A Razer é uma marca muito conhecida por trazer diferentes acessórios aos jogadores de PC e consoles. Você, sem dúvida, já deve ter ouvido falar de pelo menos um produto da companhia: há headsets, mouses, teclados e outras opções. Todos os produtos podem ser conferidos em detalhes no site oficial da Razer.
No entanto, um segmento que se destaca, principalmente no mundo competitivo dos jogos de luta, são os Arcade Sticks. Apesar do modelo mais recente ser o Razer Panthera Evo, o PSX Brasil recebeu recentemente para testes o Razer Panthera. Há ainda versões diferentes desse último, como “Dragon Ball FighterZ Edition” e “Marvel VS. Capcom: Infinite Edition”, mas até onde sabemos é apenas a arte que muda no controle em si, e não as suas configurações.
Posso adiantar que o Razer Panthera é um excelente Arcade Stick. Os seus pontos positivos serão inúmeros, mas também teremos alguns negativos em nossa análise.
Primeiramente, o Panthera é muito bonito. Seu corpo é feito de metal com algumas partes em plástico firme (o que o torna robusto e com um peso bom para colo ou mesa), enquanto que seu modelo possui um tamanho ideal. O material presente na parte de baixo faz com que ele não deslize em sua perna ou mesa de apoio. Os botões são em formato Vewlix, layout mais popular e utilizado nos Arcades japoneses desde o lançamento de Street Fighter IV em 2008 e é a preferência da maioria dos jogadores atualmente. O pequeno botão visível na parte da frente (e que fica iluminado na cor azul quando o controle está conectado ao console) permite a sua fácil abertura e dentro dele você terá acesso ao armanezamento (que permite guardar coisas, como até mesmo outro controle do tipo Pad) e modificações desejadas no controle.
No caso, os componentes internos podem ser ajustados facilmente. A tampa se abre “por inteira”, o que permite a troca de peças, caso necessária. Um exemplo simples que posso dar é a troca do stick em si (o direcional). Você pode optar por usar em versão “bola” ou “cotonete”, digamos assim (falando bem ao estilo brasileiro). A chave de fenda usada para essa troca está inclusa neste compartimento, assim como os dois tipos do manche, permitindo que você teste facilmente o que o agrada melhor.
Todos os botões são Sanwa (OBSF-30), inclusive o direcional do tipo bola (Sanwa JLF). Isso é um ponto extremamente positivo, pois é algo que os jogadores buscam nos Arcade Sticks (os chamados “full Sanwa”).
Por ser Sanwa, dificilmente você desejará a troca desses botões. No entanto, caso opte por isso (como partes Seimitsu), a troca é possível e relativamente fácil, devido ao estilo Vewlix (Taito). Apenas tome cuidado com as conexões do Arcade Stick.
Ainda sobre botões, o Options e o Share são localizados na lateral direita, o que evita possíveis acidentes de pausar um jogo de campeonato. O Touch Pad está presente e está localizado na parte superior do controle. É bastante útil existir o Touch Pad pois, por conta dele, muitos jogos de luta o utilizam para “reiniciar” o modo Treinamento. Se você usar um Arcade Stick de PS3 nesses casos, notará que o Select será o Share e, consequentemente, não terá como reiniciar (será obrigado a ir no menu de Pause).
O R3 e L3 também são botões localizados na parte superior do controle, facilitando a sua vida.
Falando sobre PS3, o Razer Panthera pode ser usado tranquilamente em PS3, PS4 e PC. Há uma chave que você deve utilizar para selecionar qual console está usando – PS3 ou PS4. Se estiver no PC, é preciso escolher aquela que funcione melhor à configuração do jogo em questão. Em nossos testes de PC, Tekken 7 funcionou perfeitamente na configuração padrão, enquanto que SoulCalibur VI acabou se perdendo (foi necessário configurar os botões). Ou seja, mesmo com jogos da mesma companhia não é possível garantir que funcione sem uma rápida configuração.
Mas deixando de lado o PC e falando do PS4, o Arcade Stick funciona sem maiores problemas. Conecte ao seu PS4, pressione o botão PlayStation, selecione o usuário e pronto. É só jogar. O PS3 possui a fama de aceitar praticamente qualquer tipo de controle e o Razer Panthera seguiu à risca: foi facilmente detectado pelo console também.
Apesar dos vários pontos positivos apresentados nesta análise até o momento, há alguns negativos que precisam ser ressaltados. O cabo USB destacável possui 3 metros (ótimo), mas sua conexão é proprietária. Isso significa que, caso o cabo seja danificado, é difícil conseguir um substituto. Dando uma olhada rápida na loja online da Razer, não encontrei a opção de adquirir o cabo separadamente. Isso é um pouco preocupante, pois o conector do cabo, à primeira vista, tem cara de ser feito de um material não muito resistente.
Claro, esse ponto depende muito do cuidado do usuário. Mas considerando que estamos falando de um Arcade Stick, que é algo caro e que você deverá levar “por aí”, inclusive em viagens, é um ponto que precisamos ressaltar.
E os jogos? Por ser um controle tecnicamente falando, você pode usá-lo em qualquer jogo do PS4, PS3 ou PC. Obviamente, a ideia é que seja utilizado principalmente em títulos de luta ou outros gêneros que se assemelham ao Arcade (por exemplo, o shoot’em up – ou “navinha” caso prefira). O direcional é bastante sensível, então a precisão é, consequentemente, maior.
Testamos o controle com Street Fighter V, Tekken 7 e SoulCalibur VI. Todos os jogos tiveram resultados satisfatórios. SFV foi um pouco estranho no início devido à sensibilidade e ao atalho que existe no jogo para os inputs dos comandos, mas em poucas partidas você encontra o caminho que deve ser seguido.
Sabemos que alguns usuários se perguntarão se vale a pena a aquisição de um Arcade Stick para jogos de luta. Respondendo a essa pergunta com sinceridade: depende. Cada um deve testar e ver o que é melhor para si mesmo. O controle usado não define o nível do jogador. SonicFox, que é um dos melhores jogadores de Dragon Ball FighterZ, Injustice 2 e outros games de luta da atualidade, joga em um DualShock 4. Enquanto isso, Gachikun, campeão da Capcom Cup 2018 de Street Fighter V, utiliza um Arcade Stick. Por isso, caso seja possível, teste na casa de um amigo ou conhecido antes mesmo de decidir a compra.
O Razer Panthera é um Arcade Stick com uma relação de custo e benefício excelente. Existem Arcade Sticks mais em conta de outras companhias (como os da Hori), porém, além de serem importados (ou seja, não são produtos oficiais no Brasil como os da Razer), as peças não são full Sanwa como o Razer Panthera.
Portanto, se você procura por um Arcade Stick, o Razer Panthera é uma ótima escolha e que dificilmente causará arrependimento. Apenas cuide de seu cabo de conexão.
Sugestões de onde comprar no Brasil: