O criador Fumito Ueda inicialmente pretendia que Shadow of the Colossus fosse um título online. Embora este seja um fato bem conhecido, Ueda recentemente deu alguns detalhes adicionais sobre a concepção do jogo, incluindo o título que o inspirou a (tentar) criar um jogo cooperativo online.
Em uma entrevista ao Denfaminicogamer (via Automaton) para marcar o 20º aniversário de Shadow of the Colossus, Ueda disse que, naquela época, ele se viu jogando muito o FPS multiplayer Battlefield 1942, da DICE. Impressionado com o fato de cada um dos 64 personagens em uma partida ter um jogador humano por trás, ele pensou: “este é o futuro dos jogos”.
NICO (abreviação de Next ICO, “próximo ICO”) era um filme piloto incluído no disco bônus de pré-venda de Shadow of the Colossus. Nele, vários personagens controlados por jogadores a cavalo podem ser vistos perseguindo um colosso antes de montar e atacar seu ponto fraco. No entanto, Ueda e sua equipe perceberam que não tinham os recursos técnicos necessários para concretizar sua visão, então a ideia acabou sendo descartada.
Ueda lembra como foi atraído pela intensidade e pela sensação de jogo online, e como esses sentimentos gradualmente desapareceram com o tempo. “Embora eu gostasse da emoção do jogo competitivo, à medida que fui crescendo, comecei a buscar um tipo diferente de imersão. Foi aí que comecei a reconsiderar o apelo dos jogos que você joga sozinho. Descobrir como criar a experiência de algo que pareça vivo, mesmo jogando sozinho, tornou-se o cerne do meu interesse”.

