NotíciasPlayStation 5Vídeos

PlayStation Blog divulga detalhes de Marvel Tōkon: Fighting Souls

O texto abaixo foi publicado no PlayStation.Blog.


Revelado pela primeira vez no State of Play e recentemente jogável na Evo Las Vegas 2025, MARVEL Tōkon: Fighting Souls traz uma mudança fundamental no gênero de luta em duplas. A Arc System Works, a Marvel Games e a PlayStation Studios se uniram para criar um mundo vibrante e estilizado, e depois de uma intensa sessão de jogo de 30 minutos no último fim de semana, estou contando os dias até ser um lutador Tōkon novamente.

Construindo uma equipe 4v4

“A razão pela qual optamos pelo 4v4 é porque é algo nunca antes feito em jogos de luta, onde os jogadores podem trocar de personagem”, diz Kazuto Sekine, Diretor de Jogo e Designer-Chefe de Batalhas da Arc System Works. “Queríamos nos desafiar a criar um novo lutador em dupla.”

Durante minha sessão, tive acesso a um conjunto de heróis all-star para criar minha equipe de quatro:

● O Doctor Doom é lento, mas ataca forte com ataques mágicos e de longo alcance. 

● A Ms. Marvel é rápida com ataques de alto risco e alta recompensa.

● Storm é uma ameaça aérea com cruzamentos mortais. 

● O Iron Man mantém os inimigos afastados com movimentos antiaéreos e outros movimentos punitivos. 

● O Star-Lord era o mais técnico, com sua habilidade de alternar entre armas de fogo e malabarismos insanos.

● O Captain America é um personagem versátil e um ótimo ponto de entrada para novos jogadores.

Depois de algumas experiências, priorizei jogar com Storm e Star-Lord. Adorei como seus combos, personalidade e estilo eram fiéis aos seus personagens (em certo momento, Storm se refere severamente ao Star-Lord como “Quill” quando está de brincadeira, o que eu adorei). Os ataques leves e médios de Tempestade são adequados para iniciantes e combinam bem com sua Habilidade Rápida, que é um ataque único de um personagem que você ativa pressionando R2. Também obtive sucesso atacando com Senhor das Estrelas, usando combos rápidos de blaster e corpo a corpo diretamente em sua Habilidade Suprema, ativada simplesmente pressionando R1.

O esquema de controle é bem direto. Quadrado, Triângulo e Círculo são seus ataques leves, médios e pesados, respectivamente, enquanto X é o botão de montar. Todos os seus ataques especiais e habilidades são reservados para os gatilhos. L1 permite um avanço rápido, L2 é uma habilidade de montar rápida e R1 e R2 fornecem seu ataque único e habilidades rápidas.

Como funciona a troca entre personagens

Tradicionalmente, em um combate de duplas, você precisa alternar entre todo o seu time antes do fim da partida, mas em Tōkon, seu time compartilha uma barra de saúde. Isso significa que você não precisa dominar todo o elenco para ser eficaz e, nesse sentido, pode encarar o jogo como um lutador mais tradicional, se quiser. No início da partida, você só pode controlar seu personagem principal. Conforme a batalha progride, você ganha a habilidade de trocar para seus personagens de assistência quando perde uma rodada, realiza um arremesso ou joga seu oponente para outra seção do cenário. Isso cria uma dança interessante de ter cuidado para não dar aos seus oponentes mais opções para usar contra você, ao mesmo tempo em que garante que você acesse seu elenco estendido primeiro e quem você gostaria como sua primeira opção de reserva.

“Anteriormente, para jogar com todos [os lutadores de duplas], era preciso controlar vários personagens”, diz Sekine. “No entanto, para o nosso jogo, era importante que o projetássemos de forma que você só precisasse controlar um personagem. Você só precisa aprender a jogar com um personagem para aproveitar o jogo, e ainda consegue ver seus outros companheiros de equipe entrando e saindo do campo de batalha.”

Onde tradicionalmente você teria um botão dedicado para alternar entre seus personagens, aqui você faz isso durante as assistências. Assim que conseguir chamar uma assistência, você terá uma breve janela para alternar entre eles. Essa troca cria uma troca natural no caos da batalha e alguns momentos estilosos entre os personagens. Tōkon se importa com o que está acontecendo na tela o tempo todo, então alternar entre personagens no meio de um combo, parados ou até mesmo no ar cria animações únicas, como personagens dando tapinhas uns nos outros ou brincando sobre a necessidade de intervir.

Acomodando diferentes estilos de luta dos jogadores

Enquanto eu estudava os movimentos do meu oponente, eles adotaram uma abordagem diferente, focando em supers e tentando trazer seu time para espetáculos em tela cheia. Onde cada personagem executa um combo rápido, mandando o oponente para o ar enquanto o joga no chão, terminando no que eu só posso descrever como uma maratona de poses de super-heróis. A abordagem metódica versus maníaca criou um vai e vem divertido entre nós, mas o jogo se adaptou a ambas as abordagens e proporcionou sua própria sensação de satisfação.

“Em relação ao design do jogo, era muito importante para nós que ele fosse fácil de entender, mas que tivesse profundidade além da experiência inicial”, diz Sekine. “Um ponto com o qual fomos muito cuidadosos ao projetar o jogo foi garantir que não houvesse nenhum tipo de mecânica ou ataque que alguém que está apenas começando não consiga executar. Isso prejudicaria a experiência de novos jogadores.” 

“Quando você pressiona o botão de Montagem, dependendo da situação e do que está acontecendo na partida, o Assistente entra em ação e executa uma ação diferente, adequada para aquele momento específico”, diz Sekine. “Ao projetá-lo dessa forma, conseguimos comunicar claramente ao jogador quando ele deve pedir assistências, facilitando a sua atuação.”

Heróis inspirados em anime em ação

“Na Marvel Games, é muito importante para nós permitir que os desenvolvedores deixem sua própria marca única no Universo Marvel”, diz Michael Francisco, Gerente Sênior de Desenvolvimento de Produto da Marvel Games. “No caso da Arc, é essa fusão da Marvel e dos quadrinhos americanos com animes e mangás japoneses, e você pode ver isso refletido no estilo artístico e nos designs dos personagens.” 

Todos os personagens esbanjam charme, mas os cenários também trazem muitos detalhes emocionantes. Fãs com olhos de águia devem ficar de olho nas placas interessantes que fazem referência a heróis e eventos, pedestres reagindo à ação na tela e easter eggs espalhados por toda parte. É óbvio que muito cuidado foi dedicado à construção deste mundo.

“Era muito importante para nós conseguirmos criar a emoção visual que deveria ser proporcionada por [lutadores de duplas]”, diz Takeshi Yamanaka, produtor da Arc System Works. “Como este é um jogo 4×4, isso significa que podemos ter até oito personagens na tela ao mesmo tempo, então fomos cuidadosos ao criar a composição visual da tela para garantir que transmitíssemos essa emoção.”

As lutas 4v4 começam no ano que vem

MARVEL Tōkon: Fighting Souls está previsto para ser lançado em 2026 e, embora eu esteja animado para ver todos os heróis, combinações e mundos que o jogo nos levará, perguntei à equipe como eles se sentiam em criar algo novo que nunca foi feito antes no gênero de luta. 

“É assustador e emocionante, estimulante e aterrorizante ao mesmo tempo”, diz Francisco. “Desde o início, todos nós queremos honrar e respeitar a rica história e o legado da Marvel, ao mesmo tempo em que trilhamos nosso próprio caminho para criar algo novo e inovador. Então, esperamos que os fãs fiquem animados para ver o que criamos como uma colaboração entre as três partes.” 

Fonte
PlayStation.Blog

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo