Um golpe de estado nos Estados Unidos fez com que a nação perdesse toda a liberdade sob comando do Vice-Presidente Richard Hawk. Para impedir que suas transgressões continuassem, o Presidente dos Estados Unidos Michael Wilson pilota o robô Metal Wolf e utiliza de sua absurda capacidade destrutiva para libertar os diferentes estados até que o país esteja livre da tirania de seu inimigo.
Essa premissa absurda é a base de Metal Wolf Chaos, desenvolvido pela FromSoftware e originalmente lançado para o primeiro Xbox em 2004, sendo que nunca foi lançado oficialmente fora do Japão até então. A história é uma sátira do patriotismo americano da época junto com robôs gigantes capazes de destruição em massa. Todos as falas têm uma péssima atuação e que, francamente, acabam contribuindo para o estilo satírico da história.
Metal Wolf Chaos XD é o remaster para a geração atual de console e, para o melhor e para o pior, é também extremamente fiel ao original. O design de jogos de tiro evoluiu muito desde 2004, portanto a jogabilidade carece da polidez e melhorias que estamos acostumados atualmente. A hipérbole da sátira pode também não interessar jogadores mais novos, mas também age como um túnel do tempo em relação a imagem que os EUA projetavam no mundo na época. O título é certamente melhor aproveitado considerando a cultura e limitações dos consoles da época.
A jogabilidade de Metal Wolf Chaos é a de um jogo de tiro em terceira pessoa com um foco nos ambientes destrutivos e incentivando o jogador a ser altamente móvel e agressivo, dificilmente dando momentos para você parar de atirar. Boa parte das missões focam em destruir instalações específicas, no entanto, o jogo coloca situações específicas para cada missão com o intuito que não se tornem repetitivas e tediosas. Em cada missão é possível destruir uma enorme quantidade de objetos para se encontrar itens secretos e libertar reféns presos em jaulas, sendo que muitos desses segredos estão muito bem escondidos. Cada missão leva em consideração o dano causado no ambiente, quantidade de reféns libertados, segredos encontrados e muito mais. É um título que preza o jogador que retorna em cada missão para gradativamente ir melhorando seu desempenho.
Metal Wolf, o robô, é capaz de carregar até oito armas de fogo, sendo estas categorizadas como pistolas, escopetas, rifles, bazucas, metralhadoras e muito mais. O desempenho nas missões fornece um metal raro e dinheiro, sendo que o primeiro é utilizado para construir armas e o segundo é utilizado tanto na construção como na pesquisa de novos armamentos. Ao melhorar o nível de pesquisa em uma categoria de arma, novas armas são liberadas para serem construídas. Utilizar adequadamente o arsenal de Metal Wolf é vital para o sucesso em uma missão, mas o robô também permite movimentos como esquivas e uma “pisada” (X e então triângulo no ar) que é particularmente útil no início do jogo devido ao seu alto dano.
Jogo analisado com código fornecido pela Devolver Digital.
Veredito
Metal Wolf Chaos XD é um produto de sua época e certamente precisa ser visto como um jogo de 2004 para ser aproveitado. O principal atrativo do título está em seu charme de colocar o jogador como Presidente dos Estados Unidos pilotando um robô gigante com oito armas gigantes contra o exército do seu país comandado pelo Vice-Presidente após um golpe de Estado.
Veredict
Metal Wolf Chaos XD is a product of its time and certainly needs to be treated as such. Its main selling point is in the charm of putting the player as the President of the United States that uses a giant robot with 8 giant weapons against his own country army led by the Vice-President after a coup.