Análise revela que jogadores passam mais tempo vendo vídeos de jogos do que jogando

Os jogadores estão gastando mais tempo assistindo a vídeos sobre jogos no YouTube e Twitch do que jogando.

A informação vem de uma análise da Midia Research (via GamesIndustry.biz), que concluiu que os jogadores normalmente gastam 7,4 horas por semana jogando e 8,5 horas por semana assistindo a vídeos relacionados a jogos.

A pesquisa, que a Midia afirma “destacar o potencial inexplorado para as empresas de jogos trazerem conteúdo de vídeo para dentro de seus próprios ecossistemas”, também afirma que 24% dos jogadores de console/PC e 48% dos “compradores de jogos” assistem a conteúdo relacionado a jogos pelo menos mensalmente, com os últimos considerados “jogadores de alto gasto”.

Isso significa que “a receita restante [está] na mesa”, de acordo com os autores do relatório, com as empresas de jogos “cedendo oportunidades significativas de receita — especialmente publicidade — para plataformas de vídeo de terceiros, mesmo que o mercado de jogos enfrente desafios de crescimento”.

Trazer conteúdo de vídeo para dentro dos ecossistemas de jogos também pode permitir que as companhias compitam em outra faixa da economia da atenção, afirma o relatório, “desbloqueando novos fluxos de receita no processo”. “É hora de as publishers de jogos pensarem no vídeo dentro do jogo como algo além do marketing sozinho”, disse Rhys Elliott, analista de jogos da Midia Research. “Ao resgatar o engajamento de vídeo, as companhias têm o potencial de desbloquear novos fluxos de receita, como publicidade, e impulsionar o crescimento”.