A Rockstar Games alegou que sua decisão de demitir dezenas de funcionários na semana passada se deveu a um suposto vazamento de segredos comerciais da empresa, e não às tentativas de sindicalização.
Na semana passada, o Sindicato Independente dos Trabalhadores da Grã-Bretanha (IWGB) afirmou que a Rockstar demitiu mais de 30 funcionários em seus escritórios no Reino Unido e no Canadá. O sindicato alegou que os funcionários foram demitidos por participarem de um canal do IWGB Game Workers Union no Discord e por serem membros do sindicato ou estarem tentando organizar um sindicato na Rockstar.
Em uma declaração contundente, o IWGB classificou a ação da Rockstar como “um ato descarado de repressão sindical ilegal”, com seu presidente, Alex Marshall, acusando a empresa de “um ataque calculado contra trabalhadores que se organizam para obter uma voz coletiva e melhorar suas difíceis condições de trabalho”.
Um porta-voz da Take-Two, empresa controladora da Rockstar, negou as acusações na semana passada, afirmando que os funcionários foram demitidos “por má conduta grave e nenhum outro motivo”, mas não deu mais detalhes.
O Bloomberg (via VGC) recebeu uma declaração atualizada da Rockstar, na qual a empresa alega que a “má conduta grave” em questão girou em torno do compartilhamento de informações da empresa em um fórum que incluía pessoas que não eram funcionários da Rockstar.
“Na semana passada, tomamos medidas contra um pequeno grupo de indivíduos que distribuíram e discutiram informações confidenciais em um fórum público, uma violação das políticas da nossa empresa”, afirma a declaração. “Isso não teve nenhuma relação com o direito das pessoas de se sindicalizarem ou participarem de atividades sindicais”.
O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Independentes da Grã-Bretanha, Alex Marshall, aparentemente rejeitou essa explicação, afirmando que, aos olhos do sindicato, a Rockstar praticou atos antissindicais. Marshall disse que a Rockstar “temia que funcionários dedicados discutissem em particular o exercício de seus direitos por um ambiente de trabalho mais justo e uma voz coletiva”, acrescentando: “a gerência está demonstrando que não se importa com os atrasos no GTA 6 e que está priorizando a repressão sindical, visando justamente as pessoas que criam o jogo”.



