O produtor da série Silent Hill, Motoi Okamoto, afirma que a Konami anunciou três jogos simultaneamente para provar que levava a sério o futuro da propriedade intelectual.
Em outubro de 2022, a Konami transmitiu ao vivo a “Silent Hill Transmission”, onde anunciou três novos jogos: um remake de Silent Hill 2, Silent Hill f e um título narrativo chamado Silent Hill Townfall, do estúdio escocês NoCode (agora conhecido como Screen Burn). A Konami também anunciou a “série interativa de streaming” Silent Hill: Ascension, que teve 21 episódios.
Em uma nova publicação no X (via VGC), Okamoto explicou que a decisão de anunciar os três jogos na mesma transmissão foi uma tentativa deliberada de garantir aos fãs que Silent Hill tinha futuro e não seria apenas um lançamento único para apaziguá-los.
“Há três anos, em 2022, anunciamos três títulos – Silent Hill 2, Silent Hill f e Silent Hill: Townfall“, disse Okamoto. “Não queríamos anunciar apenas um remake para ‘testar o terreno’. Queríamos que as pessoas sentissem o quão sérios estávamos em reviver a série. Desenvolver um remake e um novo título simultaneamente envolve riscos, mas queríamos transmitir nosso comprometimento acima de tudo. Somente quando um novo jogo é anunciado é que o futuro de uma série pode ser visto”.
“Os usuários não se sentirão motivados a se envolver com uma propriedade intelectual a menos que sintam que ela tem futuro. Se a empresa adotar uma abordagem de esperar para ver, os jogadores também o farão. A empresa precisa mostrar o quão séria ela é para que os usuários possam ficar genuinamente animados. Acho que isso é justo”, explica.
Okamoto também se referiu a uma publicação anterior sua, na qual afirmou que o remake de Silent Hill 2 precisava ser feito pensando tanto nos fãs atuais quanto nos novatos, em vez de simplesmente atrair aqueles que jogaram a versão original, porque nem todos os fãs retornam para um remake. “Provavelmente é um pouco diferente para animes e jogos, mas com remakes, mesmo se você considerar fãs antigos, na melhor das hipóteses, cerca de metade deles retornará, então isso tende a levar a uma redução”, escreveu ele. “Se você não projetar [o remake] com metade do público novo e metade dos fãs antigos em mente, a base de clientes não crescerá.”