O arquiteto de sistemas do PS5, Mark Cerny, discutiu uma grande atualização que chegará ao PS5 Pro em 2026, que substituirá sua tecnologia de upscaling PSSR.
Ontem noticiamos a Sony e a AMD firmaram uma parceria na iniciativa Project Amethyst, que se concentra em fornecer uma versão do FSR4 – o equivalente da AMD à tecnologia DLSS da NVIDIA – para o PS5 Pro. Essa tecnologia será semelhante à tecnologia PSSR da Sony, que é um upscaling baseado em aprendizado de máquina, mas promete resultados aprimorados.
Em uma entrevista ao Tom’s Guide (via VGC), Cerny discutiu a tecnologia que está por vir, que ele chamou de “uma substituição imediata para o PSSR atual”. Segundo Cerny, ele esperava que o avanço tecnológico levasse anos para se concretizar (por isso acreditávamos que seria algo para o PS6), mas, graças à colaboração entre as duas empresas, elas conseguiram desenvolver um algoritmo de upscaling substancialmente aprimorado em apenas alguns anos e esperam lançá-lo publicamente em 2026. “Não é uma versão reduzida do algoritmo”, explicou. “É a versão completa da super resolução desenvolvida em conjunto que lançaremos no PS5 Pro”.
Cerny também discutiu o relacionamento contínuo da Sony com a AMD, que tem visto ambas as empresas colaborando em avanços na tecnologia gráfica. Segundo Cerny, as duas empresas estão mais próximas agora do que durante o desenvolvimento do PS5 e do PS5 Pro. “Isso não é para tecnologia proprietária”, explicou Cerny. “Isso realmente tenta impulsionar a indústria. Obviamente, queremos usar essas tecnologias em nossos consoles, mas elas estão disponíveis gratuitamente para qualquer cliente da AMD”.