Análise – 20XX

Não, não é um novo Mega Man, mas poderia ser. Talvez essa seja a maneira mais simples e direta de começar a fala de 20XX, jogo de plataforma da Fire Hose Games, que traz aquilo que os amantes da amada franquia iniciada na era 8 bits deseja.

20XX não tem uma história. No início do jogo, monstros robóticos tomam conta de uma cidade fictícia que se passa no ano de 20xx e caberá a você, na pele de Ace e Nina, os heróis do jogo, colocar um fim nessa invasão.

Ace e Nina são praticamente idênticos se levar em consideração sua movimentação ao longo dos cenários. A principal diferença entre eles é que Nina possui um canhão de plasma em seu braço esquerdo e Ace elimina os inimigos com sua espada retrátil.

Para suprir essa falta de um modo história, o jogo foca, e muito, no modo arcade. Você irá percorrer fases enfrentando inimigos no melhor estilo plataforma 2D. Ao final de cada uma delas, um chefe com diferentes habilidades deverá ser derrotado para que, assim, você possa assumir o seu poder, o qual o ajudará nos inimigos seguintes.

O jogo acaba se resumindo a isso, praticamente em um looping eterno. Por quê? Simples: o jogo não possibilita ao jogador a salvar o seu progresso. Ou seja, se você morrer, terá que começar tudo outra vez. Se você chegar no último chefe e morrer, terá que jogar tudo outra vez. É como se não houvesse um porquê de ter feito tudo aquilo.

Graficamente, 20XX é muito bonito em sua simplicidade. Ele resgata aquele modelo de jogo em plataforma 2D que se tornou famoso com os consoles 16 bits nos anos 90. Os gráficos são bem detalhados e coloridos, mas ao mesmo tempo muito pequenos e lineares.

Além dos gráficos, a trilha sonora tem um papel fundamental na ambientação do jogador nesse estilo de jogo. Se você já teve a oportunidade de jogar Mega Man, irá sentir-se como no mesmo jogo, pela música embalando as fases e os efeitos sonoros do canhão de plasma de Nina.

A jogabilidade de 20XX é excelente. Que o jogo se assemelha, e muito, à franquia Mega Man é óbvio, mas são alguns pontos interessantes que o jogo traz que fazem com que a experiência seja única. Ao longo do jogo, você irá encontrar porcas e chips de alma ao eliminar inimigos. Esses itens podem ser utilizados para aumentar sua barra de energia ou barra de vida, deixar o personagem mais rápido ou até mesmo fazer com que outros inimigos deixem o dobro de itens ao serem eliminados.

Para adquirir tais habilidades, o jogador deve encerrar a sessão que está jogando e voltar para a Arca. A Arca nada mais é do que uma espécie de quartel-general. Lá, além de comprar habilidades, o jogador poderá também trocar de personagens, acessar o leaderboard, e começar um jogo multiplayer.

Embora a Arca possa ser acessada a qualquer momento, você acaba perdendo todo o progresso do jogo atual ao visitá-la. Em outras palavras, se você possuir porcas ou chips de alma o bastante para melhorar seu personagem, vale a pena jogar o máximo possível até acabar morrendo, ir até a Arca, dar um upgrade no seu personagem e começar um novo jogo.

20XX traz um modo multiplayer co-op online e local. A ideia de jogar online é sempre uma saída para quem não tem uma companhia para um determinado momento, entretanto é um pouco frustrante ficar tentando entrar em uma sessão de jogo em andamento, dada a dificuldade de encontrar alguém jogando online. Se você for o host da partida, esse tempo também será considerável, fazendo com que a alternativa mais viável seja realmente o jogo solo ou co-op local.

Jogo analisado com código fornecido pela FIire Hose Games.

cassino online Netbet

Veredito

20XX é um jogo que faz uso da nostalgia, gráficos bem detalhados, jogabilidade simples mas que funciona bem e a possibilidade de melhorar atributos dos personagens para agradar os fãs de Mega Man. Apesar da ausência de um modo história e um multiplayer online com certos problemas, 20XX é um jogo que fará os seus jogadores terem algumas horas de boa diversão.

70

20XX

Fabricante: FIire Hose Games

Plataforma: ps4

Gênero: Ação / Plataforma

Distribuidora: Batterystaple Games

Lançamento: 10/07/2018

Dublado:

Legendado:

Troféus:

Comprar na

Veredict

20XX is a game that uses nostalgia, well-detailed graphics, simple gameplay – which works pretty well – and the possibility to upgrade your characters’ attributes to please Mega Man fans. Despite the lack of a story mode and a multiplayer with some problems, 20XX is a game that will make the player have hours of pretty good fun.