Jogos com gráficos que apelam para algo mais artístico, têm estado em alta nos últimos tempos. Desde o lançamento de Journey e Unravel, outros títulos conquistaram os corações dos jogadores com suas belas artes, como o recente GRIS, por exemplo.
Para aumentar a família no mundo das artes, a Henchman & Goo trouxe o jogo Pode, título de puzzle que conta com um estilo gráfico brilhante e elementos que farão você se perguntar o porquê de ele nunca ter sido lançado anteriormente.
Se você é do tipo de jogador que adora quebrar a cabeça em um ambiente fofo e agradável, acompanhe nossa análise de Pode e saiba se ele vale o seu investimento.
Pode é um título de puzzle com a história mais simples (e fofa) possível. Uma estrela cadente acaba batendo em uma enorme pedra por acidente, impossibilitando sua volta para casa. Porém, um pedaço de rocha aparece e se dispõe a ajudá-la a voltar para seu lar. Mas para que isso aconteça, será preciso encarar diversos quebra-cabeças dentro de um tipo de torre para chegar ao topo.
Os puzzles são bem simples e abusam das habilidades de cada um dos personagens. Enquanto a rocha consegue segurar objetos (e a própria estrela) com a boca e arremessá-las para alcançar outros níveis, a pequena brilhosa utiliza sua luz para criar plataformas e fazer plantas crescerem.
Durante toda a aventura, será preciso alternar entre ambos para solucionar os puzzles. Em determinado momento, é possível usar seus poderes combinados para que certos objetos do cenário floresçam. Isso lembra muito a deusa Amaterasu em Okami, que faz flores crescerem por onde passa.
Embora o título seja bem simples, há momentos que fazem você rodar para achar a solução e, no fim, trazem o pensamento de “nossa, não acredito que era algo tão bobo” à tona. Para amenizar a dificuldade, é possível chamar um segundo jogador para ajudá-lo, tornando o ato de controlar dois personagens distintos o menor dos problemas.
Os cenários são extremamente coloridos e muito bonitos. Ver todas aquelas plantas e pedras crescerem faz você ficar bobo com tamanho cuidado. Porém, a beleza tem um custo, e ela vem em forma de travadas e comandos que não respondem corretamente o tempo todo.
Quando há muitos elementos no cenário, o jogo dá leves travadas. Claro, nada grave a ponto de jogar o título no abismo, mas em determinados momentos foi necessário sair da área para começar o puzzle do zero. Além disso, a estrela e a rocha possuem uma jogabilidade um pouco “rústica” quando estão andando de mãos dadas. A melhor opção é caminhar individualmente, mas é importante enfatizar que haverão diversos momentos em que os dois precisarão ficar juntos para resolver os quebra-cabeças.
Pode conta com oito cavernas recheada de puzzles. Algumas delas possuem mais cenários que outras, porém, o objetivo é o mesmo: chegar ao fim, pegar a semente e fazer a árvore da área principal crescer o suficiente para alcançar o topo da rocha.
Caso você saiba exatamente o que está fazendo, é possível zerar Pode em até cinco horas. Os trophy hunters podem não se agradar com a ausência de uma platina e da facilidade de conquistar os troféus existentes. Por outro lado, ele acaba sendo uma boa pedida para os jogadores que gostam de algo mais descompromissado, divertido e emocionante.
Veredito
Embora Pode tenha seus problemas técnicos, é possível divertir-se com o título. Mesmo sendo um jogo fácil e curto, a relação entre a rocha e a estrela cadente consegue comover até o mais gelado dos jogadores.
Jogo analisado no PS4 padrão com código fornecido pela Henchman & Goon.
Veredito
Veredict
Although Pode has some technicals issues, you can still have fun with it. Even being an easy and short game, the relationship between the rock and shooting star can melt the ice in your heart.