O texto abaixo foi publicado no site oficial do jogo.
A atualização 1.2.4 de Civilization VII já está disponível em todas as plataformas! No momento, estamos preparando grandes mudanças e novos recursos. Enquanto eles não chegam, esta atualização traz mudanças importantes: melhorias nas Transições de Era, balanceamento das maravilhas, ajustes de usabilidade e correções gerais.
Alguns avisos rápidos antes de você conferir os detalhes:
- Nosso objetivo é manter a compatibilidade com jogos salvos sempre que possível. No entanto, certos efeitos e habilidades novos só podem ser ativados ao começar uma nova partida ou ao entrar na próxima Era da campanha. Para garantir a experiência ideal, recomendamos uma dessas duas opções.
- Caso surjam novos erros, tente desativar os mods, já que alguns podem ser incompatíveis com a atualização mais recente.
- Se estiver jogando no Steam e preferir terminar sua partida atual em uma versão anterior, é só usar a versão beta legada disponível na plataforma.
Confira abaixo a nota completa!

Balanceamento das maravilhas

As maravilhas são, há muito tempo, um dos temas favoritos da comunidade. É sempre divertido acompanhar suas listas de ranking e ver as comparações entre habilidades, desbloqueios e locais de construção. Esse engajamento faz com que seja ainda mais divertido trabalhar no balanceamento das maravilhas e tentar atender às sugestões dos fãs!
Com a atualização 1.2.4, todas as Eras receberam ajustes nas maravilhas. Algumas foram adiantadas para melhorar o ritmo da partida, como Erdene Zuu, enquanto outras foram reposicionadas para evitar conflito, caso do Colosso e do Monte dos Monges, que antes estavam no mesmo ramo de cívicos. Também abrimos novas possibilidades de localização: agora as pirâmides não se limitam ao deserto, e Machu Picchu pode ser construído em Montanhas de Pradaria.
Quando uma maravilha se torna escolha obrigatória em praticamente todas as partidas, é hora de um ajuste. Foi o caso do Portão de Todas as Nações e da Casa da Sabedoria, que tiveram sua força reduzida. Mas também demos um bom reforço a várias outras maravilhas, ampliando suas possibilidades de uso e tornando-as mais atraentes. Entre os destaques estão aquelas que interagem com o terreno, como Petra, que agora mantém seus efeitos mesmo quando construída sobre um terreno beneficiado.
Confira abaixo todas as alterações feitas nas maravilhas!

Jogabilidade
Conselheiros
- (★ – influenciado pela comunidade) Os avisos dos conselheiros receberam diversos ajustes, entre eles:
- Os avisos “Ficando pra trás em Tecnologias” e “Ficando pra trás em Cívicos” não aparecem mais em níveis de dificuldade Soberano ou superiores.
- O aviso “Maravilha concorrente” foi atualizado:
- Agora o aviso surge em todas as Eras, e não apenas na Antiguidade;
- Ao clicar em “Leve-me lá”, você será direcionado à construção da maravilha feita por outro jogador, quando possível.
- Novo aviso de conselheiro adicionado: “Códice com lar possível, mas não atribuído”. Essa é uma variação do aviso já existente “Códice sem lar”.
Melhorias nas Transições de Era
- (★) As alianças agora são mantidas durante a Transição de Era quando se joga com a configuração Continuidade ativada.
- (★) Mais Ouro/Influência agora é preservado ao jogar com a configuração Continuidade.
- Nota da equipe de desenvolvimento: sabemos que ainda há questões de balanceamento em torno da configuração Continuidade e já estamos avaliando ajustes em diferentes partes do jogo para deixar a experiência mais equilibrada para os jogadores.
IA
- O comércio com a IA não fracassa mais por conta da atribuição de um recurso que era possível.
- A IA agora dá mais prioridade a transformar forças independentes em cidades-estados.
- A lógica da IA no menu de Acordo de paz foi aprimorada para ficar mais racional.
- Em níveis de dificuldade mais altos, a IA não constrói mais uma muralha duplicada e funcional no mesmo painel ao capturar um novo assentamento.
- Líderes controlados pela IA não aceitam mais alianças que precisariam ser quebradas imediatamente, como nos casos em que já estão em guerra com um aliado.
- A IA das forças independentes não fica mais parada sem mover suas unidades até ser provocada.
- Jogadores controlados pela IA agora se empenham ativamente em concluir projetos de vitória finais e maravilhas após concluírem os caminhos de legado.
- A IA agora dá a devida preferência a painéis costeiros sempre que possível ao navegar pelos oceanos, evitando danos às embarcações.
Transição de Era
- A Espanha agora é desbloqueada corretamente com La Fayette ao avançar para a Era das Explorações.
- A Mongólia agora é desbloqueada corretamente após a Transição de Era ao jogar com um dos líderes recomendados da civilização.
- [DLC Direito de Governar] Durante o Início Avançado, Genghis Khan não recebe mais políticas das civilizações Han e Ming, já que elas não são recomendadas.
Melhorias na câmera
- (★) Foi adicionada a opção de rolagem pelas bordas da tela para plataformas com suporte a mouse.
- Nota da equipe de desenvolvimento: ouvimos quem prefere rolar o mapa pelas bordas em vez de usar o arrastar clicando ou o teclado, então esse recurso está de volta. Continue mandando seu feedback!
- Os controles de câmera foram retrabalhados para deixar os movimentos e a seleção de painéis muito mais fluidos, principalmente ao navegar por grandes distâncias no mapa.
Diplomacia
- A Civilopedia foi atualizada para esclarecer que o efeito de fadiga de guerra não acumula penalidade de felicidade ao entrar em várias guerras.
- As forças independentes agora só podem pilhar um painel se ele estiver no alcance de uma unidade, sem inimigos próximos e com as defesas totalmente destruídas.
- Os líderes agora recebem a quantidade correta de apoio de guerra quando uma guerra é declarada de surpresa.
Economia
- O Templo de Brihadisvara agora concede corretamente o bônus de felicidade quando o jogador constrói uma edificação próxima a um rio navegável na Era Moderna.
- Os painéis não perdem mais seu ganho de felicidade por apelo ao receber uma melhoria rural.
- A edificação ferreiro foi movida para a tecnologia treinamento militar.
Militar
- Jogadores não precisam mais escolher um alvo ao clicar no botão de perímetro defensivo na visão de comandante.
- Unidades que usam ataque a distância durante fogo concentrado não têm mais movimento enfileirado para o painel-alvo no próximo turno.
- Unidades em processo de reforço a um comandante no momento da Transição de Era agora concluem imediatamente a ação. Além disso, as unidades de jogadores derrotados são totalmente removidas e não podem mais reaparecer após a transição.
- A promoção de comandante “zelo” agora especifica que o bônus de +5% não se aplica a ganhos de felicidade.
- Comandantes passam a receber as habilidades correspondentes ao concluir as tecnologias de construção de navios e cartografia durante o seu reaparecimento.
- A função de exploração automática já pode ser usada quando um batedor está no alcance de uma “ruína” durante uma partida na Era Moderna.
- A habilidade assalto heroico agora causa corretamente 50 de dano a unidades adversas quando usada por um comandante do exército normal.
- A habilidade “terra arrasada” do comandante do exército não fica mais disponível quando não há nada para pilhar.
- Em partidas multijogador, a visão da unidade batedor não é mais perdida ao usar a habilidade “vigia” quando o progresso do turno muda para “aguarde…” e ela ainda possui movimento.
- Unidades de infantaria híbrida com ataque a distância não recebem mais dano quando o comandante do exército usa a habilidade fogo concentrado.
- “Invasão” não pode mais ignorar restrições de movimento em penhasco quando usada por um comandante do exército sem a promoção mobilidade.
- Unidades a distância não podem mais atacar alvos inválidos quando um comandante do exército usa fogo concentrado.
- Corrigido um problema relatado raro em que um líder já derrotado e desconhecido podia reaparecer após uma Transição de Era, causando interações repetidas de primeiro contato e bloqueando o progresso.
Diversos
- A tecnologia construção de navios agora informa que unidades de suporte e civis podem atravessar o oceano sem sofrer danos.
- A mensagem de contagem regressiva deixou de aparecer repetidamente e agora surge apenas uma vez ao avançar para o próximo turno.
- A janela de confirmação de reinício agora aparece corretamente ao selecionar o botão “reiniciar” no menu de opções avançadas.
- As informações de “desbloqueio de Era” não ficam mais ausentes em alguns líderes ao iniciar uma nova partida.
Religião e ideologia
- Ícones foram adicionados na faixa de líderes após fundar uma religião na Era das Explorações ou ao adotar uma ideologia na Era Moderna.
- Os ícones de ideologia de outros líderes agora aparecem em verde ou vermelho, indicando se eles compartilham ou não da sua ideologia.
- Nota da equipe de desenvolvimento: essa mudança deve facilitar a visualização de quais líderes aderiram a cada ideologia – um fator importante tanto na hora de escolher sua própria ideologia quanto ao decidir quais líderes atacar para conquistar assentamentos e avançar no caminho de legado ideologia na Era Moderna.
- Os ícones de religião passam a refletir o ícone e o nome escolhidos para a sua religião (incluindo nomes personalizados).
- Os ícones de ideologia de outros líderes agora aparecem em verde ou vermelho, indicando se eles compartilham ou não da sua ideologia.
Balanceamento das maravilhas
- Maravilhas da Antiguidade
- [DLC Encruzilhada do Mundo] Birsa
- Transferida para a tecnologia engenharia.
- Colosso
- Custo de produção alterado de 450 para 375.
- Transferido para a tecnologia moeda.
- Dur-Sarruquim
- Adicionado “+1 de ciência em fortificações neste assentamento”.
- Bônus de combate aumentado de +3 para +5.
- Sino Divino
- Adicionado ganho base de 2 de influência.
- O Acordo de Ginseng deixou de afetar apenas capitais e agora vale para as cidades de ambos os jogadores.
- Aumentado o ganho de relação do Acordo de Ginseng: 10 ao aceitar e 25 ao apoiar.
- Custo de produção alterado de 275 para 375.
- Transferido para o cívico cidadania.
- Portão de Todas as Nações
- Adicionado ganho base de 2 de felicidade.
- Apoio de guerra reduzido de 2 para 1.
- Grande Estela
- Adicionado ganho base de 2 de produção.
- Efeito agora se aplica a maravilhas construídas em qualquer assentamento.
- Texto ajustado para refletir corretamente que o ouro escala por Era.
- Transferida para a maestria do cívico misticismo.
- Ha’amonga ‘a Maui
- Restrição de localização alterada para permitir qualquer bioma.
- [DLC Direito de Governar] Mausoléu de Halicarnasso
- Adicionado ganho base de 3 de produção.
- Custo de produção aumentado de 275 para 450.
- Transferido para a tecnologia trabalho em ferro.
- Mundo Perdido
- Efeito alterado para: “+1 de ciência em melhorias e +1 de felicidade em distritos em terreno tropical neste assentamento”.
- Custo de produção aumentado de 275 para 375.
- Transferido para a maestria do cívico código de leis.
- Oráculo
- Bônus de cultura por eventos narrativos aumentado de 10 para 20 por Era.
- Adicionado 1 ponto de atributo de política de base.
- Já temos novos planos para esta maravilha – fique de olho!
- Petra
- Efeito alterado para: “+1 de produção em melhorias e +1 de ouro em distritos em terreno de deserto neste assentamento”.
- Pirâmides
- Efeito alterado para: “+1 de ouro e produção em melhorias e distritos em painéis de rios pequenos e rios navegáveis neste assentamento”.
- Restrição de localização alterada para permitir qualquer bioma, exceto Tundra.
- Estupa de Sanchi
- Custo de produção alterado de 375 para 450.
- Transferida para o cívico habilidade comercial.
- Palácio de Weiyang
- Transferido para a maestria do cívico cidadania.
- [DLC Encruzilhada do Mundo] Birsa
- Maravilhas da Era da Exploração
- Borobudur
- A habilidade agora afeta apenas os bairros daquele assentamento.
- Erdene Zuu
- Cultura base reduzida de 4 para 2.
- Restrição de localização alterada para permitir qualquer bioma.
- Custo de produção reduzido de 550 para 400.
- Transferida para a maestria do cívico autoridade.
- Cidade Proibida
- Cultura base aumentada de 2 para 4.
- Cultura e ouro em fortificações reduzidos de 2 para 1, mas agora se aplicam a todos os assentamentos.
- Custo de produção aumentado de 400 para 550.
- Transferida para a maestria de cívico imperialismo.
- Hale o Keawe
- Alterado de “Construir uma edificação em terreno costeiro concede cultura equivalente a 50% do seu custo” para “+1 de cultura em edificação aquática”.
- Casa da Sabedoria
- Número de relíquias concedidas reduzido de 3 para 1.
- Machu Picchu
- Removido: “+2 de capacidade de recursos neste assentamento”.
- Alterado de “+4 de cultura e ouro em todas as edificações adjacentes a esta maravilha” para “Edificações recebem +1 de adjacência de cultura e ouro para montanhas”.
- Restrição de localização alterada para permitir o bioma pradaria.
- Borobudur
- Maravilhas da Era Moderna
- [DLC Encruzilhadas do Mundo] Boudhanath
- Ganho base de influência aumentado de 4 para 6.
- Restrição de localização alterada para permitir o bioma pradaria.
- Portão de Brandemburgo
- Alterado de “Este assentamento não sofre penalidades de felicidade por fadiga de guerra. +5 de felicidade em assentamentos conquistados” para “+1 de apoio de guerra em todas as guerras. +1 de limite de assentamentos”.
- Torre Eiffel
- Cultura e felicidade em bairros aumentadas de 2 para 3.
- Hermitage
- Alterado de “+10% de cultura em cidades com uma grande obra exposta” para “+5 de cultura em cidades com uma grande obra exposta”.
- Muzibu Azaala Mpanga
- Alterado de “+2 de alimento em todos os painéis de lago. +2 de cultura e felicidade em painéis de lago neste assentamento” para “+4 de cultura e alimento em melhorias e distritos em painéis de lago”.
- Palacio de Bellas Artes
- Removido “+10% de felicidade nesta cidade”.
- Felicidade proveniente de grandes obras aumentada de 2 para 3.
- Adicionado “Ganha 1 artefato”.
- Forte Vermelho
- Adicionados 4 de produção ao ganho base.
- [DLC Encruzilhadas do Mundo] Boudhanath
Líderes e Civilizações
Líderes
- Himiko, Personalidade Alta Xamã
- A habilidade de Himiko, Alta Xamã, agora é aplicada corretamente às edificações sede de guilda, ópera e pousada.
Interface do usuário
Alinhamento e espaçamento
- Foi corrigido um problema relatado em que os jogadores não conseguiam selecionar todos os líderes no menu de diplomacia ao jogar em resolução 1280 x 720.
Civilopedia
- A entrada sobre captura de cidades na Civilopedia foi atualizada com as informações corretas sobre a saúde do centro da cidade.
- A página da comandante do exército exclusiva Trung Nhi na Civilopedia agora exibe corretamente as informações sobre sua funcionalidade no jogo.
Específico para controles
- Diversos problemas de comando resolvidos: botões de voltar/continuar ausentes, remoção de prompts sem função e correção de prompts incorretos em certos menus.
- Navegação pelos menus com controle aprimorada: barras de rolagem agora funcionam corretamente, LT/RT não quebram mais a rolagem e caixas pop-up recebem o foco certo.
- Os botões LT/RT não exibem mais “?” como espaço reservado ao abrir o menu de pausa enquanto o menu info. da cidade está ativo.
- Os comandos L2/R2 agora alternam entre assentamentos (em vez de dar zoom) após editar o nome de um assentamento.
- Problemas de IU e funcionalidade não ocorrem mais ao abrir a árvore cívica com o controle depois de concluir um cívico.
- O botão adicionar apoio mantém sua função ao alternar da barra de progresso de fazer amizade para a tela de líder.
- Prompts sem função dos botões LB/RB não aparecem mais ao desativar todos os caminhos de legado no menu de progresso da Era.
- O menu de promoção agora pode ser fechado ao pressionar o botão de voltar no menu principal.
- A câmera pode ser movimentada após posicionar qualquer assentamento no início avançado.
- O tutorial “atributos” agora pode ser minimizado ao ser acionado pelo jogador no menu de atributos do líder.
Geral
- Adicionada arte ao botão “próximo turno” no modo multijogador.
- A resolução dos retratos de líderes foi aprimorada na tela de vitória/derrota.
- A Assíria agora conta com arte exclusiva de carregamento ao iniciar uma partida na Antiguidade.
- O quadrado cinza atrás do botão de seta próximo às faixas de líderes não aparece mais.
- Corrigido um problema relatado em que recursos do tesouro de terras distantes podiam ser exibidos como recursos do tesouro da terra natal na lente de comércio.
- Agora é possível retornar ao menu principal clicando com o botão direito do mouse no menu multijogador.
- Corrigido um problema relatado em que selecionar a notificação “expandir cidade” após uma ação de forçar o fim do turno podia causar travamento.
- O tutorial “Relações: agendas” não é mais acionado fora de ordem no primeiro contato com um líder de IA na Antiguidade.
- Os turnos de tutorial agora aparecem corretamente após fechar o painel de produção quando a opção “o painel de produção fica aberto” está ativada.
- As ações “estabelecer base aérea” e “atribuir nova base para aeronave” agora são canceladas ao selecionar o painel de outra unidade.
Ajustes de texto
- A descrição da fábrica na Era Moderna agora mostra corretamente a indicação “pode ser comprada em cidades pequenas”.
- Os requisitos de descrição do projeto voo espacial tripulado não estão mais ausentes ao visualizar construção de foguetes no menu de tecnologia e na árvore de tecnologia.
- Melhorada a precisão do texto descritivo dos camelos.
- Diversas correções e melhorias de texto foram feitas.
Dicas de tela
- Os ícones de ganho não ficam mais desproporcionais ao visualizar um painel com mais de 5 ganhos do mesmo tipo no mapa.
- O texto correto agora aparece ao visualizar a dica de tela “em produção” durante a produção de qualquer projeto de cidade.
- Textos inconsistentes não aparecem mais ao ver dicas de tela em painéis com risco de inundação próximos a vulcões na lente de colono.
- A descrição de “construção de maravilha” foi ajustada para caber corretamente no quadro de dicas durante partidas multijogador.
Narrativa
- Corrigidos problemas relatados que impediam o acionamento de certos eventos.
- Ajustados textos e ícones de tutoriais em eventos narrativos.
- A descrição de descobertas de investigação foi atualizada na entrada “descobertas” da Civilopedia.
- Eventos com custo de ganho agora deixam claro que podem gerar ganhos negativos devido a penalidades, manutenção e outros custos.
- Corrigido um problema relatado em que a interface do usuário do evento narrativo podia aparecer sem que o botão fosse pressionado para exibi-la.
- Artilheiro: a dica de tela de recompensa agora reflete corretamente a recompensa recebida.
- Cinzas: recompensas alteradas para conceder cultura e ouro.
- Bodhisattva: o evento agora pode ser concluído corretamente.
- Ordens do Doutor: o bônus de cura agora se aplica em território amigável.
- Ecos da História: a segunda opção da dica de tela da recompensa agora concede bônus de produção para o treinamento de exploradores.
- Forma e Deformidade: a dica de tela de recompensa agora indica corretamente “+1 de espaço de política”.
- Se for Preciso: a missão agora pode ser concluída corretamente.
- O Mundo Invisível: agora este evento só é acionado para Chola ou Majapahit. Além disso, a segunda opção exibe o texto correto.
- Um Convite para a Guerra: o texto das dicas de tela sobre recompensas nas opções foi ajustado.
- Obstinação: o ícone de custo de ganho na primeira opção agora é exibido corretamente.
- Ascensão dos Burgueses: o evento agora tem uma segunda opção de recompensa.
- Procissão Real: o evento agora pode ser concluído com unidades exclusivas que substituem a unidade lançador.
- Um Feixe de Flechas: a segunda opção agora concede “+2 de felicidade no armeiro”.
- Categorias de Caça: as recompensas agora se aplicam apenas ao palácio.
- Perda de Tempo: o progresso da missão agora é exibido corretamente.
- Maré de Ouro: o evento agora faz referência às unidades comboio do tesouro em vez de frota do tesouro.
- As Coisas São Assim: a descrição da recompensa da segunda opção foi ajustada.
Áudio
- Corrigidos diversos problemas de localização de áudio em todo o jogo.
- Feitas várias melhorias de usabilidade nas falas de líderes e do narrador.
- Feitas várias melhorias de usabilidade nos áudios da interface.
- Adicionados efeitos sonoros para recompensas narrativas, captura de assentamentos e ação de devastar ou manter assentamentos.
- Adicionado som de notificação quando outro jogador conclui um marco.
- Corrigidos diversos problemas de áudio relatados.