Um assunto que simplesmente viralizou nas redes sociais nesta segunda (29) é a taxa do IOF nas compras realizadas na PS Store.
A taxa do IOF já acontece há um tempo – não é novidade. Mas o assunto pelo visto tomou as redes (1, 2 – só alguns exemplos).
O IOF é a sigla que representa Imposto sobre Operações Financeiras. Esse imposto é cobrado em operações financeiras como crédito, câmbio e seguros. O IOF não é uma taxa aplicada pela Sony, mas sim pelo Governo Federal. No caso das concorrentes (como o Switch) ela não existe, mas é cobrada na PS Store porque não é uma operação realizada nacionalmente (talvez seja culpa do EBANX usado pela Sony nas compras da PS Store? Não sabemos).
Portanto, toda e qualquer compra na PS Store via cartão de crédito, seja ela parcelada ou não, terá um IOF cobrado em cima – de 3,5% sobre o valor da compra.
Como evitar o IOF nas compras da PS Store?
Primeiramente, a opção mais básica é não usar a PS Store e depender das mídias físicas. Mas sabemos que isso não é uma opção em inúmeros casos.
Para evitar o IOF, você pode simplesmente recarregar a sua carteira com cartões pré-pagos (gift cards) da PS Store. Dessa forma, não haverá a taxa na hora da compra.
PS Store – Gift Card
Recarregue seu saldo da PS Store com os Gift Cards do Mercado Livre.
Para ficar de olho em cupons, acompanhe o nosso grupo de ofertas no WhatsApp.