O lançamento de Battlefield 6 está cada vez mais próximo e a EA quer que você continue atento a isso. Com o marketing acelerando na reta final antes do fatídico dia 10 de outubro, mais novidades eventualmente vão sendo disponibilizada sobre o jogo. Agora, ao convite da EA, o PSX Brasil pode conferir um pouco de dois mapas que tendem a ser tão importantes para o modo multijogador do próximo capítulo da franquia.
Conferimos algumas novidades que foram fornecidas via material do tipo hands-off, no qual não jogamos mas vimos por vídeos e imagens, de forma mais aprofundada, um pouco daquilo que estará disponível para todos os jogadores em algumas semanas. O principal aqui com certeza e saber mais de dois mapas importantes, com um sendo o clássico Operation: Firestorm retornando de Battlefield 3, enquanto o outro fica por conta de Vale de Mirak, original de BF6 e o maior em extensão do jogo.
Mesmo que de origens diferentes, ambos os mapas mostram claramente que o foco será no combate a média distância e, principalmente, uso de veículos. Blindados, veículos de transportes, helicópteros de batalha e até aviões devem dominar as ações aqui graças a imensidão do terreno. Foco para os blindados anti-veículos e também para os mesmos na variante antiaéreo, que devem travar disputar acirradas contra jatos e seus ataques diretos em cada rasante.
NEW Battlefield 6 Gameplay
Operation Firestorm pic.twitter.com/4gDcdVgKOo
— CharlieIntel (@charlieINTEL) September 17, 2025
Com as áreas mais abertas e abrangentes, tendo a usina de óleo de forma central ao mapa, Operação: Fogo Cruzado tende a trazer alguma nostalgia dos tempos de BF3 e BF4 no modo conquista. Alguns ajustes das bandeiras parecem distanciar o foco de cada disputa para a dominação de cada e expandindo o combate para mais extremos do mapa, ao invés de acumular bastante próximo a usina. Isso pode deixar as disputas mais intensas em alguns momentos e em áreas de captura mais afastadas, mas resta ver o quão a disposição de veículos pode favorecer um lado ou outro. Ainda vai ser um mapa de disputas diretas, com trocação de tiros em áreas abertas e sem muita cobertura, por isso a variante de veículos pode ser fundamental aqui.
Já Vale de Mirak é algo imenso e com certeza o melhor mapa para disputa entre veículos. A infantaria precisará ficar próxima as bandeiras centrais ou avançar a distancia com cobertura, mas sair louco correndo pela imensidão do terreno é pedir para tomar bucha de longa distância de qualquer adversário. Pode ser um dos mapas mais abertos para helicópteros aproveitarem, mas em contrapartida também vai ser muito aberto, sem montanhas ou obstáculos, e fácil derrubar os mesmos com armas antiaéreas.
Fogo Cruzado mantém a mesma essência visual de antes e, sendo um dos mapas clássicos da franquia, dificilmente seria diferente. Já Mirak conta com uma parte artística diferente e que me lembrou as terras arrasadas da Europa durante a Primeira Guerra Mundial. Óbvio que só uma lembrança, já que toda a ambientação sendo mais moderna e as estruturas para isso, com boa verticalização, só vão deixar pontos de acesso para todos os lados e não só a trocação direta em terreno plano.
NEW Battlefield 6 Gameplay
Mirak Valley pic.twitter.com/GmKWHUGtde
— CharlieIntel (@charlieINTEL) September 17, 2025
Ambos os mapas tem um grande foco no combate à distância, média e longa, sem o frenesi do que vimos nos outros mapas que até ficaram disponíveis na Beta, como o de New York e o frenesi caótico do “close quarters”. A disputa a curta distância ficará centrada em 2 ou 3 bandeiras de cada um dos mapas e o resto deve ser mais explorado pelas DMR’s e rifles de atirador, o que acaba também reforçando a necessidade de veículos para transição mais acelerada e precavida de uma bandeira a outra. Apesar disso, não espere muita proteção em prédios ou outras estrutura e até mesmo uma SMG pode fazer a diferença dentro de bandeiras mais abertas.
Ambos os mapas prometem entregar aquilo que já vimos na Beta recente, mas talvez da forma mais cadenciada que já vimos nos Battlefields de antes do V e 2042. Ainda haverá mapas frenéticos e mais acelerados para as disputas diretas, sem veículos e recheados de pontos de estrangulamento para infantaria. Isso, aliás, é um dos feedbacks apresentados após o teste aberto para os jogadores e se espera que os Estúdios Battlefield façam algum balanceamento a fim de resolver o problema dos “choking points” frequentes em alguns mapas, além do excesso de lunetas nas montanhas.
Battlefield 6 será lançado no dia 10 de outubro para PlayStation 5, Xbox Series e PC.