A Space for the Unbound é adiado e PQube é acusada de práticas predatórias; publisher responde

A Space for the Unbound

A publisher Toge Productions e a desenvolvedora Mojiken adiaram A Space for the Unbound “até novo aviso” como resultado de “práticas predatórias” da publisher das versões de console para o Ocidente, a PQube.

“No auge da pandemia do COVID-19 em agosto de 2020, a PQube Games usou nossa posição e herança como desenvolvedores da Indonésia para obter um fundo de diversidade de uma plataforma de console bem conhecida”, diz a mensagem. “O fundo de diversidade era um fundo de subsídio destinado a ajudar desenvolvedores de jogos sub-representados, especialmente durante a pandemia. No entanto, em vez de dar esses fundos aos desenvolvedores como a concessão foi planejada, a PQube Games reteve intencionalmente informações sobre a concessão e a usou como alavanca para seu próprio ganho comercial. Em vez de nos pagar o dinheiro do subsídio, a PQube Games escondeu os fatos sobre o prêmio do subsídio e o adicionou como uma garantia mínima recuperável e depois o usou para negociar o aumento de sua participação na receita. Só descobrimos o valor real desses fundos e seus propósitos em março de 2022”.

A mensagem continuou: “estamos absolutamente de coração partido que uma empresa com a qual trabalhamos tenha feito isso e um projeto em que trabalhamos há sete anos foi aproveitado dessa maneira. Desde a descoberta deste problema, claramente não podemos confiar na PQube Games nem continuar a trabalhar juntos para o lançamento de A Space for the Unbound, pois a PQube Games ficou consideravelmente aquém não apenas da decência razoável, mas também de suas obrigações para conosco devido a esses práticas predatórias”.

A PQube se recusou a transferir os direitos de publicação das versões do console para os desenvolvedores, disseram os desenvolvedores. “É com pesar que devemos adiar o lançamento de A Space for the Unbound para que possamos fazer novos arranjos e garantir que seja publicado como pretendido e de maneira consistente com nossos valores e de nossa comunidade”.

O PQube soltou a seguinte resposta:

“Honramos todas as obrigações de nosso contrato de publicação e apoiamos a Toge Productions em todas as fases do desenvolvimento do produto durante seus atrasos e dificuldades. Este apoio incluiu a oferta de financiamento adicional significativo, além do financiamento de subvenções, para apoiar o desenvolvimento, o porting e o marketing. A Toge Productions procurou por algum tempo impor unilateralmente termos revisados ​​​​não razoáveis ​​​​ao nosso contrato e é decepcionante que, como resultado de não conseguir isso e apesar dos esforços significativos da PQube para acomodar isso, eles tentaram lidar com o assunto dessa maneira. Responderemos pelos canais apropriados”.

A Space for the Unbound estava inicialmente planejado para ser lançado para PlayStation 5, Xbox Series, PlayStation 4, Xbox One, Switch e PC via Steam em 2022.