Jogos baseados em filmes (e vice-versa) já foi tema do podcast oficial do PSX Brasil. Nele, levantamos algumas questões que são de extrema importância, como o gameplay, história e as mecânicas em geral. Em The LEGO Movie 2 – Videogame, todos esses tópicos são abordados da forma mais clara possível.
Embora existam diversas versões de jogos das pequenas peças, todas possuem algo em comum: o mais do mesmo. Para entender melhor o que se passa no universo de The LEGO Movie 2 (baseado no filme de mesmo nome), leia nossa análise e saiba porque é preciso dar um tempo nesses pequenos construtores.
A história do jogo segue a mesma do filme. Você está em um ambiente pós-apocalíptico chamado de Apocalypseburg, que é invadido por aliens fofos e coloridos. Sua missão é destruí-los e encontrar um novo lar para abrigar a população daquele lugar árido e deserto que é o seu planeta natal. Além disso, será preciso encontrar seus amigos que estão perdidos pela galáxia.
Para ter sucesso em salvar a galáxia e levar as pessoas em segurança para o planeta vizinho, será preciso dar uma de arquiteto e montar coisas. Os personagens principais são Emmet e Lucy, e eles precisarão de um espírito criativo para construir casas, naves, prédios e até mesmo veículos para atravessar os mapas.
Neste novo planeta chamado Syspocalypstar, será preciso encontrar os melhores lugares para construir as casas e lojas. Porém, isso só será possível se você tiver a planta dessas construções, que devem ser adquiridas através das relíquias azuis, douradas ou compradas nas lojas ao redor da galáxia. Quanto mais prédios houver no seu novo lar, mais pessoas se sentirão motivadas a se mudarem.
Embora haja dois personagens de destaque na história, eles não precisarão necessariamente de 100% da sua atenção. Há outras dezenas de bonecos lego desbloqueáveis que podem ser comprados nas lojas ou adquiridos através das relíquias roxas e douradas. Após obter um novo membro para o grupo, suas partes ficam disponíveis na aba de customização, permitindo que você as utilize em outros cidadãos.
E já que estamos falando em customização, é bom deixar claro que não há nada de especial nos personagens. Ao contrário dos jogos de super heróis da série, The LEGO Movie 2 – Videogame trata de pessoas “comuns”. Não há habilidades especiais ou qualquer outra coisa relevante, apenas a vontade de mudar para não ficar sempre com o mesmo protagonista.
Para compensar a falta de poderes especiais próprios, The LEGO Movie 2 – Videogame traz centenas de itens para serem utilizados durante a campanha. Eles podem ser encontrados nos cenários ou adquiridos através das relíquias verdes, vermelhas e douradas. Caso você seja do tipo que adora um Easter Egg, saiba que o título possui diversas referências ao mundo da DC, trazendo o Laço da Verdade da Mulher Maravilha e o anel do Lanterna Verde como armas, por exemplo.
Com o uso do binóculos, é possível escanear os itens dos cenários, permitindo que os mesmos sejam construídos posteriormente. Porém, há um ponto bem chato nessa tarefa, que é o de escanear o mesmo objeto diversas vezes. Em determinados momentos, o jogo pede para você analisar o mesmo tipo de árvore, por exemplo, distinguindo-as apenas como “árvore 1” e “árvore 2”. Caso queira completar 100% dessa pesquisa, será preciso investir muita paciência.
Além dos itens conquistados através das relíquias, há aqueles que são obtidos durante as quests principais. Esses objetos servem para ultrapassar alguma barreira obrigatória, porém, também podem ser usados em planetas onde determinadas Master Pieces estavam inacessíveis no início da aventura.
Se até o momento você achou que a história de The LEGO Movie 2 – Videogame é fraca e boba, então achou certo. Mesmo os fãs da saga podem achar tedioso ao longo do tempo, principalmente pela falta de criatividade. Enfiar diversos personagens sem nada de especial, apenas para fazer volume, não é a melhor das escolhas.
A jogabilidade de LEGO costuma ser intuitiva, porém, The LEGO Movie 2 consegue frustrar o mais paciente dos jogadores. Ela é um pouco travada e lenta, indo contra sua vontade em determinados momentos. Durante o combate (que é extremamente simples) com arco-e-flecha, por exemplo, seu personagem fica atirando em direções aleatórias, mesmo quando se está bem próximo do inimigo. Esse tipo de erro é tão bobo que chega a ser inacreditável.
Outro problema que pode te atormentar durante o gameplay é a câmera. Embora tenha uma resposta um tanto quanto rápida, ela consegue ser burra às vezes, ignorando completamente os seus comandos. Então acostume-se, pois não será raro ficar preso entre cristais indestrutíveis por culpa dela.
A série LEGO sempre é indicada para crianças ou fãs da saga, principalmente pelo fato de ser dublado e legendado para o nosso idioma. No entanto, esse título deixa muito a desejar para o público mais velho: movimentação travada, longos loadings, diálogos sem graça e personagens fracos, são apenas alguns dos motivos pelos quais não se pode esperar muito do novo jogo da TT Games.
Jogo analisado no PS4 padrão com código fornecido pela Warner Bros. Interactive
Veredito
A série LEGO costuma ser muito divertida e engraçada. Porém, The LEGO Movie 2 – Videogame deixou tudo isso de lado apenas para se aproveitar do lançamento do filme.
Veredict
The LEGO series usually is an enjoyable game to play. However, The LEGO Movie 2 – Videogame left all the charisma behind just to take advantage of the movie premiere.