Especiais

Virtua Fighter 5 R.E.V.O. World Stage – Impressões do Beta

Entre 11 de setembro, às 00h01, até 15 de setembro, às 23h59 (horários de Brasília), a SEGA realizou um teste beta fechado de Virtua Fighter 5 R.E.V.O. World Stage no PlayStation 5, Xbox Series e PC via Steam.

A convite da SEGA participamos desse teste beta e trazemos a seguir nossas impressões.

O que é Virtua Fighter 5 R.E.V.O. World Stage?

Primeiramente, uma breve explicação do que se trata o jogo. Virtua Fighter 5 é um título de quase 20 anos a essa altura (lançado em 2006). Ou seja, depois dos Arcades, chegou ao PS3 no início da vida do console. Ainda na época do PS3 tivemos uma revisão chamada “Virtua Fighter 5 Final Showdown”.

Mais tarde, o PS4 recebeu em 2021 o “Virtua Fighter 5 Ultimate Showdown”. Esta versão você talvez possua, pois foi distribuída via PS Plus Essential em seu lançamento. Ultimate Showdown já era uma revisão ainda maior, com o envolvimento do Ryu Ga Gotoku Studio trazendo gráficos aprimorados, novas músicas e um modo online com mais funcionalidades (mas sem rollback).

Virtua Fighter 5 R.E.V.O. World Stage

Finalmente, o PC recebeu Virtua Fighter 5 R.E.V.O. neste ano. É basicamente uma versão ainda melhor, com ajustes de balanceamento, gráficos 4K e, principalmente, rollback netcode no online. Agora, os consoles da geração mais recente (PS5, Xbox Series e Switch 2) recebem Virtua Fighter 5 R.E.V.O. World Stage, que é basicamente a mesma coisa que o jogo no PC (e com cross-play).

A principal novidade dessa versão “World Stage” é um modo single-player inédito, mas vamos ficar devendo impressões dele – somente no jogo final teremos acesso. O beta, como você pode imaginar, era focado no modo online.

Virtua Fighter 5 R.E.V.O. World Stage

Impressões do Beta

O beta é simples e direto: há um Training Mode, mas a única opção online é o modo ranked. Não vou mentir, no início as impressões foram muito negativas: o jogo travou três vezes no meu PS5. Muitas vezes o travamento ocorreu no replay após a luta; provavelmente algum efeito do rollback, não sei.

No entanto, nos dias seguintes não sofri mais travamentos. E, é claro, trata-se de um beta, então no jogo final provavelmente a experiência será mais polida.

Quanto ao online, encontrei alguns adversários com ping com cerca de 180 ms que as lutas rodavam muito bem (graças ao rollback). Porém, brasileiros basicamente não estavam jogando o beta infelizmente, porque a única conexão boa que tive em mais de 50 lutas que fiz no beta era de 66 ms. Tirando esse jogador, o restante foi tudo acima de 180 ms, com vários sendo sincronizados a 250 – 300 ms (provavelmente asiáticos) e, basicamente, o rollback chorando e tentando fazer funcionar.

E não havia como combinar lutas online via Discord, por exemplo, pois como dito o beta só tinha o modo ranked.

Virtua Fighter 5 R.E.V.O. World Stage

Conclusão

Virtua Fighter 5 R.E.V.O. World Stage provavelmente é o último sopro de vida nesse velho guerreiro da SEGA. Apesar da idade e das várias releituras que recebeu, o jogo continua com visuais bonitos e um gameplay muito bom. Nossa análise futura (está nos nossos planos) abordará mais aprofundado o gameplay e modos. Este artigo tinha como objetivo focar apenas na experiência online que o beta fornecia.

E, como você pode notar, o online é promissor, com o rollback funcionando muito bem. Mas, infelizmente, depende de um público jogando. Torço para que mais brasileiros se interessem pelo jogo para que o online seja povoado. Caso contrário, não há rollback que salve lutas com um ping muito alto.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo