Yuji Horii fala sobre censura e mudança em visuais em Dragon Quest III HD-2D Remake

Dragon Quest III HD-2D Remake

O criador de Dragon Quest, Yuji Horii, opinou sobre as mudanças no design dos personagens e partes da censura que estão sendo feitas para Dragon Quest III HD-2D Remake.

No caso, o RPG original deixava os jogadores escolherem entre um homem ou uma mulher como herói. É o design feminino que os fãs têm discutido, já que a Square Enix fez mudanças para encobrir mais o design — como exibido na imagem acima. O design original está à esquerda, enquanto a nova versão está à direita.

Horii estava falando sobre as mudanças e censura para Dragon Quest III HD-2D Remake em uma entrevista na Tokyo Game Show de 2024. Ele foi acompanhado por Kazuhiko Torishima, que anteriormente atuou como editor-chefe da Shonen Jump e ex-editor responsável por Dragon Ball.

Horii não parece ver um problema com o design da heroína, mas ressaltou que mostrar muita pele pode levar a uma classificação mais alta. Além disso, agora o jogo foi alterado para que os jogadores escolham entre “Tipo 1” e “Tipo 2” em vez de serem rotulados como homem e mulher — o que também é algo que ele não entende.

Veja a conversa completa, conforme traduzida pelo Valute News (via Nintendo Everything):

Entrevistador: Houve muito burburinho sobre os trajes. Virou um tópico de discussão porque eles não eram exatamente os mesmos de antigamente.

Horii: Sim, havia vários regulamentos em vigor. Aparentemente, não é permitido mostrar muita pele.

Entrevistador: Bem, não pretendo me aprofundar muito nisso… É simplesmente sobre o usuário mergulhar na ficção e partir para uma aventura. O que há de errado nisso?

Horii: Hmm, eu realmente não entendo isso também.

Entrevistador: É um jogo, é ficção e é uma experiência virtual, então, desde que seja agradável, acho que é tudo o que importa.

Horii: Se houver muita exposição, a classificação etária sobe…

Entrevistador: Nunca pensamos nisso no passado…

Torishima: Sob o nome de conformidade… É como um deus absoluto. Um mal disfarçado de bem. Não existe conteúdo que não deixe todo mundo desconfortável. Porque beleza e feiura, bem e mal, são diferentes para cada um. Existem algumas coisas que absolutamente não devem ser feitas. Contanto que você as siga, você é livre para fazer o resto.

Então, hum… Há um conceito religioso para o Ocidente, especialmente na América, que influencia sua abordagem à educação sexual, certo? Sua abordagem à conformidade é realmente tacanha. Ao vender mangá na América, tudo tinha que ser categorizado por faixas etárias. Para os mangás Shonen Jump, eles não podiam ser vendidos a menos que fossem classificados para maiores de 13 anos. Como há risco de processos, a empresa também precisa fazer seguro. Fazer negócios com um país tão ridículo é realmente frustrante. Por causa disso, o Japão também é influenciado negativamente.

Horii: Em Dragon Quest, você costumava escolher entre um personagem principal masculino e feminino. Mas agora, você não pode mais escolher entre um homem e uma mulher. Temos que rotulá-los como Tipo 1 e Tipo 2. Eu realmente me pergunto, quem está reclamando disso?

Dragon Quest III HD-2D Remake será lançado para PlayStation 5, Xbox Series, Switch e PC via Steam e Microsoft Store em 14 de novembro.