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Presidente da SEGA diz que deseja revitalizar a companhia

O site The Game Business entrevistou o presidente da SEGA, Shuji Utsumi. Vários comentários interessantes foram feitos, como o desejo de “revitalizar” a empresa.

Veja abaixo um resumo compilado no ResetEra:

Utsumi-san é o CEO da SEGA América e SEGA Europa, e o COO e Presidente da SEGA Corporation. Ele também é um verdadeiro veterano da indústria. Ao longo de seus 30 anos de carreira, ele elaborou o plano de negócios do primeiro PlayStation. Ele supervisionou o desenvolvimento first-party do Dreamcast, cuidando de títulos como Sonic Adventure, Space Channel 5, Crazy Taxi e Jet Set Radio. Na Disney, ele esteve envolvido na elaboração do acordo de Kingdom Hearts com a Square Enix. E ele cofundou a Q-Entertainment com Tetsuya Mizuguchi, o que levou à criação de Lumines e Meteos.

Para minha pergunta inicial, perguntei qual ele considerava sua maior conquista na carreira. A resposta? Ele espera que não seja nenhuma das anteriores.

“Agora que voltei para a SEGA e estou trabalhando para revitalizar a SEGA… quero dizer que esta será minha maior conquista.”

Os estúdios japoneses da SEGA agora pensam globalmente

“Por algum motivo, quando voltei para a SEGA, os estúdios japoneses estavam prestando mais atenção ao mercado doméstico, ao mercado japonês, [do que a outros mercados]”, disse Utusmi-san. “Mudamos a atitude para dizer: ‘Ei, todos os jogadores do mundo são o nosso público’.”

“Decidimos lançar as versões japonesa e internacional ao mesmo tempo. E ter todas as plataformas, incluindo PC, ao mesmo tempo. E então preparar os documentos de marketing para o mercado internacional ao mesmo tempo. Ao mudar o sistema, os estúdios começaram a se preparar para as coisas desde os estágios iniciais, e isso ajudou seu processo de pensamento ao desenvolver um jogo.”

Jogos como serviço são o maior desafio da SEGA

O presidente e COO da SEGA disse que suas propriedades single-player estão tendo um bom desempenho e que seu próximo objetivo é entregar melhores resultados com seus projetos de jogos como serviço [GAAS].

“As empresas de jogos com um bom histórico tendem a ter um forte negócio de GAAS globalmente”, disse ele. “O mercado de consoles/PCs independentes está melhorando, mas ainda estamos trabalhando para globalizar esse negócio de GAAS. Esse é um dos maiores desafios.”

A SEGA está familiarizada com experiências de jogos online e até criou um dos primeiros RPGs online, Phantasy Star Online, no ano 2000. No entanto, o foco atual da SEGA em GAAS está mais voltado para o espaço mobile free-to-play, e é nisso que a recém-adquirida Rovio está aqui para ajudar.

“A Rovio tem profundo conhecimento do mercado global de dispositivos móveis e uma propriedade intelectual muito forte com Angry Birds”, disse Utsumi-san. “Acreditamos que a parceria entre a Rovio e a SEGA é boa. Estamos trabalhando em estreita colaboração com a Rovio para ter um jogo mobile do Sonic e estamos dando a eles acesso a propriedades intelectuais, incluindo Sonic, para criar títulos GAAS agradáveis ​​e convidativos.”

A SEGA pensa muito em equilibrar o antigo com o novo

Atualmente, planeja trazer de volta uma série de títulos clássicos, incluindo Jet Set Radio, Crazy Taxi, Shinobi, Golden Axe e Streets of Rage.

“Isso é algo que estou sempre conversando com estúdios e desenvolvedores. Embora cuidemos de todos os produtos, precisamos ser inovadores ao mesmo tempo para realmente atrair um novo público. Felizmente, hoje em dia, tudo relacionado ao ano 2000 está voltando à moda. É um bom impulso para nós. Mas, ao mesmo tempo, precisamos ter novos elementos no jogo. Os desenvolvedores sabem e entendem que o elemento nostálgico, o antigo e o novo são importantes.”

Transmídia e filmes

“Também estamos [investindo] em transmídia, e um título forte pode lhe dar uma cauda mais longa. Então, ter um jogo de alta qualidade acaba gerando uma receita mais estável no futuro. Essa é a nossa atitude.”

“Quando comecei a me envolver com o ramo de videogames, peguei Crash Bandicoot e perguntei a alguns estúdios de cinema se eles estariam interessados ​​em transformar aquela propriedade em um filme”, ​​revelou ele no The Game Business Show. “Mas fui tratado como… ‘Ei, videogames são como uma indústria de brinquedos’. Eles não levaram isso muito a sério”.

Os filmes de Sonic tiveram um grande impacto nessa franquia, com um aumento significativo nas vendas dos jogos do Sonic. E agora a empresa busca expandir suas outras propriedades intelectuais de forma semelhante.

“Os videogames estão finalmente se tornando uma cultura, e isso está se espalhando para a indústria cinematográfica. Essa é uma grande mudança para a indústria, com a qual estou muito feliz.”

Consoles, PC, dispositivos móveis e a indústria de jogos

Shuji Utsumi é fã de consoles. Ele lançou o PlayStation e o Dreamcast, e a SEGA continua sendo uma grande apoiadora de consoles. A distribuidora é uma das maiores desenvolvedoras trabalhando no Nintendo Switch 2, por exemplo, com três títulos de lançamento para o Switch 2 e mais dois a serem lançados.

“Como eu era membro da equipe de lançamento do PlayStation, tenho um grande apego ao negócio de consoles”, disse. “E a Nintendo tem desempenhado um papel incrível… Nossa, eles deram uma grande contribuição para essa área. Eu não esperava que o Switch 1 fosse tão bem-sucedido. Ninguém esperava. Mas a grande tendência é o PC, com seu alcance de mercado global, e os dispositivos móveis, é claro, que estão cada vez melhores em termos de gráficos.”

“Há muitas maneiras de aproveitar os jogos e, entre todas essas atividades, quero acreditar que o console nos dará ótimas oportunidades.”

“Trabalhei na indústria da música por um tempo. A indústria da música é difícil”, concluiu. “A indústria cinematográfica é difícil. Mas se você olhar para a indústria dos videogames, a base ainda está se expandindo. Então, embora esteja ficando mais difícil, talvez para os consoles, o mercado de jogos em geral continua crescendo. Há oportunidades para alcançar cada vez mais pessoas. Estou otimista com isso.”

Via
ResetEra
Fonte
The Game Business

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