Se você tem 30 anos ou mais, possivelmente já ouviu falar ou teve a oportunidade de jogar Wonder Boy lá nos 80. Caso não, em 2017 você pode ter dado uma chance à versão remasterizada de Wonder Boy 3. Se ainda assim não teve a sorte de se deparar com nenhum deles, largue o que estiver fazendo e coloque as mãos no novo jogo da Game Atelier chamado Monster Boy and the Cursed Kingdom.
A história do jogo é bem simples, porém interessante e atrativa. Você controlará Jin, um habitante desse mundo de fantasia que assim como os demais foi transformado em animal pelo seu tio chamado Nabu. Caberá a Jin encontrar as Orbes, uma espécie de pedra preciosa que contém um poder capaz de devolvê-los à sua forma real.
Ao longo da sua aventura, Jin descobrirá que o poder dessas pedras vai muito mais além do que apenas restaurar a paz no reino, mas de também o transformá-lo em alguns animais dependendo do orbe encontrado. Além da missão principal do jogo, o jogador se deparará com outros habitantes do reino que adicionarão muito mais à história como também lhe oferecer algumas missões paralelas nada complexas, porém divertidas.
E falando em diversão, o diálogo entre Jin e outros moradores do reino é divertido e engraçado ao extremo. O fato de o jogo trazer legendas em português fará com que aqueles que tenham alguma dificuldade com o inglês possam aproveitar o jogo em sua totalidade.
A apresentação de Monster Boy and the Cursed Kingdom beira a perfeição já na abertura do jogo. A combinação entre a música tema e o vídeo inicial causa a impressão de que você está assistindo à abertura de um anime. Indo para o jogo em si, os gráficos 2D desenhados à mão são lindos, cheios de detalhes e coloridos ao extremo, sem nenhum tipo de queda de quadros mesmo com diversos personagens na tela ao mesmo tempo.
A beleza gráfica ganha uma aliada poderosa na missão de entregar um jogo impecável: a trilha sonora. Se você é fã dos antigos jogos em 8 ou 16 bits, esse é o seu jogo pois além de ser um excelente jogo em plataforma 2D, a música faz com que a nostalgia assuma o controle aqui pois você acaba sendo levado de volta para a infância.
A jogabilidade de Monster Boy and the Cursed Kingdom é digna de elogios. Por ser um jogo de aventura 2D, espere diversos tipos de saltos de um ponto para o outro, passagens secretas a serem descobertas, puzzles, plataformas em movimento que demandam um pulo no tempo certo, etc. Sendo assim, os criadores do jogo tiveram o cuidado de entregar uma experiência maravilhosa com comandos precisos do início ao fim da aventura.
O jogo também conta com um sistema de exploração muito inteligente. Será comum você encontrar áreas impossíveis de serem acessadas ao iniciar a aventura. Isso ocorre porque apenas através dos orbes Jin conseguirá explorá-las por inteiro. Somente com o poder de cada Orbe que tal exploração se torna possível.
Ao utilizar os Orbes, Jin se transformará em um animal diferente. Para isso, basta apertar o R2 e as opções de transformação aparecem na tela. O sapo guerreiro usará espadas e escudos para enfrentar os inimigos pelo caminho, assim como utilizará a língua como um impulso ao longo do cenário. O porco poderá farejar portas e baús escondidos, a cobra conseguirá adentrar locais de difícil acesso, etc. Ao todo são 6 orbes que dão esses poderes distintos ao personagem principal.
Embora bem distintos, em alguns momentos do jogo, você terá que utilizar mais de um animal para conseguir resolver os quebra-cabeças. Em outros, você terá que utilizar mais de um animal para conseguir resolver os quebra-cabeças do jogo.
Jin terá também o auxilio de itens e equipamentos. Você poderá encontrá-los ao redor do mundo ou adquiri-los através lojas espalhadas pelo mundo. O sistema de inventário é bem simples e de fácil acesso, bastando pressionar o Touch Pad do controle para começar a navegar por ele.
Uma vez que você possua algum deles, ainda há a possibilidade de melhorá-los em algumas dessas lojas com o auxílio de alguns diamantes encontrados ao longo do jogo.
Veredito
Monster Boy and the Cursed Kingdom é um jogo que define a expressão “amor à primeira vista”. Sua apresentação é espetacular, a jogabilidade é simples sem apresentar problemas, e a história, além de agradar, é divertida com os personagens que você encontra durante a aventura. Monster Boy and the Cursed Kingdom é um dos jogos que devem estar na sua lista neste final de ano.
Jogo analisado com código fornecido pela FDG Entertainment.
Veredito
Veredict
Monster Boy and the Cursed Kingdom is a game that defines the expression “love at first sight.” Its presentation is spectacular, the gameplay mechanics are simple without showing any kind of technical problems and the story is basic and fun with characters that you meet throughout the adventure. Monster Boy and the Cursed Kingdom is a game that deserves to be on your end-of-the-year list of games to be played.