Especiais

Neverness to Everness: ação, exploração e caos urbano – Preview Beta

Desenvolvido pelo Hotta Studio — o mesmo responsável por Tower of Fantasy — e publicado pela Perfect World Games, Neverness to Everness (ou simplesmente NTE, como tem sido chamado), pode ser descrito de forma geral como uma mistura entre Zenless Zone Zero e GTA. Esse RPG de ação com mecânicas gacha combina combates dinâmicos com pilotagem e customização de veículos em uma cidade eletrizante onde eventos de anomalia ameaçam a paz de seus habitantes.

Para conhecer melhor essa proposta, o PSX Brasil teve acesso antecipado a uma versão beta fechada. Após diversas horas explorando a vibrante cidade de Hetherau, pudemos confirmar que NTE tem potencial para agradar tanto aqueles que buscam a emoção de combates acelerados quanto quem valoriza uma exploração livre e recompensadora.

O jogo começa com uma cutscene introdutória e um breve tutorial dos comandos de combate. Logo, o jogador assume o papel de Esper Zero — nome provisório de um personagem cuja aparência não pode ser personalizada, mas que o gênero e o nome podem ser determinados.

Neverness to Everness

Esse protagonista tem uma ligação enigmática com as anomalias que assolam o mundo. Por conta disso, é enviado a Hetherau para colaborar com o Departamento de Controle de Anomalias. Lá, conhece Mint, uma jovem caçadora que o apresenta à agência Eibon, uma organização independente que presta serviços à população solucionando problemas menores relacionados a essas anomalias. A partir desse ponto, a jornada começa de fato.

À medida que o jogador avança na história e desbloqueia novos pontos no mapa, surgem diversas oportunidades de atividades secundárias. As chamadas Commissions incluem batalhas contra anomalias menores, confrontos com chefes, busca por itens e até serviços de entregas pilotando veículos dentro de um limite de tempo.

Neverness to Everness

A liberdade para escolher como e quando completar essas tarefas é um dos principais atrativos do jogo. Para avançar, é necessário subir seu ranking de caçador, conquistado ao cumprir missões específicas. Esse ranking também desbloqueia o acesso a novos veículos, itens de customização, propriedades e outros recursos importantes.

Os veículos são essenciais no universo de NTE. Além de facilitarem a locomoção, eles também proporcionam momentos divertidos em corridas contra outros jogadores. A condução pela cidade é fluida e satisfatória, mas agir de forma imprudente tem consequências: causar acidentes ou tomar um veículo à força pode aumentar seu nível de procurado.

Conforme o número de estrelas desse ranking sobe, mais viaturas e outras unidades policiais passam a te perseguir. Caso seja capturado, é possível optar por pagar uma fiança ou cumprir pena em regime condicional, o que limita temporariamente o acesso a certas atividades.

Neverness to Everness

O sistema de combate segue a fórmula de boa parte dos RPGs de ação. Cada personagem possui um ataque básico, uma habilidade especial e um golpe ultimate, além de uma mecânica de parry. Quando o inimigo sinaliza um ataque, é possível pressionar o botão correspondente à esquiva para revidar com um ataque no tempo certo. Isso causa um dano maior à barra de atordoamento do inimigo, podendo deixá-lo vulnerável por alguns instantes.

O jogador pode montar um grupo com até quatro personagens, alternando entre eles em tempo real durante os combates, com um pequeno tempo de recarga entre trocas. Daqueles personagens que tivemos acesso durante o teste, notamos que todos possuem habilidades únicas e estilos próprios, o que cria boas oportunidades de sinergia entre eles. Um sistema chamado de Esper Cycle permite combinar habilidades dos personagens realizando trocas no momento exato para estender os combos e torná-los ainda mais devastadores.

Neverness to Everness

Tanto o design dos personagens quanto os gráficos do mundo são excelentes, tirando bom proveito da Unreal Engine 5 para criar um ambiente rico em detalhes e repleto de NPCs. Efeitos de iluminação, ciclo de dia e noite e mudanças climáticas ajudam a criar um mundo mais imersivo — inclusive influenciando na maneira de conduzir os veículos. Um dia chuvoso, por exemplo, faz com que eles deslizem com maior facilidade nas curvas.

Como é comum em títulos desse estilo, NTE também aposta no humor: seja por meio das animações dos personagens, diálogos descontraídos ou situações inusitadas da história, a leveza cômica equilibra bem a experiência da campanha.

Além do combate, há outras formas de evolução. Cumprir eventos no mapa rende experiência e materiais para serem usados para aprimorar os personagens. Também é possível estreitar laços com os companheiros ao realizar desafios, conversar ou presenteá-los com itens de sua preferência.

Neverness to Everness

Todo esse sistema valoriza a exploração e o combate de Neverness to Everness, deixando uma impressão de ser bem equilibrado para que cada um seja capaz de aproveitar o jogo em seu próprio ritmo, seja descobrindo os segredos da cidade, completando atividades diárias ou concluindo missões da campanha.

A mecânica de gacha de NTE funciona como um jogo de tabuleiro. Ao adquirir dados, o jogador pode lançá-los de forma aleatória para tentar cair em casas que oferecem recompensas que possui maior interesse. Algumas dessas casas contêm cartas de personagens específicos ou baús que podem ser de recompensas gerais ou de heróis, adicionando mais uma chance para conseguir uma carta aleatória de personagem. Após um número fixo de dados lançados, o jogo garante a obtenção de um personagem de tier S, incentivando a persistência sem tornar o sistema excessivamente punitivo.

Neverness to Everness

Neverness to Everness traz uma proposta ousada para o gênero gacha, mesclando combate responsivo, liberdade de exploração e mecânicas de mundo aberto que lembram títulos de ação consagrados. Com o saldo da versão beta confirmando esse potencial, resta agora aguardar seu lançamento oficial, para saber se o jogo conseguirá manter sua qualidade no longo prazo.

Prévia realizada no PC com código fornecido pela Perfect World Games.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo