Análise – Chimparty

Jogos cooperativos são sempre atrativos para qualquer público. Com a evolução dos consoles, tivemos esse cooperativo migrado para um ambiente quase sempre online. A Sony vem investindo ultimamento num sistema que une tanto o console quanto smartphone para possibilitar que jogadores consigam jogar juntos localmente, sem a necessidade de um novo controle. No sistema Playlink, Chimparty surge como um novo título para juntar a galera durante aquela festa ou encontro.

Com a premissa de que todos os jogos da linha Playlink tenham um foco social, Chimparty é um jogo onde até 4 pessoas conseguem jogar juntos os vários desafios e modos de jogo controlando macaquinhos malucos. Funciona da seguinte forma: Cada jogador precisa instalar o aplicativo Chimparty em seu smartphone (Android ou iOS) e estar conectado na mesma rede que o Playstation 4. Fazendo isso, o próprio jogo reconhece os aparelhos conectados sem nenhuma dificuldade.

Chimparty 3

O principal atrativo é o modo tabuleiro, onde cada jogador controla seu macaquinho como se fosse uma peça, que deve se mover pelas “casas” do tabuleiro e, o primeiro que chegar no fim, é declarado vencedor do jogo. Para avançar, o jogador deve acumular estrelas em cada um dos desafios que vão aparecendo no decorrer do caminho e cada estrela avança uma casa. Lógico que ainda há casas com pegadinhas ou resultados inesperados, como avançar 2 casas ou recuar 4.

Os desafios são onde a mágica acontece. Há vários tipos diferentes e em cada uma, a jogabilidade é diferente. Em alguns é necessário arremessar o macaco e fazer uma cesta de basquete com ele. Outro é ser arremessado e tentar capturar o máximo de bananas possíveis. Há ainda desafios cooperativos, onde duplas são formadas e lutam pelo mesmo objetivo. No final de cada um, há uma pontuação que avalia o desempenho de cada jogador, sendo que o melhor leva mais estrelas.

Chimparty 2

A interação com o jogo é bastante simples e toda feita pelo smartphone. Depois de conectado, o jogador só precisar utilizar um único comando por desafio, sendo responsável por tudo. Por mais que o intuito seja simplificar a jogabilidade, deixando o mais acessível possível para qualquer tipo de jogador, isso acaba atrapalhando um pouco. Claramente alguns desafios precisariam de um ou mais comandos para melhor ser executado, mas o jogo acaba por incorporar tudo de uma vez só, como movimentar e acionar algo. Em alguns momentos, acaba sendo frustrante não conseguir realizar o movimento certo.

Mesmo com uma boa variação de atividades e o modo tabuleiro podendo ser jogado em até 4 jogadores, há um modo solo em Chimparty. Tal modo consiste em um jogador enfrentar uma sequencia de desafios contra outros 3 macacos controlado pela IA, funcionando quase como o modo tabuleiro, mas sem a diversão de se jogar com amigos.

Chimparty 1

Tendo um foco como sendo um jogo para festas, por assim dizer, Chimparty é difícil de ser aproveitado em outras situação, sendo monótono e desinteressante sozinho. Mesmo assim, não vai ser um jogo convidativo em todas as situações ou rejogado sempre, como um Monopoly. Há ainda o alto consumo de bateria pelo aplicativo do celular, que poderia ser melhor otimizado. No fim, Chimparty é um jogo divertido para algumas situações, mas que não vai ser frequente nas reuniões de amigos.

Veredito

Chimparty pode ser divertido nas primeiras vezes jogado com amigos ou em festas e reuniões, mas não tem o apelo para ser frequentemente lembrado nessas situações ou despertar o interesse para ser jogado de forma individual.

Jogo analisado no PS4 padrão com código fornecido pela Sony Interactive Entertainment.

Veredito

65

Fabricante:

Plataforma:

Gênero:

Distribuidora:

Lançamento:

Dublado:

Legendado:

Troféus:

Comprar na

Veredict

Chimparty can be fun the first couple of times you play it with friends or at parties and meetings, but does not have the appeal to be often remembered in these situations or arouse the interest to be played individually.