar de tudo, desde super-heróis a personagens de filmes, lutadores de outras companhias e as mencionadas ausências do elenco da WWE), mas arenas, move-sets, títulos, logos de PPVs ou promoções… Enfim, todo um universo de criações para personalizar cada detalhe do seu jogo, sendo possível, inclusive, utilizá-las online ou desativar a utilização delas por outros jogadores para ter lutas mais justas.

Todas essas criações podem ser utilizadas em outras das grandes qualidades do WWE 2K19 que é o grande volume de modos de jogo. Além dos óbvios modos de luta rápida e online, com toda a variedade de tipos de luta que se pode imaginar, das já citadas Cage Match e Battle Royal, até os icônicos Elimination Chamber, TLC Royal Rumble e Hell In A Cell, passando por todas as variações de lutas de singles e tag-matches, nada ficou de fora. Além disso, não só temos a volta do Universe e MyPlayer da edição passada, como vemos a reintrodução do Showcase Mode e a grande novidade que é o modo 2K Towers.

img 04

Universe é o já esperado modo de gerenciamento da WWE, onde você pode não só ditar os rumos dos quatro principais programas da promoção, RAW, SmackDown Live, NXT e 205 Live, mas também criar novos, cancelar os antigos e tudo mais. Lá você não só assumir o controle dos lutadores ou simular as lutas, mas definir as rivalidades, criar ou alterar equipes, definir quem assumirá cada título e tudo que o promotor de luta livre tem que administrar. É um modo bastante robusto e é bem possível passar todo o ano até o lançamento da próxima versão só com ele.

Se o seu foco não é esse, você poderá se satisfazer com o retorno do modo Showcase, onde o jogador assume o controle da carreira de Daniel Bryan, um dos melhores lutadores da história da promoção, passando por 11 das principais lutas da carreira dele, tudo com comentários do próprio. É um modo bastante divertido, se um pouco curto (algo entre 3 e 4 horas), em especial por ser sobre uma das carreiras mais incríveis e com mais altos e baixos da WWE.

img 02

O modo single-player mais longo e consideravelmente mais fantástico é o MyCareer do MyPlayer. Com 14 capítulos, a história leva o seu próprio lutador criado de uma promoção independente até o topo da WWE, passando por uma série de plot twists que vão de traições e alianças normais até a total imersão no lado mais bizarro e louco que a luta livre tem a oferecer, de universos paralelos a criaturas místicas e zumbis, ele realmente abraça tudo de mais maluco e divertido que o estilo tem a oferecer.

A evolução de personagem foi completamente reformulada do jogo anterior para esse. Ao invés de comprar melhorias de estatística usando Virtual Currency, o jogador ganha pontos de experiência tanto no MyCareer quanto no Road to Glory (o modo online onde o seu lutador enfrenta participa de diferentes lutas para se classificar para o PPV do mês) e no MyPlayer Towers, ganhando Style Points para serem usados em uma de duas árvores de habilidade: uma geral do estilo escolhido (cruiser, giant, powerhouse, technician ou striker) e uma dos vários sub-estilos disponíveis (cada estilo possui duas variações, como por exemplo cruiser tem uma variação para luchador e technician cruiser, powerhouse tem beast e hero, etc). Cada nodo do estilo escolhido destrava melhorias de estatísticas ou novas habilidades, incluindo pontos para serem usados na terceira árvore onde é possível comprar novos overcharges.

img 05

Por fim, temos o modo 2K Towers que funciona exatamente como as torres de Mortal Kombat X. O jogador participa de uma série de lutas em torres com diferentes temas, seja com regras específicas, determinados tipos de lutadores ou outras variações, com várias premiações a medida que se termina cada uma delas. Existem dois tipos principais de torres, as Steps Towers, que podem ser terminadas pouco a pouco, e as Gauntlet Towers, que precisam ser concluídas de uma vez só. A quantidade de lutas e VC ganhos em cada torre varia e é possível lutar com qualquer um dos lutadores do elenco. Há também as MyPlayer Towers que funcionam da mesma maneira, sendo que os bônus são diferentes, inclusive com torres diárias especiais, o que estende bastante a duração do jogo.

Provavelmente o grande problema que os jogos da 2K costumam ter é o excesso de microtransações, algo que felizmente não é tão presente em WWE 2K19 como era nas edições anteriores. Enquanto é possível usar VC para comprar itens cosméticos específicos para equipar em seu lutador (e saia bastante caro), o mais prático é usar os pontos ganhos nos vários modos single-player para usar loot packs e ir liberando através deles itens, boosts, golpes e tudo que é possível se usar para equipar. Além disso, VC só é utilizado para desbloquear novos lutadores, arenas e coisas do tipo, não havendo um momento sequer em que o jogador se sinta instigado a gastar mais dinheiro.

img 06

Por fim, o último detalhe que precisa ser mencionado é a performance do jogo. A maioria dos modelos é bastante parecida com os lutadores de verdade e o jogo roda muito bem dentro das arenas (inclusive online), com os únicos problemas sendo a já mencionada estrutura das animações. No entanto, algumas texturas, em especial das barbas, e a forma como alguns itens visuais aparentam, principalmente quando equipados em personagens criados, e mesmo ambientes especiais desenhados para o MyCareer e modelos de lutadores deixam bastante a desejar.

Em geral, WWE 2K19 é um dos melhores jogos baseados na maior promoção de luta livre do mundo. A atmosfera e a ação dentro do ringue é o melhor que a série já teve desde que a 2K assumiu o controle e várias adições, incluindo os vários filtros disponíveis, e mudanças foram feitas para garantir que o jogador tenha o que fazer por muito tempo, principalmente se você for fã da WWE.

img 07

Veredito

WWE 2K19 é o melhor jogo de luta livre da 2K nos últimos anos, com várias boas mudanças em comparação aos jogos anteriores e com uma assombrosa quantidade de conteúdo. A história do modo MyCareer, Showcase e as 2K Towers entregam conteúdo que, combinado com a ação dentro do ringue, diverte por muito tempo, principalmente para os fãs da promoção.

Jogo analisado no PS4 base com cópia digital fornecido pela 2K Games.

Veredito

82

Fabricante:

Plataforma:

Gênero:

Distribuidora:

Lançamento:

Dublado:

Legendado:

Troféus:

Comprar na

Veredict

WWE 2K19 is 2K’s best wrestling game in the last few years, with many good changes in comparison to prior games with an astounding amount of content. MyCareer mode’s story, the Showcase mode and 2K Towers deliver a lot of content that, with the great in-ring action, entertains for a long time, specially for the promotion’s fans.