




Total: 54
Terminar o jogo: Sim, concluir a campanha principal
Tempo estimado: 40+ horas
Dificuldade: Fácil
Troféus passíveis de perda: Não
Ghost of Yotei segue um padrão muito similar a Ghost of Tsushima quanto a sua lista de troféus: termine a história, complete todas as atividades secundárias, colete a maioria dos colecionáveis, e, por fim, faça ações especificas necessárias para alguns troféus.
Ao concluir a história principal, o mapa inteiro fica aberto e é possível explorá-lo livremente. Não há nada perdível e tudo pode ser feito a qualquer momento da sua jogada.
Dicas importantes:
- Use bastante a luneta assim que abrir uma nova região, procurando um ponto alto para subir e tentar mapear o máximo possível enquanto observa dali.
- O vento-guia está presente e vai te levar para qualquer lugar e para a maioria dos objetivos secundários do jogo, então sempre marque no mapa e siga o caminho.
- Missões de personagens e secundárias ficarão marcadas no mapa, então basta acompanhar por ele.
- As músicas do shamisen de Atsu levarão o jogador para a maioria dos colecionáveis e, ao concluir a campanha, a prioridade precisa ser conseguir todas as músicas. As únicas atividades às quais elas não guiam são as pinturas Sumi-e e as caixas secretas dos shinobis.
- O sistema de cards serve para acompanhamento das mais diversas atividades do jogo e fica presente no mapa. Fique de olho para uma melhor descrição do que fazer no seu progresso, escute as conversas de colonos e viajantes, interaja com os NPCs e mais já que vários darão direções para as mais diversas atividades. Desta forma, você precisará do guia apenas para aquilo que não vier naturalmente.
Parabéns pelo troféu de platina!
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Complete os três contos dos sensei Takahashi (Lança Yari), que fica na planície Ishikari. Para liberar a última missão é preciso acompanhar os requisitos de liberação da região e pode ser acompanhado nas cartas do mapa.
Complete os três contos dos sensei Enomoto (Kusarigama), que fica na região de Teshio. Para liberar a última missão é preciso acompanhar os requisitos de liberação da região e pode ser acompanhado nas cartas do mapa.
Complete os dois contos dos sensei Yoshida (Odachi), que fica na região de Tokachi. Essa linha de missão iniciará automaticamente ao seguir a campanha principal.
Consiste em completer o conto relacionado a espada de Jin Sakai, de Ghost of Tsushima. Há diversas maneiras de iniciar, por viajantes contando sobre pelo contador de histórias, por exemplo. De toda forma, o acesso a região fica na parte sudoeste da região da Costa Oshima. Basta seguir após o santuário que irá desenvolver o conto até seu final e, ao concluir, ganhar o troféu.
O troféu virá ao concluir a linha de missões de Huci, a anciã da região de Nayoro. Irá encontrar a personagem na passagem pela vila do local e iniciar ao conversar com ela. Siga as duas missões e conquiste o troféu.
Ku-e-shinok é um mini game de arco para acertar aros na parte noroeste do primeiro mapa do monte Yotei. Depois de realizar a memória de Atsu é preciso acertar todos os aros no mini game e conseguir uma pontuação perfeita. Uma dica é mapear o movimento dos 3 aros que serão arremessados pelas crianças e lançar antecipado a flecha, mas guarde a habilidade de desacelerar o tempo para o aro que será lançado ao ar, já que só há chance para usar uma vez isso.
Takezo é o mestre das katanas duplas e o duelo mais difícil do jogo. Para chegar nele basta seguir o conto dos discípulos nas árvores de duelo e ao completar o último um mensageiro irá surgir.
Um primeiro duelo com Takezo será para aprender sua técnica e esse será fácil. O segundo consiste em ter todos seus amuletos (ganhos nas árvores de duelos) e encontrar o mestre no topo do monte Yotei para um duelo final.
Recomendo altamente fazer isso após concluir a campanha, ter vários amuletos melhorados, armaduras aprimoradas e mais. Não é necessário usar os amuletos na hora da luta, então monte sua build conforme achar melhor.
Eu foquei na armadura do caçador de recompensas e amuletos que facilitavam o aparo perfeito e ganho de espírito para usar habilidades frequentemente.
No meio da luta o frio começará a reduzir sua vida máxima e praticamente qualquer golpe será hitkill. Você pode mudar a dificuldade do jogo se necessário.
Hana irá aparecer na região de Teshio e ensinará Atsu a usar as kunais de arremesso. Ela pedirá que desocupe todas as fazendas da região das forças inimigas. Assim que libertar as 5 do mapa o troféu irá liberar.
Complete a linha de missões de Ina, na planície Ishikari. A história da bombista irá aparecer quase que de imediato ao entrar na região e basta cumprir as duas missões dela para conseguir o troféu.
Uma das primeiras missões nos campos de Yotei e que será dito por algum viajante é do antigo estábulo da região, que fica a Leste. A missão consiste em relembrar o passado de Atsu ali e, no fim, escolher um cavalo definitivo e o nome dele. Com isso o troféu aparecerá.
Para liberar o troféu consiste em finalizar um confronto ao entrar numa área de inimigos usando a Pistola. Isso só será possível após chegar na última região, a Costa Oshima. Assim que entrar nessa região pela história será mostrado um novo objetivo para conseguir a arma de fogo. Faça a linha de missões e consiga a pistola, depois compre as habilidades referente a ela e que serão liberadas assim que o jogador tiver a arma em mãos.
Num próximo confronto ao entrar em área com inimigos, acerte os primeiros golpes no tempo certo, o que começa ao apertar L1 e depois segurar triangulo e soltar no momento que seu oponente avança, acerte o próximo também com a katana e no fim aparecerá a opção de apertar R1 e finalizar com a pistola. Fazendo isso conseguirá o troféu.
Para o troféu é necessário primeiro conseguir a Kusarigama na região de Teshio, com o mestre Enomoto. Após isso, as habilidades da arma serão liberadas e em uma delas é possível realizar o assassinato à distância usando Triângulo + Círculo. Faça isso num próximo alvo e consiga o troféu.
Para o troféu é preciso empurrar um inimigo da beirada e o mesmo morrer com a queda. O Chute Tufão é uma habilidade da lança Yari e depende do jogador seguir esse caminho antes na planície Ishikari. Funciona ao segurar Triângulo e chutar o inimigo para longe, com melhorias que facilitam isso.
A ombrada é da linha de habilidades básicas de Atsu, mais fácil de desbloquear, e consistem em pressionar Círculo em quanto corre para um inimigo. Use qualquer uma das duas habilidades para empurrar algum inimigo e conseguir o troféu.
Desarmar um inimigo depende de algumas habilidades, com a mais fácil sendo a de segurar Triângulo com a katana e soltar quando o ícone amarelo do inimigo de desarmar brilhar forte. Com isso a arma dele será jogada ao chão. Com essa mesma arma é preciso arremessar e matar o inimigo para o troféu.
Além da habilidade citada, da árvore de habilidades Onryo, outra é a do golpe que usa a combinação ode L1+R1 e consome 3 de espírito para funcionar. Isso irá desarmar imediatamente seu oponente. Use qualquer estratégia e mate o inimigo com sua própria arma. Porretes de inimigos grandes não podem ser arremessados.
O Uivo de Onryo é desbloqueado automaticamente no início do jogo. Depois, você pode usá-lo com L3 + R3 quando as 4 barras no canto inferior direito da tela, ao lado da sua arma, estiverem carregadas. Isso criará uma rajada de vento que derrubará um inimigo à sua frente. Você pode então matá-lo instantaneamente com Quadrado. Use-o 20 vezes no total ao longo do jogo.
Ao liberar lobos e interagir com a loba nas tocas de lobos de cada mapa, uma árvore de habilidade exclusiva dessa parceria pode ser habilitada e desbloquear sempre novas ações. Uma delas é chamar a loba ao arremessar um jarro em um inimigo durante o combate. Desbloqueie as habilidades Uivo do Lobo e Invocação de Ataque do Lobo. Faça a ação durante um combate, pegar um jarro vazio e arremesse no inimigo para que a loba possa surgir, matar o inimigo e desbloquear o troféu. A medida que joga e libera novas áreas e habilidades, isso pode vir naturalmente.
Este é praticamente um troféu relacionado à história, já que acontecerá diversas vezes ao longo de missões. Basta completa com sucesso um confronto contra inimigos, apertando L1 para iniciar e segurando Triângulo e soltando para um golpe perfeito.
Auto explicativo e funciona de qualquer fonte de Fogo, seja o arco com flechas em chamas ou mesmo as bombas de chamas. Se o inimigo morrer de um fogo do cenário causado por alguma ferramenta de Atsu, o troféu virá. Aconteceu naturalmente para mim nas missões da bombista Ina.
Jarras de Saquê são um dos consumíveis que recupera vida e espírito de Atsu. A quantidade carregada é limitada e o troféu virá ao beber 10 vezes. Sempre deixe espaço para pegar um que irá surgir em diversos acampamentos ao longo do jogo.
Será desbloqueado naturalmente em algum momento enquanto você avança para os outros troféus. Às vezes, você interrogará automaticamente o último inimigo sobrevivente durante os combates para obter informações sobre missões ou locais próximos.
Para isso, você precisa aprimorar 10 amuletos diferentes pelo menos uma vez cada. Aprimorar o mesmo amuleto várias vezes não conta.
Isso requer amuletos aprimoráveis, que mostram um progresso necessário para liberar um benefício ainda maior. Irá encontrar vários ao longo do jogo, mesmo que alguns não tenha opção. Realize as ações necessárias para melhorar 10 diferentes ao menos uma vez e conseguir o troféu. Não é necessário estar com o amuleto equipado para aprimorar e muito provavelmente virá de forma natural.
A Lâmina do Lobo é a katana inicial. Ela pode ser aprimorada na forja em sua casa, que é desbloqueada no início do jogo e estará marcada no mapa. Há 4 aprimoramentos no total e eles exigem materiais de todas as áreas do mapa. Virá próximo ao fim do jogo.
“Equipamentos de Vaidade” são cosméticos: Tinturas de Armadura e Kits de Arma. Eles são usados para aplicar cores diferentes à sua armadura/armas. Você pode simplesmente comprar tintas de armadura de comerciantes na estalagem principal de cada região. Kits de Arma são recompensas frequentes de Caçadas e Pilares dos Caídos. Há muito mais de 30 cosméticos no jogo. Enquanto estiver trabalhando nos outros troféus, você quase certamente os obterá automaticamente, então nem se preocupe.
Há um total de 12 armaduras no jogo e, muito provavelmente, você vai conseguir todas pelas marcações do mapa, através da história ou relação e compras com NPC, como a armadura do taro e a de de caçar recompensas. A maioria vem através dos contos, que vão ser informados por NPCs ou o cronista, além de dicas e encontros no mapa. Uma das armaduras consiste em localizar todas as fontes termais do jogo, mas eu consegui o troféu das armaduras antes de conseguir esse. Em teoria essa armadura não será necessária, mas você precisará encontrar todas as fontes termais e virá de toda forma.
Todas as armas brancas são desbloqueadas em missões. Três são desbloqueadas automaticamente pela história e as duas restantes vêm de contos opcionais do sensei. Virá naturalmente ao fazer as atividades do jogo.
Há um total de 4 armas de longo alcance no jogo que contam para esse troféu. São os 2 arcos, comprados com a artesã, as bombas de arremesso e o rifle. Os 2 últimos vem através dos contos de história, com a bombista e também o fabricante de rifles na última região.
Todas as armas de tiro rápido vêm de missões. Duas delas são desbloqueios automáticos de história e as três restantes vêm de uma recompensa opcional e dois contos de sensei. Virá naturalmente ao fazer as atividades do jogo.
Para isso, você precisa completar a Escalada do Santuário: Santuário do Monte Yotei. A entrada fica a oeste das Planícies Yotei, a oeste do Rio Yotei. Ela será marcada no mapa quando você se aproximar. Você pode fazer isso a qualquer momento após o Prólogo, quando chegar ao mundo aberto. Siga o caminho linear do santuário até o cume do Monte Yotei. Lá, você deve rezar no santuário para obter o amuleto da sua mãe e do seu pai. O troféu é desbloqueado assim que você rezar no santuário.
Na pousada principal de cada região, você encontrará um altar de presentes onde as pessoas deixam presentes para celebrar o seu progresso na história. Você recebe automaticamente 8 presentes conforme avança na história principal. Você pode coletar mais de 8 presentes de uma única pousada, sem precisar encontrá-los em pousadas diferentes, que são os vilarejos principais onde se encontram vários NPC’s. Os presente são depositados conforme progride na história e em atividades, recolha toda vez que tiver a notificação de um novo presente e até o fim do jogo já terá recebido mais do que os 8 necessários para o troféu.
Todas as Caixas de Quebra-cabeça estão localizadas exclusivamente na região de Teshio (a região nevada ao norte). 1 é encontrada em um corpo, 4 em Altares Kitsune marcados no mapa e 7 nos Seis Acampamentos Yotei em Teshio Ridge (dos quais 4 são esconderijos atrás de Quebra-cabeças de Estátuas de Raposa nas bordas do mapa).
Cada caixa é um quebra-cabeças de ações para conseguir abrir e pegar a recompensa dentro. Será preciso recolher e abrir todas as 12 caixas para conseguir o troféu.
As pinturas Sumi-e são uma das atividades de Yotei. Atsu pinta locais específicos lembrando as memórias de seu pai. Há um total de 18 locais para pintar, com 3 sendo são relacionados a missões. Será necessário encontrar os 15 outros locais no mapa, sendo 4 nos Campos de Yotei, 3 na planície Ishikari, 2 na cordilheira Tokachi, 2 em Nayoro, 2 em Teshio e 2 na Costa Oshima.
Uma das armaduras, que consegue fabricar com a Anui de Nayoro, pode ser aprimorada e fará com que o pássaro amarelo te leve a todos locais quando estiver mais próximo. No fim do jogo e procurando os troféus restante, aprimore a armadura e use enquanto explora para ser direcionado aos locais. Terminei o jogo restando 5 pinturas e várias estão pelo caminho de missões ou encontradas pelas luneta. Caso precise, siga o vídeo para os demais locais.
A qualquer momento durante o jogo, pressione direita no D-Pad para abrir o modo de foto e, em seguida, use baixo no D-Pad para adicionar personalizações à sua foto (como rolo da câmera, contraste, emote). Em seguida, feche o modo de foto com Círculo e o troféu será desbloqueado.
Há um total de 11 tocas/templos de raposas em todo o mapa e é preciso recuperar todas. Com isso será possível ganhar a máscara das raposas no santuário de Teshio e conseguir o troféu. É fácil encontrar todas naturalmente por causa da árvore de copa avermelhada e em grande destaque no mapa. Caso não consiga no fim, siga o vídeo.
Há 8 músicas que Atsu pode aprender para tocar em seu Shamisen. Com exceção da primeira música, a de Atsu, todas as outras vão te levar aos demais locais e colecionáveis do jogo, fazendo o vento guia te levar lá. Algumas músicas virão de missões da história, das caças à recompensa, missões secundárias e de locais de inspiração no mapa. Uma única música pode ser problema e foi a que apareceu pra mim após mais de 50 horas de jogo, já que depende de você acampar e esperar um colono surgir para encontrar Atsu. Nesse encontro ele conta sobre uma música e atsu aprende ela, sendo a que irá te guiar aos santuários. Alguns jogadores relataram encontrar o colono em poucas horas, mas no meu caso demorou mais.
Apesar de as que são abertas no mapa serem indicados por NPC, caso não consiga encontrar todas é possível seguir o vídeo.
Há um total de 10 tocas de lobos por toda Ezo e precisam sem encontradas e seguir a loba para ajudar na sua missão. Cada versão completada libera uma melhoria para a árvore de habilidades da loba e, ao conseguir todas, libera o troféu. NPCs irão avisar sobre as q encontrarem e todas são mais características pela árvore amarela por cima de cada toca. Irá encontrar praticamente todas sem dificuldade, mas caso necessário siga o vídeo.
Para o troféu é necessário concluir todos os desafios do bambu (As 3 fases de cada um), subir e interagir em todos os templos (sequencia de escalada com o santuário no fim) e entrar em todas as fontes termais. Há músicas no shumisen que te levarão em cada uma dessas atividades, além dos NPCs avisarem e mapas que podem ser comprados com o cartógrafo para cada um. Siga isso e use a música de cada para encontrar cada local e conseguir o troféu.
Ao todo são 15 desafios de bambu, 13 templos e 16 fontes termais em toda Ezo.
Primeiro, você deve completar o Conto do Sensei: O Caminho dos Yari na Planície de Ishikari para desbloquear a arma Yari (lança). Como parte deste conto, você automaticamente fisga 4 peixes, restando apenas mais 1 para o troféu. Após o conto, você deve encontrar um peixe que saltam para fora d’água e são encontrados em rios rasos e áreas de água de menor escala. Será fácil identificar um local assim e verá os mesmos pulando. Para fisgar algum com a lança basta estar com a arma e apertar Quadrado no momento exato q o peixe estiver saltando.
Há um total de 31 recompensas de alvos no jogo distribuídos por todas as regiões de Ezo. A maioria fica nos quadros de recompensas que é possível encontrar em cada vilarejo maior, como as hubs de cada região com vários vendedores.
Toda recompensa vira uma missão e fica marcada no mapa, com algumas tendo histórias maiores ou não. Complete uma recompensa e volte para o Kojiro afim de recolher seu prêmio. Sempre visite o painel de recompensas ou fale com o Kojiro para novas informações. Algumas virão por missões secundárias dadas por outros NPCs e que viram recompensas, como as que surgem na Costa Oshima. Faça todas as atividades e o troféu virá no fim.
Há um total de 61 altares de reflexão no jogo e cada um provê um ponto de habilidade ao jogador. Para o troféu é necessário achar 30 deles. Cada acampamento dos 6 de Yotei disponibilizará um altar no fim. Os mapas do cartógrafo indicarão outros e você pode conseguir mais através da luneta ou com NPCs. Provavelmente virá de forma natural.
Os relicários da montanha são estrutura de pedra com 4 alteres próximos que podem ser girados para resolver o quebra-cabeças de cada um. O primeiro te dará um amuleto e o resto irá aprimorar ele. Há um total de 5 espalhados por Ezo e é necessário encontrar e solucionar cada um para o troféu. Caso não consiga, siga o vídeo.
Vá a qualquer casa de apostas nas pousadas durante o jogo e participe do minijogo Zeni Hajiki até ganhar um amuleto. Zeni Hajiki é um minijogo de acertar moedas onde você deve jogar sua moeda em outras moedas sem que ela caia da mesa ou acerte mais de uma no processo. A primeira partida geralmente recompensa você apenas com dinheiro, a segunda partida dá um amuleto. Cada casa de apostas dá um amuleto diferente, mas para troféus você só precisa ganhar um.
Quando encontrar um lugar e abrir o mapa tendo o ícone do jogo, irá mostrar q é possível ganhar “dinheiro e um Novo Amuleto”. Jogue até ganhar o amuleto e consiga o troféu.
Você pode tornar este minijogo mais fácil acessando Configurações > Acessibilidade > Exibição de Poder de Zenji Hajiki = Ligado. Isso mostra a distância prevista do tiro, o que o torna trivial, pois você pode acertar todas as moedas de uma vez.
A qualquer momento após chegar ao mundo aberto (após o Prólogo), pressione o direcional para a Esquerda para chamar seu cavalo; enquanto estiver ao lado dele, segure esquerda no D-Pad para montar acampamento. O prompt do botão só aparecerá quando você estiver bem ao lado do seu cavalo; se estiver muito longe, não será possível montar acampamento.
Quando estiver no acampamento, role para o canto inferior direito e interaja com o shamise e toque qualquer música. Você pode tocar a “Canção do Atsu” padrão, que você aprende automaticamente no Prólogo.
As placas de ações especiais ao se curvar estão de volta, assim como em Tsushima. Ao encontrar alguma, deslize o touchpad para baixo e um evento acontecerá próximo a placa, como flores, borboletas, peixes, sapos e mais surgindo em grande quantidade. Há mais de 10 em toda Ezo, mas é preciso interagir apenas com 10 para o troféu. Se não encontrar naturalmente na sua jornada, siga o vídeo.
Há um total de 22 acampamentos dos 6 de Yotei por toda Ezo. Encontre cada um e elimine todos os inimigos para restaurar o local aos seus habitantes naturais e ganhará o troféu. A maioria é encontrada através dos mapas, luneta, missões e diálogos com NPCs. Os de Teshio costumam ficar escondidos e atrás de algums puzzles dos shinobis, mas podem ser encontrados normalmente. Siga o vídeo caso falte algum.