O conturbado lançamento de Cyberpunk 2077 nos consoles acabou sendo um marco na indústria de games. Mesmo um mês depois do início dessa história, aparentemente muito ainda está para acontecer, inclusive extrapolar para fora do que tange apenas os jogadores, o jogo e sua desenvolvedora.
De acordo com o site Dziennik Gazeta Prawna, a Secretaria de Concorrência e Proteção ao Consumidor da Polônia, que seria o equivalente ao PROCON aqui no Brasil, está observando toda a confusão que envolve o lançamento de Cyberpunk 2077 e já questionou a CD Projekt Red sobre a situação.
Um dos representantes da secretaria disse: “Estamos pedindo explicações à empresa sobre os problemas com o jogo e as ações tomadas por ela. Verificaremos como o desenvolvedor está trabalhando nos patches ou resolvendo problemas que impedem o jogo em vários consoles, mas também quais medidas [a empresa] está planejando tomar em relação a pessoas [que solicitaram reembolso] e não estão felizes com sua compra porque não podem jogar o jogo em hardware próprio, apesar das garantias do produtor.”
O próximo passo é a CDPR responder a isso e fornecer garantias quanto a solução dos problemas ou o órgão responsável pode aplicar uma multa de até 10% do próximo faturamento anual da desenvolvedora. A CDPR não emitiu nenhum comunicado oficial a respeito dessa situação ainda.