Logo após o lançamento da versão remasterizada de of Crash Bandicoot N. Sane Trilogy, muitos jogadores saudosistas especularam sobre um possível retorno do dragãozinho roxo. As indagações confirmaram-se e no dia 15 de abril de 2018 o esperado anúncio aconteceu.
De lá para cá, algumas imagens e detalhes foram mostrados e comentados, porém a desenvolvedora preferiu por uma abordagem mais discreta do game. Já de antemão confirmamos: Spyro Reignited Trilogy traz o saudosismo dos jogos originais (lançados de 1998 a 2000).
O mundo de Spyro é relativamente simples e sua trama não aprofunda-se em nuances de enredo. Esse aspecto não é em si um ponto negativo, mas vale ressaltar a perda de oportunidade aqui por parte da Activision em esmiuçar a trama. Por esse motivo o jogo não perde tempo e Spyro logo começa sua aventura através dos mundos.
É desnecessário falar o quão agradável os cenários e cores dos mundos de Spyro são. Todos foram retrabalhados digitalmente e explorá-los torna-se uma tarefa prazerosa em pouco tempo. Buscar por pedras preciosas nunca foi tão viciante.
Ao evidenciar o detalhe da busca das jóias no jogo vale um adendo: o ato de adquiri-las se torna repetitivo. Isso se deve à falta de desafios ou ainda obstáculos mais complexos. Caso o jogo apresentasse áreas secretas mais desafiadoras, o game geraria automaticamente dificuldades elevadas e mais interesse nos jogadores que gostam de troféus, por exemplo. Muitos deles são adquiridos apenas por avançar através dos cenários.
Uma informação que gerou certa polêmica é o tamanho do jogo. Ao comprá-lo em mídia física, o jogador apenas receberá Spyro The Dragon, primeiro game da série. Spyro 2: Ripto’s Rage! e Spyro: Year of the Dragon devem ser baixados através da internet. Outro detalhe que deve ser mencionado é o tamanho: enquanto a versão física possui 31,39 GB, a versão completa (três jogos) possui 67,6 GB.
Como mencionado anteriormente, o jogo traz comandos simples e fáceis de serem assimilados. Inimigos por vezes devem ser derrotados com fogo, em outros momentos uma boa investida com os chifres de Spyro dão conta do recado. Alguns mundos exigem mais da lógica do jogador para derrotar os inimigos ou acessar áreas secretas e coletar itens preciosos. Infelizmente esses mundos são poucos, mas nem por isso deixam de serem divertidos no momento da exploração.
É bem comum e compreensiva a comparação com Crash Bandicoot N. Sane Trilogy. Ambos fizeram história ao aprofundar o gênero plataforma nos games e explorar ambientes maiores e mais amplos. Porém, enquanto o Marsupial e seu jogo geram desafios (e frustrações pela dificuldade), o dragão roxo preza pela simplicidade e facilidade.
O jogo não apresenta legendas em português, contudo a dublagem foi muito bem realizada. Ela dá vida e carisma para cada um dos dragões (e não são poucos). Spyro não é um personagem exatamente falante, mas quando a fala acontece ela é muito bem introduzida e enquadrada com a cena e suas expressões.
Finalizando, Spyro é um deleite para os saudosistas de plantão! Além de ser um game leve e divertido para toda a família. O preço salgado por conta de seu lançamento não chama muito a atenção, mas com certeza adquiri-lo em uma promoção vale todo o investimento.
Veredito
Spyro Reignited Trilogy apoia-se na certeira nostalgia de suas cores e comandos e torna-se um jogo divertido e agradável. Não proporciona grandes desafios, mas entretém e satisfaz todas as idades, do jogador mais velho que acompanhou os jogos originais aos novatos nesse mundo de jóias, dragões, cores e muito fogo.
Jogo analisado no PS4 padrão com código fornecido pela Activision.
Veredito
Veredict
Spyro Reignited Trilogy relies on the nostalgic accuracy of its colors and commands and turns out to be a fun and enjoyable game. It does not provide great challenges, but it entertains and satisfies all ages, from the oldest player who accompanied the original games to the novices in this world of jewelry, dragons, colors and lots of fire.