Análise – Scribblenauts Mega Pack

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

Muitos jogadores ficaram impressionados quando Scribblenauts foi lançado para o DS em 2009. Talvez pela primeira vez você poderia escrever (quase) qualquer coisa e ela surgia na tela. Essa mecânica inovadora para solucionar puzzles foi o suficiente para tornar o jogo em uma série.

Agora, quase 10 anos depois, o PS4 recebe Scribblenauts Mega Pack. Trata-se basicamente de uma coletânea com dois jogos distintos: Scribblenauts Unlimited e Scribblenauts Unmasked.

Antes de mais nada, é preciso ressaltar que os dois jogos da coletânea estão em português do Brasil (inclusive dublagem, em determinados momentos). Portanto, todos os objetos e adjetivos podem ser criados usando o nosso idioma. Tenha em mente apenas as palavras com acentos: elas são consideradas como um caracter distinto, ou seja, na hora de escrever “mecânico”, por exemplo, o jogo não dará a sugestão do profissional se você escrever “mecanico”.

Scribblenauts Unlimited, lançado originalmente para o 3DS e Wii U em 2012, é o primeiro jogo que precisamos discutir desta coletânea. A história segue Maxwell e sua irmã Lily. Os dois possuem um livro de anotações em que qualquer coisa que for escrita nele vem à vida. Em um determinado dia, Maxwell, usando o livro, prega uma peça dando uma maçã podre a um velho que estava com fome. Por causa disso, o velho coloca uma maldição em Lily – ela será transformada em pedra a menos que Maxwell adquira as “Starites” que são obtidas ao ajudar as pessoas. Com isso em mente, Maxwell decide ir atrás dessas estrelas.

Scribblenauts Unlimited se passa em uma espécie de mundo aberto. É uma espécie porque ainda existem fases, mas ao entrar nelas você pode ir para onde desejar. Há inúmeras pessoas que precisam de ajuda e a solução, normalmente, é escrever uma palavra (com ou sem adjetivo) para auxiliá-las. Por exemplo, um animal está doente. Como você o cura? Uma opção óbvia é veterinário, então basta escrever isso e o animal será curado. São inúmeros puzzles diretos assim. A pessoa precisa de algo e você escreve em seu caderno para que surja um objeto ou outra pessoa que possa ajudá-la.

Vale ressaltar que em determinados momentos do jogo você entra em uma série de missões que precisam ser feitas em sequência. Por exemplo, no hospital começam a vir vários pacientes aleatórios, desde um cachorro doente (mencionado no parágrafo anterior) até um robô que precisa de um mecânico. Ao completar a série de puzzles, você recebe a Starite.

E é basicamente isso. A grande variação fica na complexidade da solução dos puzzles. Por exemplo, além dos adjetivos (como oferecer uma cor a um objeto), mais adiante você precisará combinar objetos para gerar um novo que será a resposta final.

Vale mencionar também que existem 41 irmãos de Maxwell que podem ser destravados (e usados como avatar), assim como compartilhar objetos criados com os seus amigos online.

Scribblenauts Unmasked: Uma Aventura DC Comics, que chegou ao Wii U, 3DS e PC em 2013, é um pouco mais complexo. A história acontece depois de Unlimited e conta com o universo DC. No caso, Maxwell e Lily têm uma discussão sobre os heróis dos quadrinhos e acabam indo parar no universo deles.

O sistema do jogo ainda é o mesmo: ajudar as pessoas criando objetos ou pessoas que podem auxiliá-las. A principal diferença é que há praticamente todos os personagens DC aqui (cerca de 2 mil), indo desde os populares Superman e Mulher-Maravilha até os mais obscuros que quase ninguém ouviu falar. Variações entre eles também estão presentes, como os vários Lanternas Verde.

A graça de usar os personagens DC é que você pode, por exemplo, usar a visão de calor do Superman para derreter um bloco de gelo. Adjetivos também podem ser inseridos nos heróis, criando coisas como Super Batman ou Batman Zumbi. Além disso, há vários locais clássicos da DC no game, como Gotham, Metropolis e Atlântida. Também temos dois níveis adicionais na versão de PS4: a Torre dos Titãs — que está sendo atacada por Trigon — e a prisão Belle Reve. O game também ganhou centenas de novos personagens, objetos e fantasias como Sun Boy, Tawny Tawny e El Dorado.

No fim, Scribblenauts Mega Pack é um bom pacote para quem deseja conhecer a série. Apesar de serem jogos da geração anterior, ainda continuam com gráficos bons devido ao seu estilo artístico – principalmente Scribblenauts Unmasked. Além de tudo que foi mencionado, há um cooperativo local para dois jogadores nos dois títulos.

Vale ressaltar fortemente, no entanto, que Scribblenauts é um jogo de puzzle. Não há ação, plataforma ou algo do gênero. Você sempre andará até algum ponto, analisará qual é o problema que está acontecendo e usará o seu caderno de anotações para criar o objeto ou pessoa que por sua vez solucionará a questão. Portanto, não pense que há ação: o jogo possui um ritmo lento e voltado para quem gosta de pensar. Isso, inclusive, se torna monótono após algumas horas de jogo dependendo do seu estilo.

Aliás, como é um jogo que faz você pensar em inúmeras soluções usando palavras, é altamente recomendado para crianças – mas adultos também podem aproveitar, é claro, principalmente Scribblenauts Unmasked.

Veredito

Scribblenauts Mega Pack inclui dois jogos da inovadora série que são bem distintos, apesar de terem gameplay similares. Unlimited oferece o básico, com você criando objetos de uma maneira direta e que podem ajudar as pessoas no que elas precisam. Já Unmasked oferece um enredo mais profundo com os personagens da DC, com desafios mais variados e missões mais abertas. Se você gosta de puzzles, Scribblenauts Mega Pack pode ser uma ótima pedida.

Jogo analisado com código fornecido pela WB Games.

Veredito

80

Fabricante:
Plataforma:
Gênero:
Distribuidora:
Lançamento:
Dublado:
Legendado:
Troféus:
Comprar na

Scribblenauts Mega Pack includes two games from the innovative series that are quite distinct, despite having similar gameplay. Unlimited offers the basics, with you creating objects in a direct way and helping people with what they need. Unmasked offers a deeper storyline with DC characters, with more varied challenges and more open missions. If you like puzzles, Scribblenauts Mega Pack can be a great option.