A realidade virtual permitiu avanços interessantes em como determinados gêneros podem ser trabalhados. O fato de estar presente fisicamente dentro de um jogo é algo que literalmente mudou diversos paradigmas que estão presentes na indústria há anos. Jogos como Pixel Ripped 1989, Deraciné, Beat Saber e Moss são exemplos de como a realidade virtual pode introduzir e reinventar conceitos, que até então não eram possíveis no gameplay, criando novas camadas de diversão que vão além do que as suas simples propostas desejam entregar. ALTDEUS: Beyond Chronos é um desses títulos, que chega finalmente ao PlayStation VR para mudar completamente a experiência das visual novels.
ALTDEUS: Beyond Chronos é uma visual novel para PS VR desenvolvida pela MyDearest Inc, sendo uma sequência de TOKYO CHRONOS, título que foi lançado para PlayStation VR em 2019. Apesar de funcionar como uma sequência, é preciso destacar que não é necessário que você tenha jogado o jogo anterior para aproveitá-lo. Por mais que ambos compartilhem o mesmo universo, os acontecimentos são separados por vários séculos, criando uma independência entre as histórias semelhante ao que é visto na franquia NieR.
O enredo de ALTDEUS: Beyond Chronos se passa no ano de 2280 e gira em torno de Chloe, uma jovem garota membro de uma organização militar chamada Prometheus. Seu principal objetivo é proteger a cidade de Tóquio de criaturas extraterrestres denominadas Meteora, que começaram a surgir misteriosamente no planeta. Para isso, a organização faz uso dos Makhia, gigantescos robôs de batalha equipados com tecnologia de ponta, capazes de enfrentar os monstros de igual para igual. Ao longo de sua jornada, Chloe passará por diversas provações ao lado de seus companheiros, desvendando mais sobre o seu misterioso passado e realizando escolhas que definirão o futuro da humanidade.
Se há algo que merece ser destacado, é o belíssimo enredo presente no jogo. A história é contada de forma excepcional, desenvolvendo pouco a pouco as principais características de seu universo, sempre mantendo o jogador instigado a querer saber mais a cada descoberta. Uma das principais obras que os desenvolvedores tomaram como fonte de inspiração para estabelecer a temática foi Neon Genesis Evangelion, o clássico anime dos anos 90. Há diversas semelhanças entre as duas obras que certamente agradarão os fãs do gênero Mecha e Sekaikei.
Outro fator que colabora para elevar a narrativa são os seus personagens secundários que roubam a cena a cada vez que aparecem. O jogo é bem construído para que simpatizemos com os companheiros nos primeiros momentos do game, e não demora para que isso seja posto à prova. Temos um elenco interessante e diversificado e, apesar de no início os personagens se encaixarem em alguns estereótipos clichês, eles acabam surpreendendo ao longo da trama na resolução de seus arcos.
O título possui cerca de 7 finais diferentes que podem ser obtidos ao longo de diferentes rotas de gameplay. Cada final adiciona detalhes interessantes à narrativa, incentivando o fator replay do jogo. A campanha pode variar entre cerca de 15 a 20 horas, podendo se estender caso você deseje explorar tudo que o jogo tem a oferecer. O título possui vozes em inglês e japonês, sendo esta última a mais recomendada para quem deseja ter uma melhor experiência. Infelizmente, ALTDEUS: Beyond Chronos não possui legendas em português do Brasil, o que pode acabar quebrando a experiência para aqueles que não tem conhecimento do inglês.
Infelizmente, a jogabilidade de ALTDEUS: Beyond Chronos não se sobressai tanto quanto a sua narrativa ou trilha sonora. São raras as vezes em que o jogador estará atuando de forma ativa ao longo da campanha. Na maior parte do tempo você estará pressionando botões apenas para avançar os diálogos e, em momentos pontuais, poderá tomar certas decisões, podendo influenciar no andamento e desfecho da narrativa.
ALTDEUS: Beyond Chronos requer o uso de um par de controles PlayStation Move para ser jogado e, uma vez dentro do título, o jogador pode utilizá-los para movimentar suas mãos e manipular objetos. Os controles são fáceis e a maior parte do tempo você estará pressionando os gatilhos para segurar e manipular objetos diferentes com suas mãos. Os outros botões realizam funções simples, como interagir com menus, avançar diálogos e resetar sua posição no espaço.
As sessões de exploração são escassas e a movimentação é bastante limitada. Para ir de um ponto a outro basta apontar o PlayStation Move na direção desejada e pressionar o gatilho para teleportar instantaneamente para o local. Essa abordagem permite que seja possível apreciar o título sentado em uma cadeira sem nenhum problema, o que pode ser mais confortável para alguns e evita que o jogador sofra de tonturas ou dores de cabeça.
Entretanto, o jogo torna-se verdadeiramente empolgante nas seções que envolvem batalhas contra os Meteora. Dentro do cockpit de seu mecha, você poderá realizar uma série de ações ao realizar pequenos gestos com suas mãos. Muito disso é roteirizado e basta seguir as indicações na tela para realizar os movimentos. Apesar de não haver dificuldade ou desafio, a sensação de estar no controle de uma máquina gigantesca como os Makhia é sensacional.
Apesar de sua simplicidade gráfica, ALTDEUS: Beyond Chronos entrega visuais que cumprem bem o seu propósito, criando a imersão necessária para que o jogador aproveite a história a ser contada. Não espere encontrar texturas realistas e bem definidas, uma vez que o objetivo é totalmente o contrário. Isto é reforçado pelo fato do game utilizar de técnicas de cel shading em seus gráficos, evocando a sensação de ser transportado para dentro de um anime. Já os modelos dos personagens são bem produzidos e animados, apesar de haverem algumas limitações em relação às expressões faciais.
ALTDEUS: Beyond Chronos possui uma belíssima trilha sonora, que reúne uma gama interessante de estilos musicais diferentes. Temos canções que flertam com Rock, EDM e Pop, além de composições orquestrais que traduzem perfeitamente os temas trabalhados pelo jogo. Entre os maiores destaques, estão as músicas com vocais da cantora japonesa R!N/Gemie, que teve participação em canções de animações famosas como Promare e RE: Creators.
Jogo analisado no PS5 com código fornecido pela MyDearest Inc.
Veredito
ALTDEUS: Beyond Chronos entrega uma experiência bastante divertida para aqueles que adoram visual novels. Sua narrativa é envolvente e empolgante, levando a reviravoltas de tirar o fôlego. Apesar de seus pequenos problemas, é um título excelente e que certamente utiliza as vantagens da realidade virtual para inovar um gênero de nicho.
Veredict
ALTDEUS: Beyond Chronos delivers a very fun experience for those who love visual novels. Its narrative is engaging and exciting, leading to breathtaking twists. Despite its small problems, it is an excellent title and it certainly uses the advantages of virtual reality to innovate a niche genre.