Análise – Tetris Effect

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

“Apenas Tetris“. Quem ainda não conferiu o novo jogo pode até desconfiar, mas Tetris Effect é uma experiência que vale cada segundo.

Tetris todo mundo já sabe como funciona: Tetriminos caindo (sim, os bloquinhos com os formatos tradicionais chamam assim), fazer uma linha, ganhar pontos e não alcançar o topo… Este novo jogo promete uma experiência inédita, casando gráfico com a trilha sonora. Cada bloco que surge faz um som, cada ação na peça faz um novo ruído ou voz, e tudo combina com a música de fundo. O background fica interativo e brilhante. Combina tão bem que isso o faz jogar ainda melhor, e a imersão deixa o jogo cada nível mais interessante.

 width=

Tetris Effect ficou 6 anos em produção para ser o que é hoje. Um medidor chamado ‘zone’ foi adicionado, e agora é possível fazer um ultimatris (todas as linhas completas).  Também não existe mais game over clássico: se não deu certo, você pode tentar de novo quantas vezes quiser de onde parou.

 width=

Tetris Effect tem os seguintes modos:

  • Journey Mode (modo jornada): modo de campanha principal, no qual você vai liberando as diferentes fases e cenários. Pode ser feito em qualquer dificuldade a qualquer momento.
  • Effect Mode(s): são desafios variados, como um modo ultrarápido, livre infinito, modo contra o relógio, modo mistério com um leque de adversidades surgem aleatoriamente, tais como ponta cabeça, reverso, blocos aleatórios, zonas proibidas, apenas um tipo de bloco, entre outros.

 width=

Como todo puzzle, tem sua dificuldade: os blocos começam a cair mais rápido, e fica cada vez mais complicado fazer linhas. O jogo inspira a seguir o ritmo da música, facilitando o desenvolvimento. O fundo psicodélico chega a ser engraçado de tão aleatório, os tetriminos estão constantemente mudando de formato e cor, tornando cada nível único e desafiador. Também pode ser jogado com o PlayStation VR, o que oferece uma imersão singular.

 width=

Ainda é possível acompanhar seu avatar na órbita da Terra e visualizar demais jogadores circulando. É uma viagem sem igual.

Veredito

De golfinhos saltitantes à índios e balões; de house/techno, dubstep ao jazz, Tetris Effect promete uma experiência imersiva e intuitiva. Quem não gostava do Tetris antigo, agora tem todos os motivos para redescobrir um clássico dos videogames. Mais do que recomendado jogar com um bom sistema de som ou fones de ouvido. “Until the next trip!

Jogo analisado no PS4 padrão com código fornecido pela Enhance Games.

Veredito

88

Fabricante:
Plataforma:
Gênero:
Distribuidora:
Lançamento:
Dublado:
Legendado:
Troféus:
Comprar na

From jumping dolphins to indians and balloons; from house/techno and dubstep to jazz, Tetris Effect promises an immersive and intuitive experience. If you didn’t like the old Tetris, now you’ve got every reason to rediscover this video game classic. It’s beyond recommended to play with a good sound system or headphone. “Until the next trip!”