Especiais

Dicas e tudo o que você precisa saber sobre o Beta Aberto de Battlefield 6

O Beta de Battlefield 6 está se aproximando e promete ser um dos períodos de teste mais movimentados dos últimos anos. Afinal, além de ser o Beta com maior contéudo da história da franquia, muitos fãs estão empolgados com a promessa da EA e dos estúdios responsáveis pelo desenvolvimento de entregar o melhor título da série desde Battlefield 4.

O PSX Brasil teve a oportunidade de acompanhar de perto a revelação do modo multiplayer de Battlefield 6, que aconteceu na última semana em Los Angeles. Agora, trazemos para vocês algumas dicas para aproveitarem ao máximo o período de testes.

Battlefield 6

Antes de mais nada, confira abaixo a agenda dos dias reservados para os testes. Vale lembrar que os primeiros dias serão exclusivos para quem conseguiu códigos durante a transmissão do evento, realizada em 31 de julho, por meio dos diversos streamers participantes.

Outra forma de obter acesso antecipado foi através de uma inscrição no programa Battlefield Labs feita até 31 de julho. Portanto, mesmo que você não tenha recebido um convite direto para o Labs, vale a pena conferir o e-mail usado na inscrição — uma mensagem deve ter sido enviada para você.

Além disso, o programa de Twitch Drops estará de volta durante o período de acesso antecipado e nos dois finais de semana do Beta. Basta assistir na Twitch a um Streamer selecionado por 30 minutos a partir de 7 de agosto para conseguir um código de acesso antecipado. Outras recompensas também serão distribuídas durante os finais de semana para serem usadas quando a versão definitiva de Battlefield 6 for lançada em 10 de outubro. Para mais informações sobre o programa de Twitch Drops e como resgatar as recompensas confira o site oficial de Battlefield 6.

Battlefield 6

Cronograma do Beta:

  • 4 de agosto: Pré-carregamento (Pré-load) — já disponível.
  • 7 a 8 de agosto: Acesso antecipado — a partir das 5h (horário de Brasília).
  • Primeiro fim de semana (acesso aberto) — de 9 de agosto às 5h até 11 de agosto às 5h (horários de Brasília).
  • Segundo fim de semana (acesso aberto) — de 14 de agosto às 5h até 17 de agosto às 5h (horários de Brasília).

Modos de Jogo:

Durante a fase Beta, seis modos de jogo estarão disponíveis, com uma variação do modo conquista com armas travadas por classe completando a lista. A primeira semana contará com os modos Conquista, Conquista com Restrição de Armas, Ruptura, Dominação e Domínio da Colina. Já na segunda semana, além de todos os modos apresentados anteriormente, também serão disponibilizados os modos Investida e Mata-mata em Pelotão.

Vale comentar que, durante a prévia que realizamos na última semana, nem todos os mapas estavam disponíveis para todos os modos. Resta aguardar o Beta para saber se isso continuará da mesma forma. Confira abaixo mais detalhes sobre cada um dos modos:

Battlefield 6

Conquista:

O clássico modo da franquia Battlefield, trazendo combates táticos entre infantaria e veículos em mapas de larga escala, com foco no controle de território. Nele, duas equipes com 32 jogadores cada disputam o domínio do campo de batalha ao capturar bandeiras e eliminar inimigos, com o objetivo de esgotar os tickets do time adversário.

Battlefield 6

Ruptura:

Popularizado como um derivado do modo Operações de Battlefield 1, Ruptura coloca um time no papel de atacante e o outro na defesa. O objetivo dos atacantes é avançar por setores do mapa, conquistando bandeiras e empurrando os inimigos até o último ponto de defesa. Já os defensores devem resistir até que os tickets dos atacantes se esgotem. A cada setor conquistado, o time atacante recebe uma nova quantidade de tickets, prolongando a ofensiva.

Investida:

Outro modo clássico da franquia, Investida coloca duas equipes na posição de ataque e defesa lutando por setores do mapa. Os atacantes devem localizar e plantar explosivos em lugares predeterminados e protegê-los até que sejam detonados. Já os defensores, precisam impedir que as estações sejam destruídas, eliminando os inimigos ou desarmando os explosivos antes que seja tarde demais.

Mata-mata em Pelotão:

Neste modo, quatro esquadrões de quatro jogadores cada se enfrentam em mapas reduzidos para uma disputa intensa de mata-mata. A equipe que alcançar a pontuação máxima primeiro é a vencedora. A estratégia aqui é fundamental: avançar em grupo, mantendo o esquadrão sempre unido para garantir a melhor chance de vitória.

Dominação:

Modo para 16 jogadores que pode ser visto como uma versão reduzida do Conquest. Em mapas com três bandeiras, as equipes lutam pelo controle de posições estratégicas até que uma delas alcance a pontuação máxima. O tempo de captura das bandeiras e o reposicionamento após as mortes são mais rápidos, tornando o modo bastante frenético e dinâmico.

Battlefield 6

Domínio da Colina:

Nesse modo, duas equipes lutam de forma frenética pelo controle de uma posição estratégica até que uma delas consiga conquistá-la e defendê-la para esgotar os reforços inimigos.

Mapas:

Todos os quatro mapas disponíveis no Beta oferecem diversas oportunidades táticas de posicionamento e estratégias específicas para cada modo de jogo. Abaixo segue uma visão geral de cada um deles:

Cerco do Cairo:

Talvez o mapa mais conhecido entre os fãs, graças à sua disponibilidade no programa Battlefield Labs, este cenário se passa nas ruas do Egito e combina combates entre infantaria e tanques. Suas ruas estreitas, repletas de ruínas, e os interiores de prédios oferecem cobertura estratégica para movimentação. A destruição dinâmica do ambiente também é fundamental, permitindo criar novas rotas e surpreender os adversários.

Battlefield 6

Empire State:

Situado na área urbana de Nova York, este mapa exclusivo para combates de infantaria tem tudo para se tornar um dos favoritos dos jogadores de Battlefield 6. Prepare-se para confrontos intensos nos interiores dos prédios e batalhas de média distância nas famosas ruas do Brooklyn.

Battlefield 6

Pico da Libertação:

Localizado nas montanhas geladas do Tajiquistão, este mapa oferece combates com veículos terrestres e aéreos nos modos de grande escala. Pontos estratégicos nas encostas e nos telhados das casas proporcionam duelos de longa distância para snipers e DMRs, enquanto os corredores entre formações rochosas e interiores de casas favorecem o uso de armas de médio e curto alcance.

Battlefield 6

Ofensiva Ibérica:

Único mapa que, durante o evento de prévia, não contou com modos de grande escala, este cenário ambientado em uma vila destruída de Gibraltar favorece combates de curta distância e o uso estratégico de explosivos para destruição do ambiente.

Battlefield 6

Desafios:

Uma série de objetivos no formato de desafios estará disponível durante os dois finais de semana do Beta. Quem concluí-los receberá recompensas cosméticas para utilizar quando a versão final de Battlefield 6 for lançada.

Primeiro final de semana:

Desafio: alcance o Nível 10 / Recompensa: Cartão de Jogo Luzes Apagadas.

Desafio: alcance o Nível 15 / Recompensa: Textura de personagem Estrela em Ascensão.

Desafio: Alcance o Nível 20 / Recompensa: Amuleto de arma Terror Noturno.

Desafio: Classe Assalto – Execute 50 eliminações em combate aproximado (dentro de 10 m) / Recompensa: Pacote de arma Distância de Ataque.

Desafio: Classe Suporte – Reanime 100 colegas de equipe / Recompensa: Adesivo de arma Controle da Noite.

Desafio: Classe Engenharia – Recupere 3.000 de saúde para veículos / Recompensa: Adesivo de arma Após o Anoitecer.

Desafio: Classe Reconhecimento – Aviste 300 hostis / Recompensa: Textura de personagem Na Busca.

Segundo final de semana:

Desafio: Capture 42 bandeiras em Conquista, Dominação ou Domínio da Colina / Recompensa: Textura de veículo Máquina de Guerra.

Desafio: Execute 200 eliminações ou assistências / Recompensa: Dog tag Companhia do Taco.

Desafio: Capture 10 setores em Ruptura ou Investida / Recompensa: Pacote de arma Domínio.

Battlefield 6

Classes:

O sistema de classes está de volta em Battlefield 6, agora com alguns refinamentos que tornam cada uma ainda mais especial. A grande novidade é a modalidade de especialização que cada classe pode equipar. Essa habilidade não só confere características únicas, como também oferece uma progressão de treinamento: conforme o jogador cumpre objetivos e apoia seu esquadrão durante a partida, ele sobe de nível e desbloqueia ações especiais.

Ao todo, são três níveis que podem ser alcançados. Cada nível concede uma nova habilidade passiva válida até o final daquela rodada. Ao atingir o nível 3, uma habilidade suprema é disponibilizada. Quando acionada, o jogador retorna ao nível 2 e precisa cumprir os requisitos novamente para desbloquear sua habilidade suprema.

Battlefield 6

Durante o Beta, estará disponível apenas um caminho de treinamento por classe, mas outras opções serão liberadas na versão final de Battlefield 6. Abaixo seguem as classes e suas principais características:

Assalto:

A linha de frente do campo de batalha, a classe Assalto conta com habilidades que reduzem penalidades ao cair de grandes alturas, permite equipar mais de uma arma e um lançador de granadas.

Arma de assinatura: Fuzis de assalto — transição mais rápida entre correr e mirar ao trocar para ou de um fuzil de assalto.

Passiva: Redução da penalidade de dano e diminuição da perda de velocidade ao cair de lugares altos.

Gadget padrão: Injetor de adrenalina — concede bônus de aceleração e resistência a efeitos de luz e atordoamento, reduz dano de explosivos e intensifica o som dos passos inimigos por um período.

Treinamento: Frontliner

Nível 0 (início da partida): Diminui a penalidade de movimento ao mirar.

Nível 1: Ganha uma seringa de adrenalina adicional.

Nível 2: Melhora a taxa de recuperação passiva de vida.

Nível 3 (habilidade suprema): Ao ser ativada, revela inimigos próximos no radar por 5 segundos; eliminações estendem a duração.

Battlefield 6

Engenheiro:

Responsável por lidar com veículos inimigos e reparar os veículos aliados.

Arma de assinatura: Submetralhadoras — melhora o controle ao disparar sem usar a mira.

Passiva: Sofre dano reduzido de explosivos.

Gadget padrão: Ferramenta de reparo — pode ser usada tanto para consertar veículos aliados quanto para danificar veículos inimigos.

Treinamento: Anti-armor

Nível 0 (início da partida): Aumenta a quantidade de munição para lança-foguetes carregada.

Nível 1: Aumenta a velocidade de recarregamento do lança-foguetes em 15%.

Nível 2: Causar dano a veículos inimigos reduz a capacidade deles de se reparar em 50% por 10 segundos.

Nível 3 (habilidade suprema): Ao ser ativada, a ferramenta de reparo conserta veículos com 50% mais eficiência por 10 segundos.

Battlefield 6

Suporte:

Responsável por fornecer cura e munição aos aliados no campo de batalha.

Arma de assinatura: Metralhadoras leves (LMGs) — não sofre penalidade na velocidade de corrida ao carregar essas armas.

Passiva: Permite arrastar e reviver aliados com maior rapidez.

Gadget padrão: Bolsa de suprimentos — cura aliados e fornece munição para armas e gadgets.

Treinamento: Combat Medic

Nível 0 (início da partida): Fornece pacotes médicos aos aliados que interagem com você.

Nível 1: Reviver companheiros inicia sua regeneração de vida.

Nível 2: Aumenta as estatísticas de todos os equipamentos de defesa.

Nível 3 (habilidade suprema): Quando ativada, funciona como uma bolsa de suprimentos ambulante por 10 segundos e revive aliados em 2,5 segundos.

Battlefield 6

Reconhecimento:

Especialista em inteligência, atua com equipamentos e habilidades para revelar inimigos e é mortal em combates de longa distância.

Arma de assinatura: Sniper — recarrega essas armas mais rapidamente e pode prender a respiração para disparos mais precisos.

Passiva: Marca inimigos automaticamente ao mirar com uma óptica.

Gadget padrão: Sensor de presença — detecta inimigos dentro de sua área de efeito.

Treinamento: Sniper

Nível 0 (início da partida): Melhora a habilidade de auto-spot (marcação automática).

Nível 1: Tiros de sniper no corpo revelam o inimigo e retardam sua regeneração de vida em 50%.

Nível 2: Inimigos mortos com um tiro na cabeça de sniper não podem ser revividos.

Nível 3 (habilidade suprema): Ao ser ativada, chama um UAV que cobre suas atividades e revela inimigos ao seu redor.

Battlefield 6

Armas e equipamentos:

Durante a prévia que realizamos, as armas estavam liberadas para todas as classes. Isso significa que algumas combinações rejeitadas em Battlefield 2042 ainda poderão ser usadas durante o Beta de Battlefield 6.  Por outro lado, conforme confirmado pelo Battlefield Studios, uma lista separada de matchmaking do modo Conquista estará disponível durante o Beta com a opção de jogar com as armas travadas por cada classe.

Sendo assim, o ideal é que você experimente ao máximo as duas listas para identificar as melhores situações, considerando não apenas sua preferência pessoal, mas também analisando como o jogo se comporta em relação ao team play e ao estilo do mapa em que estiver jogando. Dessa forma, também será possível fornecer feedback valioso para os desenvolvedores nesse que é o assunto mais polêmico do jogo por enquanto.

Uma combinação que se mostrou extremamente poderosa durante a prévia, especialmente nos modos menores, é usar a classe Assalto equipada com um fuzil de assalto ou uma submetralhadora, juntamente com uma escopeta. Assim, você estará preparado para praticamente todas as situações de combate.

Battlefield 6

Outra forma de tirar vantagem das armas é aprender as melhores combinações de acessórios para elas. Embora a prévia não tenha contado com muitas armas em cada categoria, saber distribuir os pontos disponíveis para customizar sua arma conforme a situação pode ser uma grande vantagem para vencer confrontos e ajudar sua equipe a ganhar a partida.

Além disso, cada classe conta com equipamentos exclusivos que podem ser úteis em diversas situações. Alguns dos itens disponíveis durante a prévia incluíam o desfibrilador para a classe Suporte, lança-foguetes para o Engenheiro, explosivos C4 para Reconhecimento e um lança-granadas para Assalto.

Battlefield 6

Movimentação e Squad Play:

Battlefield 6 volta a ter ênfase no posicionamento tático e no trabalho em grupo. Os soldados se movimentam mais lentamente, e algumas transições no cenário podem deixar o jogador exposto, aumentando o risco de uma morte rápida.

O tempo para eliminar um inimigo em BF6 (Time to Kill) não difere muito do de BF2042, mas algumas combinações de armas com o novo sistema de customização podem transformar seu equipamento (e o do adversário) em verdadeiras máquinas de matar.

Outras mecânicas do sistema de combate cinestésico, que incluem apoiar a arma nas paredes e se inclinar nelas, deitar de costas no chão e correr abaixado, ajudam a surpreender inimigos ou escapar de confrontos em desvantagem.

Battlefield 6

Por isso, aproveite para prestar atenção ao seu redor e ao minimapa antes de fazer qualquer movimento arriscado. Vale lembrar que muitas habilidades das classes, disparos de armas e o ping estratégico podem revelar sua posição para os inimigos.

Outra boa dica é conferir a câmera disponibilizada na visão geral do mapa antes de nascer novamente em um membro de seu pelotão ou em uma bandeira após a morte. Dessa forma, será possível ter uma noção da situação para planejar melhor seu respawn.

Tente ficar sempre próximo do seu esquadrão para tirar proveito do refinado sistema de reanimação. Com ele, arrastar um companheiro de pelotão para a cobertura ajuda seu time e facilita para que os jogadores da classe Suporte possam reanimá-lo com mais segurança usando o desfibrilador.

No mais, aproveite o Beta para saciar sua curiosidade e alimentar o hype em torno de Battlefield 6. Participe dos debates para enviar seu feedback, ajudando a garantir a melhor versão final no lançamento, marcado para 10 de outubro, no PlayStation 5, Xbox Series e PC.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo