Com o ciclo de vida do EA Sports FC 25 chegando ao fim, os rumores em torno do próximo lançamento da franquia – EA Sports FC 26 – vão começando a tomar mais força. E, dessa vez, um dos pontos mais aguardados pela comunidade nos últimos anos finalmente parece estar próximo a se tornar realidade e com uma ótima notícia para os jogadores brasileiros.
De acordo com o insider FGZ, uma das contas mais populares do X/Twitter sobre EA FC, pela primeira vez desde o FIFA 21 o jogo de futebol da EA Sports contará com times brasileiros totalmente licenciados. O teaser veio na forma de um post perguntando se “O Brasil está pronto?”, seguindo de um uma imagem com os escudos de 12 dos times que fazem parte da Liga Forte União, uma das duas associações de clubes voltadas, principalmente, para a negociação conjunta de direitos de transmissão e de imagem.
A imagem que conta com os escudos de Botafogo, Corinthians, Cruzeiro, Fortaleza, Fluminense, Internacional, Juventude e Vasco da Gama da Série A e Atlético Goianiense, Athletico Paranaense, Criciúma e Cuiabá da Série B parece indicar uma presença limitada de clubes no EA Sports FC 26.
🚨 ARE YOU READY BRAZIL? 🇧🇷⚽️ #FC26 pic.twitter.com/9F8ynDICzB
— FGZ ⚽️🎮 (@FGZNews) June 30, 2025
Cabe apontar que, além dos times mencionados, a LFU conta com outros 3 times na Série A (Ceará, Mirassol e Sport) e mais 12 na Série B (América-MG, Athletic, Avaí, Botafogo-SP, Chapecoense, Coritiba, CRB, Goiás, Novorizontino, Operário-PR e Vila Nova), então, caso o contrato seja exclusivamente com a LFU, é possível que esses times também façam parte.
No entanto, um rumor divulgado no último sábado pelo DataFut, uma renomada conta de análise esportiva no X, indica que as negociações iriam além da LFU. Segundo fontes deles, a EA já teria um acordo verbal também com a LIBRA (a Liga do Futebol Brasileiro, da qual fazem parte Flamengo, Palmeiras, São Paulo, Grêmio, Santos, Atlétigo-MG, Bahia, Vitória e RB Bragantino na Série A) e com a CBF, embora ainda falte o contrato assinado, com uma chance de retorno “real e significativa” das duas principais divisões ao jogo. Dado o envolvimento da CBF, a própria Seleção Brasileira também esteja presente.
EXCLUSIVO! 💣🇧🇷
A VOLTA DO BRASILEIRÃO AO EAFC/FIFA É “ALTAMENTE PROVÁVEL”!
Não existe um acordo no papel, por isso não dá pra cravar. Mas JÁ EXISTE um acordo da LIBRA e da LFU COM A CBF para fazer o campeonato voltar ao Game.
A CHANCE É REAL E ALTA DISSO ACONTECER! pic.twitter.com/tujuAJg0VD
— DataFut (@DataFutebol) June 29, 2025
Uma coisa que é importante dizer é que o FGZ diz que serão “apenas alguns times”, apesar do tweet indicar que ele está reproduzindo rumores de outra fonte. Já o DataFut menciona também um tweet do ex-diretor da série, Claudio Vicente, que diz “que lindo vai estar #FC26”, seguido das bandeiras do Brasil, Chile, Argentina e México. O próprio tweet do Claudio Vicente reforça rumores persistentes de que a Liga MX estará presente no jogo.
Que lindo va a estar #FC26
🇨🇱
🇧🇷
🇲🇽
🇦🇷
🌎⏰⏰⏰⏰⏰⏰⏰
— Claudio©️ (@ClaudioVicente9) June 27, 2025
É claro, times brasileiros estavam, tecnicamente, representados no jogo através das licenças da CONMEBOL Libertadores e da Copa Sulamericana, mas sempre com jogadores com nomes genéricos. A presença oficial das licenças traria, oficialmente, os jogadores ao menos com nome correto para o título. Dito isso, até que ocorra um anúncio oficial, considere tudo isso como um rumor.